Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

ASUS ROG apresenta Zephyrus Duo 15 SE

ASUS ROG apresenta Zephyrus Duo 15 SE
Share it:
  • ROG ScreenPad Plus: O ecrã secundário de 14,1 polegadas com suporte touch e caneta, que facilita streaming, criação de conteúdo e multitasking.
  • GPU e CPU de última geração: Com uma GPU GeForce RTX™ 3080 e um processador AMD Ryzen™ 9 5900HX, garante uma potência incomparável.
  • Ecrã principal atualizado: As opções 300Hz Full HD e 120Hz 4K com 100% Adobe RGB oferecem altas taxas de atualização com Adaptive-Sync e validação de cores Pantone.
  • Arrefecimento inovador: O módulo térmico AAS Plus atualizado com metal líquido permite que mais energia seja fornecida ao processador, sem que os níveis de ruído aumentem.
ASUS ROG apresenta Zephyrus Duo 15 SE

A ASUS Republic of Gamers (ROG) anunciou hoje o Zephyrus Duo 15 SE, uma edição especial deste modelo com duplo ecrã. O Zephyrus Duo 15 SE combina um ecrã principal de 15,6” com o ROG ScreenPad Plus, que fornece controlos touchscreen num ecrã secundário de 14,1”, capaz de elevar a experiência, desde gaming e streaming, até criação de conteúdo e multitarefas. Incorpora ainda um processador AMD Ryzen™ 9 5900HX de última geração e uma GPU NVIDIA GeForce RTX™ 3080.

ROG ScreenPad Plus

Adicionar um segundo ecrã representa um desafio em estruturas compactas e ultrafinas. Cada milímetro tem de ser considerado. O ecrã secundário deve ser grande o suficiente para ser útil e conveniente ao toque ou uso de uma caneta. A ASUS foi pioneira neste tipo de ecrã com o ZenBook Pro Duo original e a ROG levou-o a nível superior.

O ecrã secundário ScreenPad Plus do Zephyrus Duo 15 SE utiliza uma plataforma basculante, para um aumento do conforto e a utilidade ao mesmo tempo que permite abrir uma entrada que melhora o fluxo de ar para o sistema de arrefecimento. Quando aberto, o ROG ScreenPad Plus inclina-se num ângulo de 13° que facilita a visualização e a interação ao toque. Este movimento é fluído e cuidadosamente coreografado por uma dobradiça personalizada que permite a elevação do ScreenPad Plus.

Com 14,1 polegadas, este é o maior ecrã secundário colocado num portátil de gaming. O painel IPS estende-se por ângulos de visão amplos por toda a largura do equipamento para espaço extra. Os jogadores podem desfrutar de uma experiência mais tranquila ao jogar no ecrã principal, enquanto mantêm os chats e os controlos de transmissão acessíveis no ecrã em baixo. O ecrã principal permite aos criadores de conteúdo trabalhar sem desorganização, e manter as barras de ferramentas, cronogramas e materiais de referência no segundo ecrã. O ecrã sensível ao toque funciona com a caneta stylus ASUS Pen, para escrever e desenhar.

A ROG tem vindo a trabalhar com programadores, sobretudo de jogos, e artistas para criar novas experiências com o ROG ScreenPad Plus. O Dying Light 2 da Techland transfere os chats em grupo para o ecrã secundário, de modo a facilitar a visualização, e adiciona controlos táteis que permitem alternar entre itens de inventário e missões. Partilhar uma plataforma de segundo ecrã com os portáteis ASUS ZenBook Pro Duo permite a compatibilidade com um poderoso painel de controlo ProArt disponível para esses dispositivos. A competição Art of the Duo da ROG mostrou igualmente como os artistas podem usar o segundo ecrã extra para trabalhar música para jogos e visuais.

O ROG ScreenPad Plus é compatível com aplicações que otimizam o trabalho e o entretenimento do dia-a-dia. O Task Group permite a combinação das aplicações em ambos os ecrãs e transfere configurações melhoradas para diferentes ambientes. O ROG Armory Crate possui um monitor de recursos útil, que faz o rastreio de estatísticas vitais, como frequências da CPU e GPU. Graças ao XSplit Gamecaster, os streamers podem realizar transmissões em simultâneo com jogos. O Overwolf tem benefício multi-ecrã, através de algumas melhorias, como estatísticas em tempo real e recomendações de construção para jogos populares. A aplicação de trabalho em áudio digital FL Studio transfere o misturador para o ScreenPad Plus, para que os produtores musicais tenham mais espaço no ecrã principal para outras ferramentas da aplicação.

Ecrã principal atualizado

A ROG elevou o ecrã principal do Zephyrus Duo 15 SE a um novo patamar Ultra HD, com um painel 4K atualizado agora com 120Hz. O tempo de resposta cinza-a-cinza de nível esports é de 3ms. Com cobertura total da gama de cores Adobe RGB, esta opção de exibição premium permite a criação de conteúdo profissional experiências de gaming suaves.

Para uma reprodução em ritmo acelerado, o Duo está ainda disponível com um ecrã Full HD que apresenta uma taxa de atualização de 300Hz e tempo de resposta de 3 ms, maior que a taxa standard para torneios de esports. Esta característica torna a experiência de gaming suave, enquanto o tempo de resposta mantém uma imagem nítida, capaz de rastrear e direcionar com precisão.

Ambas as opções de painel usam a tecnologia Adaptive-Sync para combinar a taxa de atualização do painel com a taxa de frames da GPU. A coordenação destes componentes melhora a imersão no jogo, reduz atrasos, minimiza oscilações e elimina artefactos visuais. Os painéis de nível IPS são calibrados em fábrica para cumprir os requisitos rigorosos de validação Pantone. Este processo garante a precisão das cores, o que fornece aos profissionais a fidelidade de que precisam e ainda a possibilidade de terem imagens tal como desejam.

O ROG ScreenPad Plus possui duas resoluções: uma opção 4K com 3840 x 1100, enquanto a alternativa de 1920 x 550 é combinada com a opção de painel principal Full HD. Ambos usam tecnologia de nível IPS e atualizam a 60Hz.

GPU e CPU de última geração

O Zephyrus Duo 15 SE tem a capacidade de realizar backups das opções de ecrã de alta atualização com uma GPU GeForce RTX™ 3080 laptop. Graças ao arrefecimento avançado e ao ROG Boost, a GPU é capaz de atingir velocidades até 1645MHz a 115W com outros 15W disponíveis no Dynamic Boost - um design de energia maior do que portáteis finos semelhantes podem corresponder.

A maior potência permite que a GPU ofereça uma experiência de gaming rápida e fluída, desde jogos de tiro intensos a RPGs cinematográficos. Tal como a restante série GeForce 30, esta GPU é baseada numa nova arquitetura NVIDIA Ampere com núcleos CUDA para um sombreamento programável com núcleos RT de 2ª geração para ray trace avançado e núcleos Tensor de 3ª geração, que oferecem maior rendimento para gráficos DLSS acelerados por Inteligência Artificial (IA). Esta combinação eleva o desempenho dos jogos e das imagens, além de acelerar outras tarefas pesadas como processamento de imagem e modelação 3D. É ainda apoiado por 16GB de VRAM GDDR6 reservados exclusivamente para a GPU.

O processador AMD Ryzen™ 9 5900HX com oito núcleos e 16 threads confere velocidade substancial para realizar qualquer trabalho. Construído com a tecnologia de 7 nm, esta nova geração de processadores móveis Ryzen 5000 Series combina a mais recente arquitetura "Zen 3" com uma cache no chip maior até 20 MB. Este processador é ideal para uma experiência de gaming em portáteis mais envolvente e capaz de realizar trabalhos pesados como renderização 3D, criação de conteúdo e multitasking intensivos.

O Ryzen 9 5900HX atinge até 50W de potência sustentada quando a GPU está ativa e 90W por conta própria, o que quase duplica a potência normal para esta categoria de processadores. Ativar o modo de operação Turbo aumenta automaticamente a velocidade de relógio da CPU em 200 MHz, o que permite igualmente um aumento do desempenho.

Os SSDs Dual NVM Express® PCIe® x4 emparelham em RAID 0 para até 2 TB de armazenamento, o que permite ter uma grande biblioteca de jogos e portfólio profissional. A CPU Ryzen permite que ambas as unidades se conectem diretamente ao processador sem partilhar largura de banda, para elevadas taxas de transferência de até 7000MB/s.

Com 16 GB de memória RAM integrada e um slot SO-DIMM, permite até 48GB DDR4-3200 para multitasking perfeito em vários ecrãs. Os utilizadores podem, assim, transmitir streams de alta qualidade ao mesmo tempo que utilizam o chat para trabalhar em grandes projetos e conjuntos de dados, assim como para abrir várias páginas de Internet sem que exista delay.

Arrefecimento Inovador

Os processadores de última geração apenas atingem o seu potencial máximo quando as soluções térmicas permitem, portanto, colocá-los em sistemas compactos é especialmente desafiante.

A ROG redefiniu o arrefecimento ultrafino dos portáteis com o ROG Zephyrus original, cujo Active Aerodynamic System (AAS) melhorou o fluxo de ar ao expor uma entrada de 7–10 mm na parte inferior do portátil quando o utilizador levanta a tampa. No Zephyrus Duo 15 original, o ecrã touch inclinável abre uma entrada muito maior de 28,5 mm, que permite aos ventiladores aspirar o ar mais frio de cima do portátil em vez de ar mais quente por baixo. Esta dimensão de ventilação aumentou o fluxo de ar em até 30% em relação aos designs AAS anteriores, e ganhou a designação de AAS Plus.

O Zephyrus Duo 15 SE aumenta ainda mais a eficiência no arrefecimento do design AAS Plus, ao permitir que mais energia seja fornecida aos processadores sem que exista um aumento nos níveis de ruído, através da ventoinha Arc Flow, com pás remodeladas que movem mais ar de forma mais silenciosa. São baseadas num novo design com 84 pás que variam em espessura de modo a fazer circular mais ar. As pás são cobertas com pontas especiais que seguem um padrão de onda aerodinâmica para estabilizar o fluxo de ar e reduzir o ruído. Estes avanços melhoram o fluxo de ar em até 13%, sem qualquer aumento do ruído. Com a tecnologia 0dB, os ventiladores desligam completamente quando as temperaturas da CPU e GPU estão baixas no modo de operação Silencioso. Isto faz com que o processo de arrefecimento seja muito silencioso sob cargas de trabalho leves.

Para adicionar mais espaço para arrefecimento, a CPU é coberta com composto de metal líquido do Thermal Grizzly, que reduz as temperaturas do processador em até 10°C em comparação com a massa térmica padrão. Aplicar o material é um trabalho delicado, normalmente feito à mão. Essa abordagem não é adequada para produção em massa, por isso a ROG utilizou equipamento personalizado para automatizar o processo com precisão mecânica, e projetou um dispositivo especial para conter o composto. Para 2021, a ROG atualizou este processo patenteado para CPUs AMD e adicionou uma etapa para proteger os componentes da superfície do processador. O uso de metal líquido para acelerar a transferência de calor dos novos chips fornece uma margem térmica que diferentes modos de operação usam para diminuir o ruído, reduzir as temperaturas ou aumentar o desempenho.

Os cinco tubos de calor do módulo de arrefecimento retiram energia térmica da CPU, GPU, VRAM e VRM. Estes tubos distribuem o calor por quatro dissipadores de calor com aletas ultrafinas que maximizam a área de dissipação térmica enquanto diminuem a resistência ao fluxo de ar. São 222 aletas de dissipador de calor, o que totaliza 112.357mm² de área de superfície. Esta área é ainda maior do que o Zephyrus Duo 15 original.

Os requisitos de refrigeração alteram-se consoante as tarefas realizadas. Por este motivo, o Zephyrus Duo 15 SE oferece vários modos ajustados para diferentes situações. O modo silencioso reduz ligeiramente a velocidade para manter a acústica baixa, ideal para as tarefas diárias. O modo de desempenho fornece a potência necessária para as elevadas taxas de frames dos jogos sem provocar muito ruído. O modo turbo dá à CPU a potência em 200 MHz, para permitir um desempenho ainda maior com um perfil de ventilação mais ruidoso.

É possível alterar os modos de operação manualmente, através de um atalho de teclado, ou ainda automaticamente, com os Scenario Profiles. Disponível através do ROG Armory Crate, os Scenario Profiles permitem que os utilizadores associem jogos e aplicações individuais a modos operacionais específicos, efeitos de luz e outras configurações. Os perfis são ativados pela aplicação em primeiro plano, o que permite uma alternância perfeita para diferentes tarefas.

A chave para o conforto e a precisão

Os componentes internos podem deixar os teclados dos portáteis quentes durante longas maratonas de jogo e de tarefas de trabalho pesadas, o que pode tornar-se desconfortável. O teclado do Zephyrus Duo 15 SE encontra-se por isso deslocado para a frente. Desta forma, as mãos mantêm-se afastadas das partes mais quentes do portátil e os pulsos ficam sobre a mesa, como num teclado de desktop, com um apoio para as mãos, para mais conforto.

As melhorias no teclado veem-se também na área de entrada abaixo do ecrã tátil. As teclas de atalho permitem que o controlo de volume e microfone estejam ao alcance do utilizador. Os grupos separados de teclas conferem uma fácil identificação das mesmas. A tecnologia ROG Overstroke eleva o ponto de atuação dos interruptores subjacentes para uma resposta mais rápida. As várias teclas podem também ser rapidamente pressionadas graças ao N-Key rollover, que regista cada toque com precisão. O touchpad posicionado à direita acende um teclado numérico digital com o pressionar de apenas um botão.

Enquanto o teclado numérico virtual possui iluminação vermelha, as letras possuem iluminação RGB por tecla, o que é bastante útil para destacar comandos e atalhos e com isso economizar tempo. Por último, os utilizadores podem utilizá-lo para realizar ligações para jogos, agilizar fluxos de trabalho e controlar a iluminação RGB, num ambiente de dispositivos periféricos Aura Sync compatíveis.

Poder fácil de transportar

O Zephyrus Duo 15 SE possui um corpo elegante de 20,9 mm de espessura e pesa apenas 2,4 kg. Constituído por alumineto de magnésio, o chassis é resistente e durável. O design Dot Insight de linhas limpas e detalhes polidos a laser transmite uma sensação profissional, perfeita para qualquer ambiente.

Com uma bateria de 90Wh de alta capacidade, é possível manter um tempo prolongado de produtividade, sem necessidade de carregamento. A tecnologia de carregamento rápido permite um carregamento de 50% em apenas 30 minutos. O portátil suporta igualmente o carregamento de dispositivos Type-C de até 100W, e a capacidade de carregamento com unidades USB dispensa a necessidade do uso de tomadas.

Embora o adaptador AC incluído seja necessário para um desempenho total, um adaptador USB-C torna-se mais leve para carregar, sendo poderoso o suficiente para o uso diário. Um único adaptador Type-C também pode ser usado para alimentar o portátil, telemóvel ou qualquer outro dispositivo.

Aumentar o volume e filtrar o ruído

Para melhorar experiência de som, a tecnologia Dolby Atmos possui um surround virtual de 5.2.1 canais. O número de colunas duplicou em relação ao Zephyrus Duo original, dois tweeters direcionam o som para o utilizador, enquanto as colunas duplas refletem os graves na mesa. A tecnologia Smart Amp mantém as colunas dentro dos limites térmicos e de excursão, o que permite atingir um volume alto. Um conector padrão de 3,5 mm também está disponível para auscultadores.

Através do cancelamento de ruído bidirecional com IA avançado, a qualidade das chamadas de voz está garantida pela remoção de sons indesejados. Para que os sons dos jogos não sejam afetados, é possível escolher as aplicações em que o áudio é utilizado. Desta forma, os jogadores podem comunicar melhor com a sua equipa, e os criadores de conteúdo podem gravar áudios mais limpos em qualquer ambiente. O cancelamento de ruído bidirecional com IA é executado inteiramente na CPU, o que deixa a GPU livre para se concentrar na maximização das taxas de frames para gaming mais fluído.

Todas as ligações para gaming em qualquer lado

A sua versatilidade permite que o Zephyrus Duo 15 SE se adapte tanto a um setup de gaming como a um ambiente de trabalho profissional. A porta USB 3.2 Gen 2 suporta DisplayPort™ 1.4 para desktops, e uma saída HDMI 2.0b permite a ligação de um ecrã 4K ou TV a 60Hz. Três portas USB Type-A suportam periféricos adicionais, como rato, gamepad ou equipamento de Realidade Virtual. A ROG adicionou ainda um leitor microSD 4.0 ultrarrápido, capaz de atingir velocidades até 312 MB/s, para que os utilizadores possam descarregar rapidamente as imagens de drones e outros dispositivos portáteis.

A conectividade sem fios de alta velocidade é assegurada com Wi-Fi 6, também conhecido como 802.11ax. Quando combinado com um router compatível, o Wi-Fi 6 aumenta a largura de banda da interface de pico em até 2,4 Gbps, e melhora a eficiência para redes totalmente ocupadas, como as que se encontram em escritórios e lojas/cafés. Reduz ainda a latência e expande a capacidade upstream, o que dá mais largura de banda para livestreaming. Para os utilizadores que preferem plug in, o jack Gigabit Ethernet na parte traseira do sistema oferece a menor latência possível para um jogo multiplayer sério.

DISPONIBILIDADE E PREÇO

O ASUS ROG Zephyrus Duo 15 SE estará disponível em Portugal durante o mês de janeiro com PVP recomendado de 3.999,99 euros.
Share it:

Asus

portatil

Post A Comment:

0 comments: