Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Incentivar a atividade física na adolescência, um desafio familiar com a ajuda de Garmin

Incentivar a atividade física na adolescência, um desafio familiar com a ajuda de Garmin
Share it:
De acordo com vários relatórios e estudos, os adolescentes de hoje levam um estilo de vida inativo e apenas uma pequena percentagem pratica desporto diariamente. Estes dados refletem uma realidade sobre a qual refletir e convidam-nos a tomar medidas para tentar inverter os números.
Incentivar a atividade física na adolescência, um desafio familiar com a ajuda de Garmin
A família, com a ajuda de aliados tecnológicos como as pulseiras de atividade ou os relógios desportivos da Garmin, pode dar um contributo positivo para que os membros mais jovens do agregado familiar se habituem a realizar atividades destinadas a alcançar um desenvolvimento físico e emocional adequado.21 de fevereiro de 2022. – Exercitar e encorajar um estilo de vida ativo são duas das chaves mais importantes para o desenvolvimento físico de crianças e adolescentes. Tudo o que é trabalhado na família desde as fases iniciais, será de grande ajuda para lançar as bases da vida adulta com hábitos saudáveis que contribuam para uma boa qualidade de vida.

Contudo, estas premissas não se refletem atualmente na nossa sociedade, uma vez que relatórios recentes, tais como The heavy burden of obesity (OECD 2019), fornecem conclusões para reflexão. Por exemplo, 32% dos jovens portugueses entre os 5 e os 19 anos de idade têm excesso de peso e 10% sofrem de obesidade. Tudo isto acaba por conduzir à obesidade em adulto e outras patologias associadas à falta de atividade, o que em números se traduz em 20% dos homens e 21% das mulheres sofrerem de obesidade.

Combate aos estilos de vida sedentários na adolescência

Os especialistas em saúde infantil também alertam para uma tendência para um estilo de vida sedentário, em grande parte devido ao facto de os jovens do agregado familiar realizarem muitas atividades que não requerem esforço físico, tais como ver televisão ou jogar. Assim, a faixa etária mais preocupante é entre os 13 e 18 anos.

Neste sentido, e com o objetivo de inverter a situação tanto quanto possível, é importante que o exercício seja encorajado desde tenra idade e em casa. Isto pode ser conseguido de várias maneiras e também pode ser encorajado com a ajuda de um dispositivo tecnológico, como uma pulseira de atividade ou um smartwatch Garmin, que transforma cada atividade num desafio e encoraja os jovens a ultrapassarem os seus objetivos.

Atividade física, na companhia de Garmin

As recomendações gerais apelam a que os adolescentes combinem atividade moderada com atividade mais intensa durante 60 minutos por dia. Caminhar, nadar, jogar paddle ou ténis, andar de bicicleta ou correr podem ser desportos muito atrativos para praticar em família, mas tendo sempre em conta os interesses, gostos e aptidões dos mais novos e, claro, com a orientação apropriada dos seus pais. A chave, além disso, é fazer de cada sessão um desafio divertido, em que rapazes e raparigas apreciem a prática e sintam as suas melhorias e a superação dos objetivos, algo que é muito simples através das ferramentas dos dispositivos Garmin.

Dado que um dos principais interesses dos jovens de hoje é a tecnologia, não há nada melhor do que combinar este mundo com o desporto através de um smartwatch. Com smartwatches como a gama venu® ou vívoactive®, podem manter-se sempre ligados ao seu ambiente, às suas atividades e ao seu corpo. Com diferentes modelos à escolha, dependendo dos seus gostos, desfrutarão de todo um mundo de possibilidades no seu pulso: monitorizar o seu sono, controlar os seus passos e ritmo cardíaco, escolher entre múltiplas aplicações desportivas para escolher aquela que mais os motiva e até ter sessões de treino animadas no seu pulso para praticar determinadas modalidades. Podem até ouvir a sua música favorita e listas de reprodução sem tirar o seu smartphone, diretamente através do seu relógio.

Se a sua atividade favorita é correr com a família e amigos, podem fazê-lo com os relógios desportivos Forerunner®, sentindo-se como jovens corredores que estão a ultrapassar os seus objetivos a cada treino. Para aqueles que estão apenas a começar neste desporto, podem ajudar-se com o Forerunner® 55, controlando o tempo de monitorização, distância, ritmo e velocidade durante as corridas ou caminhadas graças ao GPS. Além disso, para assegurar que têm sempre um aliado intuitivo de acordo com o seu nível, o relógio irá sugerir corridas adaptadas a eles. Podem também monitorizar o seu ritmo cardíaco a partir do pulso e combinar a corrida com outras atividades, graças à vasta gama de perfis de atividade incorporados no relógio. Se quiserem dar um passo mais longe, levá-lo para o nível seguinte e prepararem-se para uma corrida, outro aliado perfeito é o Forerunner® 245, também disponível numa versão musical, o que lhes permite guardar a sua música no próprio relógio.

Para encorajar ainda mais os jovens utilizadores, podem até personalizar os seus relógios com a plataforma Connect IQ™, que lhes permite descarregar aplicações gratuitas, widgets, fundos de relógios, campos de dados, serviços de música em streaming e muito mais. Uma miríade de opções para adaptar o seu aparelho ao seu estilo e gostos.

O desporto é saúde em qualquer fase e idade, mas torna-se especialmente importante contribuir para o correto desenvolvimento mental e físico das crianças e adolescentes. Apoiá-los, acompanhá-los e procurar fórmulas e alternativas para encorajar hábitos ativos começa com a família. E a Garmin deseja contribuir e participar como mais um aliado para encorajar a prática de atividades de uma forma divertida, agradável e saudável.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: