Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

OPPO comemorou Dia Mundial da Terra com apresentação de Centro de Dados Ecológico

OPPO comemorou Dia Mundial da Terra com apresentação de Centro de Dados Ecológico
Share it:
O Dia Mundial da Terra é um momento importante no qual as pessoas de todo o mundo se sensibilizam para a importância de proteger o planeta. O tema deste ano, "Investir no Nosso Planeta", repercute-se no investimento a longo prazo da OPPO no desenvolvimento sustentável.
Em sintonia com a sua missão "Tecnologia para a Humanidade, Bondade para o Mundo", a OPPO comprometeu-se a alcançar neutralidade carbónica até 2050 em todas as suas operações. O AndesBrain (Binhaiwan Bay) IDC da OPPO, o primeiro centro de dados construído pela OPPO, exemplifica a sua intenção de integrar infraestruturas e inovações empresariais para reduzir as emissões de carbono e efetuar um investimento a longo prazo na preservação da Terra.

Utilizar energia 100% renovável

Na era digital atual, a procura em termos de armazenamento de dados, inteligência artificial e computação de alto desempenho está em constante crescimento. O AndesBrain (Binhaiwan Bay) IDC da OPPO, que iniciou as suas operações no final de 2022, funciona como centro de segurança de dados, computação e inovação de algoritmos da OPPO.

Para minimizar as emissões de carbono, o centro de dados conta com fontes de energia 100% renováveis. Desde 2022 utilizou 6.176 gigawatt-hora de energia renovável, o equivalente a uma redução de 3.600 tCO2e em emissões. Além disso, com o sistema de recolha da água da chuva para arrefecimento da circulação aplicado ao centro de dados, poupar-se-ão cerca de 30.000 toneladas de água anualmente.

Aplicação de tecnologia de arrefecimento por imersão para melhorar a eficiência energética

Além de utilizar energia 100% renovável, o AndesBrain (Binhaiwan Bay) IDC da OPPO explora e adota continuamente tecnologias de ponta e de baixo teor de carbono para melhorar a eficiência energética e reduzir as emissões de carbono. Um avanço fundamental desta exploração é a investigação e implementação de tecnologia de arrefecimento por imersão para clusters de servidores GPU.

Estima-se que os centros de dados atuais consumam até 3% da energia total mundial, e um dos principais responsáveis por este consumo é o sistema de arrefecimento, que constitui uma parte significativa do consumo de energia. Há muito que encontrar um método eficiente de dissipação de calor tem representado um desafio na indústria. Os centros de dados tradicionais dependem tipicamente de dispositivos mecânicos de arrefecimento, como ventiladores e ar condicionado, que consomem energia adicional e emitem níveis mais elevados de CO2.

A tecnologia de arrefecimento por imersão para clusters de servidores GPU é uma solução inovadora utilizada pela OPPO para melhorar a eficiência energética e reduzir as emissões de carbono. Esta tecnologia implica a submersão dos servidores diretamente num líquido não condutor, que remove o calor gerado durante o funcionamento sem necessidade de refrigeração ativa de equipamentos como ventiladores e aparelhos de ar condicionado. O líquido aquecido circula, arrefece e volta para continuar a absorver o calor. O calor recuperado pode então ser reposto noutras áreas, tais como aquecimento no dormitório e fornecimento de água quente, aumentando substancialmente a eficiência energética. A adoção da tecnologia de arrefecimento por imersão conduz a uma melhoria de 45% na eficiência energética e permite que um centro de dados líder na indústria funcione com uma eficiência em termos de utilização de energia (PUE na sigla em inglês) de 1,15.

Gestão digital das emissões de carbono

Sendo uma empresa tecnológica global que opera em mais de 60 países e regiões, a OPPO também desenvolveu uma plataforma de dados de emissão de carbono para analisar os dados das emissões de carbono dos serviços e servidores em nuvem construídos pela marca em todo o mundo.

Começando pelo mercado chinês, em julho de 2022, a OPPO começou a emitir faturas mensais de emissões de carbono causadas pelo serviço OPPO Cloud aos clientes como parte de um esforço mais amplo para promover um motor ecológico inteligente.

A OPPO explora continuamente soluções inovadoras tendo como finalidade a contribuição para um desenvolvimento sustentável, sendo o centro de dados ecológico apenas uma delas. A proteção do Planeta requer estratégia e compromisso a longo prazo, e a OPPO está a fazer a sua parte como cidadão global para trabalhar em prol de um futuro mais verde.

Para saber mais sobre as iniciativas da OPPO sobre neutralidade carbónica até 2050 nas suas operações, consulte o Relatório de Ação Climática da OPPO:

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: