Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Bosch pretende acelerar o crescimento regional e setorial

Bosch pretende acelerar o crescimento regional e setorial
Share it:

 Bosch pretende acelerar o crescimento regional e setorial

Ano comercial de 2022 fornece uma base sólida para o futuro

  • Metas para o ano comercial de 2022 alcançadas: vendas de 88,2 mil milhões de euros / ganhos de 3,8 mil milhões de euros / margem EBIT das operações de 4,3%.
  • Perspetivas para 2023: crescimento económico global de 1,7 por cento / vendas vão crescer de 6 a 9 por cento / margem EBIT das operações na região de 5 por cento
  • Fortes investimentos para garantir o futuro: mais de 12 mil milhões de euros em I&D e despesas de capital em 2022
  • Realinhamento do negócio da mobilidade: setor empresarial que aponta para vendas superiores a 80 mil milhões de euros até 2029.
  • Stefan Hartung: “Com a tecnologia ‘Invented for life’, o nosso objetivo é crescer em todas as regiões do mundo e estar entre os três principais fornecedores em nossos mercados relevantes.”
  • Markus Forschner: “Em 2023, queremos chegar um passo mais perto da nossa meta de longo prazo de pelo menos 7% de margem.”



Estugarda e Renningen, Alemanha – Em 2022, a Bosch superou as suas metas de negócios num ano desafiante. A fornecedora de tecnologia e serviços aumentou as suas vendas totais para 88,2 mil milhões de euros, após 78,7 mil milhões de euros no ano anterior. Este é um aumento de 12,0 por cento, ou um ajuste cambial de 9,4 por cento. Com 3,8 mil milhões de euros, o EBIT (lucro antes de juros e impostos) das operações também é maior do que o valor do ano anterior de 3,2 mil milhões de euros. A margem EBIT das operações aumentou de 4,0 para 4,3 por cento. Ao apresentar os números anuais da empresa, Dr. Stefan Hartung, presidente do conselho de administração da Robert Bosch GmbH, afirmou: “Enfrentámos com sucesso os desafios de 2022 – tanto as nossas vendas quanto a nossa margem foram maiores do que o esperado. E mesmo que o ambiente económico e social continue exigente, queremos crescer significativamente mais rápido.” 

Nos próximos anos, dadas as taxas normais de inflação, o objetivo é que as vendas anuais cresçam de 6% a 8% em média e que a margem atinja pelo menos 7%. “O Nosso objetivo é crescer em todas as regiões do mundo e estar entre os três principais fornecedores nos nossos mercados mais relevantes”, explica Hartung.

A luta contra as alterações climáticas está a causar uma grande reviravolta nos negócios e na sociedade, além de acelerar a mudança tecnológica. “Essa transformação tecnológica está a trazer oportunidades de crescimento que queremos aproveitar, tanto nos nossos negócios existentes quanto em áreas novas e relacionadas”, refere Hartung. “Nesse contexto, o nosso lema ‘Invented for life’ é ideal – não apenas quando se trata das principais tendências de eletrificação, automação e digitalização, mas mais do que nunca também no que diz respeito ao software e à inteligência artificial.”


Investimentos no futuro: força inovadora precisa de força financeira

“Apesar do ambiente desafiante, podemos olhar para trás com resultados sólidos em 2022. Além disso, preparamos o terreno para o sucesso da Bosch nos mercados do futuro”, afirma Dr. Markus Forschner, CFO da Robert Bosch GmbH. Ao todo, a empresa gastou mais de 12 mil milhões de euros no ano passado para garantir o seu futuro. Os gastos com pesquisa e desenvolvimento subiram para 7,2 mil milhões de euros (de 6,1 mil milhões de euros em 2021), ou 8,2% das vendas (7,8% em 2021).

As despesas de capital também aumentaram em mil milhões de euros para 4,9 mil milhões de euros. O índice de património aumentou ligeiramente para 46,6% (2021: 45,3%). Além dos investimentos iniciais, garantir uma excelente capacidade de entrega em tempos de grande incerteza imobilizou fundos. Isso resultou num fluxo de caixa livre negativo de 4,0 mil milhões de euros no ano passado. Como explica Forschner: “Mesmo que a Bosch tenha os fundos necessários e uma posição financeira muito sólida, temos de manter um difícil equilíbrio entre investimentos e disciplina de custos”.


Perspetivas para 2023: pressão de custos, inflação e arrefecimento da economia 

Apesar dos efeitos posteriores da pandemia de Covid-19, o Grupo Bosch conseguiu aumentar as suas vendas em 3,5% no primeiro trimestre de 2023. A América do Norte desenvolveu-se especialmente favorável, com crescimento de dois dígitos de 18,1%. Também na Europa, a empresa cresceu 7,7 por cento.

“Os primeiros meses do novo ano comercial mostraram que 2023 também será um ano desafiante”, afirma o CFO, referindo ainda que espera que os preços nos mercados de matérias-primas e energia, assim como a inflação, continuem altos. Para 2023, a Bosch espera que a produção económica global cresça apenas 1,7% e, portanto, arrefeça de forma considerável ano após ano. Apesar das perspetivas económicas modestas, a Bosch ambiciona um crescimento de vendas entre 6 e 9 por cento em 2023. A meta para a margem EBIT das operações está em cerca de 5 por cento. “Dessa forma, queremos chegar um passo mais perto da nossa meta de longo prazo de pelo menos 7% de margem”, afirma Forschner. “Estabelecemos um plano ambicioso.”


Negócio de mobilidade: crescimento através do realinhamento

A Bosch está a realinhar o seu negócio de mobilidade com as mudanças do mercado e as exigências dos clientes. O objetivo é ser capaz de responder às necessidades dos clientes existentes e novos de forma ainda melhor e mais rápida com soluções personalizadas de uma única fonte. “Queremos continuar a ser um fornecedor líder de tecnologia e o parceiro preferido dos nossos clientes no setor de mobilidade. Estamos a preparar o terreno para isso”, afirma Hartung. O que até agora era o setor de negócios de Soluções de Mobilidade, com cerca de 230.000 colaboradores em mais de 300 localizações em 66 países em todo o mundo, passa a partir de agora a ser designado como o setor de negócios “Bosch Mobility”. Dentro da empresa, será responsável pelo seu próprio negócio e terá a sua própria equipa de liderança. A partir de 1 de janeiro de 2024, as divisões individuais serão redesenhadas em alguns casos e irão também receber responsabilidades horizontais. O presidente da Bosch anunciou que o objetivo é que o negócio de mobilidade recém-reestruturado cresça anualmente em média cerca de 6% até 2029, quando atingirá vendas anuais de mais de 80 mil milhões de euros. Um dos pilares do seu crescimento futuro será o mercado de software automóvel, que deverá triplicar até o final da década. Neste mercado, a Bosch Mobility fornecerá aos seus clientes soluções de software para sistemas operacionais e aplicações de domínio específico para veículos definidos por software. A Bosch está também a expandir significativamente os seus negócios de eletrónica automóvel: para responder à crescente procura por chips de carboneto de silício, a empresa planea adquirir partes dos negócios da fabricante de chips norte-americana TSI Semiconductors.

Nos próximos anos, a Bosch quer investir mais de 1,4 mil milhões de euros na localização da empresa norte-americana em Roseville, na Califórnia, e reequipar as suas instalações de produção. A partir de 2026, os primeiros chips serão produzidos nesta fábrica em wafers de 200 milímetros baseados no material inovador de carboneto de silício (SiC).



Tecnologia de Energia e Edifícios: crescimento com a mudança para aquecimento alternativo

Hartung acredita que a revisão dos sistemas globais de energia em particular é uma fonte de potencial de negócios adicional: “O crescimento não será encontrado apenas nas nossas estradas, mesmo que tenhamos muito sucesso lá”, disse Hartung. “No que diz respeito à eletrificação de sistemas de aquecimento, as nossas bombas de calor são muito procuradas.” Na Bosch, essa área é um fator de crescimento acima da média tanto quanto os powertrains elétricos para veículos. A empresa está a expandir a sua capacidade de bombas de calor e quer investir mais de mil milhões de euros no total na Europa até o final da década.

Após o início do volume de produção em Eibelshausen, na Alemanha, no início do ano, a Bosch anunciou recentemente a construção de mais uma fábrica em Dobromierz, na Polónia. Para tornar acessível aos proprietários a modernização dos seus sistemas de aquecimento, a Bosch está também a promover soluções híbridas; o uso de uma caldeira a gás existente em combinação com uma bomba de calor de menor escala muitas vezes exclui a necessidade de remodelações extensas. Em comparação com uma solução somente de bomba de calor, isso pode reduzir os custos de modernização em até 30%. A Bosch espera que o mercado europeu de bombas de calor cresça 20% em 2023 – com as vendas relacionadas com isso a crescer a mais do dobro da velocidade na Bosch. Espera-se que esse rápido crescimento dure até meados da década. A Bosch está ainda a beneficiar da mudança para tornar os edifícios comerciais mais eficientes em termos de energia e custo. Ao adquirir a Hörburger AG, a empresa ampliou recentemente o seu portfólio para incluir a automação de edifícios.


Tecnologia industrial e bens de consumo: metas de crescimento ambiciosas

Também nos seus negócios de tecnologia industrial e bens de consumo, a Bosch encontra-se num caminho de crescimento. No setor de negócios de Tecnologia Industrial, por exemplo, as vendas já subiram para quase 7 mil milhões de euros. “A meta de receita de vendas em 2028 é de 10 mil milhões de euros – isso é importante para estar entre os pioneiros em tecnologia industrial”, diz o presidente da Bosch, acrescentado que a recente aquisição da HydraForce, com os seus cerca de 2.100 colaboradores, desempenha um papel central: “A aquisição deste especialista nos EUA triplicou as nossas vendas de sistemas hidráulicos compactos”, afirmou. “Além disso, a rede de revendedores da HydraForce também nos trará um melhor acesso ao mercado dos EUA.” A Bosch Rexroth está também a entrar num novo campo – a eletrificação de máquinas móveis. A divisão lançou recentemente o seu programa eLion, um portfólio completo de produtos para esse setor. Além disso, possui um grande número de encomendas de fabricantes de veículos fora de estrada. “A eletrificação de tratores, betoneiras e escavadoras é exatamente o que a indústria aguardava.”

O setor de bens de consumo também tem metas de crescimento ambiciosas: a Bosch Power Tools, por exemplo, pretende mais do que duplicar as suas vendas até 2030 e ultrapassar a marca de 10 mil milhões de euros. Para isso, a divisão já investiu cerca de 300 milhões de euros no ano passado em programas como a expansão do negócio de acessórios. Outros investimentos de nove dígitos estão planeados para este ano. Um dos seus pontos focais será a América do Norte, que sozinha representa mais de 40% do mercado global de ferramentas elétricas. A BSH Hausgeräte está igualmente a fortalecer a sua posição nesta localização: a partir de 2024, por exemplo, fabricará aparelhos de refrigeração para o mercado norte-americano numa nova fábrica no México.


Ano fiscal de 2022: Desenvolvimento por setor de negócios

As Soluções de Mobilidade, o maior setor de negócios da empresa, aumentou significativamente as suas vendas em 16,0% (12,1% após o ajuste dos efeitos da taxa de câmbio) para 52,6 mil milhões de euros. A margem das operações foi melhor do que o esperado, subindo de 0,7 para 3,4 por cento. “Apesar da escassez crónica de chips e do fraco crescimento na produção automóvel, conseguimos aumentar consideravelmente as nossas vendas relacionadas com a mobilidade”, afirma Forschner. “E fomos também forçados a adaptar os nossos preços ao aumento dos custos.” O setor de negócios de Tecnologia Industrial beneficiou do robusto mercado de maquinaria. As suas vendas cresceram 13,9 por cento (11,0 por cento após o ajuste dos efeitos da taxa de câmbio) para 6,9 mil milhões de euros. A sua margem EBIT aumentou para 9,8%. O setor de negócios de Bens de Consumo sofreu com a forte queda na procura por eletrodomésticos e ferramentas elétricas. No entanto, as suas vendas aumentaram 1,5% (1,6% após o ajuste dos efeitos da taxa de câmbio) para 21,3 mil milhões de euros. Além disso, a eliminação gradual dos negócios na Rússia pressionou os ganhos. A margem EBIT das operações chegou a 4,5%, após 10,2% no ano anterior. O setor de negócios de Tecnologia de Energia e Edifícios cresceu significativamente em 2022, 17,4% (15,9% após o ajuste para efeitos cambiais), para 7,0 mil milhões de euros. Um dos impulsionadores desse crescimento foi a forte procura por tecnologia de aquecimento favorável ao clima. A margem EBIT foi de 6,0% (2021: 5,1%).


Ano comercial 2022: Desenvolvimento por região

“Em todas as regiões, o Grupo Bosch conseguiu registar um aumento significativo nas vendas em 2022 – sobretudo nas Américas”, refere Forschner. As vendas na América do Norte aumentaram 25,7 por cento, para 14,4 mil milhões de euros. Ajustado pelos efeitos da taxa de câmbio, o número é de 12,3%. Na América do Sul, as vendas atingiram 1,8 mil milhões de euros.

Este é um aumento de 26,0 por cento, ou 16,7 por cento após o ajuste dos efeitos da taxa de câmbio. A receita de vendas na Europa aumentou 7,3% ano a ano, totalizando 44,3 mil milhões de euros. Ajustado pelos efeitos da taxa de câmbio, o crescimento foi de 9,8%. Na Ásia-Pacífico (incluindo outras regiões), as vendas aumentaram 12,8%, para 27,7 mil milhões de euros. Ajustado pelos efeitos da taxa de câmbio, o crescimento foi de 7,1%.


Colaboradores 2022: aumento de 18.724 em todo o mundo

Em 31 de dezembro de 2022, o Grupo Bosch empregava 421.338 pessoas em todo o mundo e, portanto, 18.724 a mais do que no ano anterior. O número de colaboradores aumentou em todas as regiões, com a maior parte do crescimento a registar-se nas Américas e na Ásia-Pacífico. Em I&D, o quadro de funcionários aumentou de 9.422 para 85.543 colaboradores. Deste número, cerca de 44.000 pessoas trabalham no desenvolvimento de software.


Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: