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Webinar Aqui é Fresco - "É NECESSÁRIO MATERIALIZAR A TRANSIÇÃO DIGITAL NO SETOR DO COMÉRCIO"

Webinar Aqui é Fresco - "É NECESSÁRIO MATERIALIZAR A TRANSIÇÃO DIGITAL NO SETOR DO COMÉRCIO"
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Webinar - ‘O comércio na distribuição moderna’
“É NECESSÁRIO MATERIALIZAR A TRANSIÇÃO DIGITAL NO SETOR DO COMÉRCIO”
Webinar Aqui é Fresco - "É NECESSÁRIO MATERIALIZAR A TRANSIÇÃO DIGITAL NO SETOR DO COMÉRCIO"
A rede Aqui é Fresco reuniu um conjunto de individualidade de destaque para debater não só o panorama atual do sector do comércio, mas sobretudo o seu futuro, com a digitalização a servir como mote para uma troca de ideias e perspetivas entre os convidados.

Com mais de 200 mil empresas distribuídas por todo o território nacional, “o comércio é dos setores mais empregador da economia”. A afirmação é do Secretário de Estado do Comércio e Serviços e Defesa do Consumidor. Convidado pela rede de comércio independente Aqui é Fresco para participar num webinar subordinado ao tema ‘O comércio na distribuição moderna’, João Torres considera que, precisamente pelo peso que o comércio tem na taxa de empregabilidade, “é necessário promover a inovação, a competitividade e a resiliência” dos seus agentes económicos, nomeadamente com a necessidade de “materializar e tornar tangível a transição digital” neste que é um setor-chave da economia nacional. Para alguns operadores, a digitalização será básica e iniciada com a utilização do correio eletrónico, contudo, para outros “a transição digital também pode ser uma disrupção na experiência de consumo”, com recurso às vendas online e a métodos de pagamentos inovadores – “há muitas tecnologias que se estão a desenvolver para tornar diferente a nossa experiência de consumo”, rematou o Secretário de Estado.

Já na perspetiva do Diretor-Geral da UniMark e Presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, o modelo físico no comércio “não será abandonado”. João Vieira Lopes defende, isso sim, “a existência de um mix de canais para a otimização do negócio”, daí sendo possível contextualizar as palavras de Ana Paula Barbosa, Retailer Vertical Director Nielsen Portugal, que na sua intervenção deu especial destaque ao comércio eletrónico, o qual, de acordo com dados obtidos pela empresa de estudos de mercado, registou, em 2020, uma “duplicação do número de lares que compraram online em supermercados e hipermercados, atingindo uma taxa de penetração de 20%”, ao compararmos com o ano anterior.

Dando por sua vez sequência aos enquadramentos de Vieira Lopes e de Ana Paula Barbosa, o Secretário-Geral da ADIPA (Associação dos Distribuidores de Produtos Alimentares), Luís Brás, salientou que “apenas a evolução estruturada do setor permitiu que o pequeno comércio conseguisse responder à mudança repentina” quanto ao abraçar das novas tecnologias, com o CEO da Unilever FIMA, António Casanova a acrescentar que a aceleração do comércio eletrónico foi um dos fatores visíveis, ao permitir “uma penetração do e-commerce este ano que só se previa para o final desta década”. E como prova de que a transição digital do setor é hoje em dia uma realidade incontornável, a Aqui é Fresco, cuja rede conta com mais de 700 mini e supermercados de norte a sul do País, realiza em 2021 a sua XI Convenção, que pelo segundo ano consecutivo adota formato online. Sob o mote ‘Sempre próximo de Si’, o evento, que vai decorrer entre 31 de maio e 2 de junho, prevê juntar mais de 800 clientes, 700 retalhistas, 78 fornecedores, 18 grossistas e 100 potenciais aderentes, tendo como objetivo reforçar a evolução do conceito de proximidade, aliás cada vez mais essencial na estratégia do comércio tradicional.
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