Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

MediaTek lança Dimensity 1200: 168Hz, ray tracing, suporte a 200MP

MediaTek lança Dimensity 1200: 168Hz, ray tracing, suporte a 200MP
Share it:
A MediaTek lançou os processadores Dimensity 1200 e 1100. O Dimensity 1200 é o chipset principal, enquanto o Dimensity 1100 está um passo abaixo. 
Ambos oferecem designs de 6nm e processadores octa-core com quatro CPUs Cortex-A78 e quatro CPUs Cortex-A55. 
 
Os processadores também partilham um modem 5G integrado com suporte sub-6Ghz (sem mmWave ainda) e recursos de SIM duplo 5G + 5G. 
 
Estranhamente, os dois chips da MediaTek também partilham a mesma GPU Mali-G77 MP9, vista anteriormente na série Dimensity 1000 no ano passado. Isso não é um grande problema para o Dimensity 1100 de nível ligeiramente inferior, mas é bastante decepcionante para o Dimensity 1200. 
 
Isso significa que não estás a receber uma actualização de gráficos adequada sobre telemóveis de topo. Na verdade, parece que até mesmo o processador Exynos 1080 de médio porte poderia ter uma vantagem sobre o mais novo topo de gama da MediaTek. 
 
Os novos SoCs da empresa também oferecem suporte para Bluetooth 5.2, Wi-Fi 6, reprodução de vídeo HDR10 +, gravação 4K / 60fps, decodificação de vídeo AV1, bem como vários recursos de câmara AI. 
 
Esses recursos incluem AI Panorama Night Shot, AI Multi-Person Bokeh, AI Noise Reduction e AI SDR para HDR. 
 
A MediaTek optou por um arranjo de CPU de nível triplo com o Dimensity 1200, apresentando um CPU Cortex-A78 com clock de 3Ghz, três CPUs Cortex-A78 a 2,6GHz e quatro CPUs Cortex-A55 a 2GHz. Este é um layout bastante interessante à luz da Samsung e da Qualcomm usando o bestial núcleo da CPU Cortex-X1 como núcleo topo de linha nos seus principais processadores. 
 
Presumivelmente, a empresa não faz parte do Programa CXC da Arm , que gerou o Cortex-X1 em colaboração com parceiros seleccionados. No entanto, MediaTek sugeriu que o desempenho sustentado e a eficiência no consumo de energia desempenharam um papel na escolha dos CPUs Cortex-A78. 
 
Passando para as capacidades gráficas, o fabricante de chips apresentou suporte para ray tracing em ambos os chipsets. Esta é uma técnica gráfica usada para fornecer iluminação e reflexos mais realistas, e a MediaTek observa especificamente que a sua solução de monitorização de raios funciona em jogos e aplicações de RA.
 
A MediaTek também está a divulgar a maior taxa de actualização que já vimos num SoC móvel, pois oferece suporte a 168Hz. 
 
Em termos de recursos de inteligência artificial, a empresa está a aderir ao seu APU de seis núcleos, apelidado APU 3.0. Mas actualizou a tecnologia para menor latência e melhor eficiência, ao mesmo tempo que afirma ter um aumento de 10% no desempenho em relação ao silício do ano passado. 
 
Finalmente, o Dimensity 1200 parece uma plataforma de câmara muito capaz, com um "HDR ISP" de cinco núcleos, permitindo suporte para câmaras de até 200MP (ou 32MP + 16MP dual), bem como gravação "escalonada" 4K HDR para melhor faixa dinâmica. 
 
Dimensity 1100 
 
O segundo chip anunciado é definitivamente um passo abaixo do Dimensity 1200, pois oferece quatro CPUs Cortex-A78 a 2,6 GHz e quatro CPUs Cortex-A55 rodando a 2 GHz. Mas isso ainda deve resultar em um aumento de potência e eficiência em comparação com a série Dimensity 1000, enquanto a mudança para um design de 6 nm deve gerar mais ganhos de eficiência. 
 

Vemos a mesma GPU Mali-G77 MP9, é claro, suporte para taxas de actualização de 144 Hz (ou QHD + a 90 Hz) e um APU hexa-core para IA. 
 
Portanto, deve oferecer uma experiência bastante completa para dispositivos de nível intermédio. 
 
O novo processador supera o antigo, oferecendo suporte para câmaras de 108MP, em comparação com a série Dimensity 1000 chegando a 80MP. 
 
A MediaTek diz que os primeiros dispositivos com processadores Dimensity 1200 e Dimensity 1100 virão no final do primeiro trimestre ou no início do segundo trimestre de 2021. 
 
A fabricante de chips também acrescentou que OEMs como Xiaomi, Vivo, Oppo e Realme expressaram apoio aos novos processadores.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: