Total Pageviews

19,660,185

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Investimento em tecnologia é essencial para crescimento da indústria da banca

Investimento em tecnologia é essencial para crescimento da indústria da banca
Share it:
Para prosperar numa economia digital, os bancos terão de transformar as suas estruturas, reestruturar a sua arquitetura e promover uma mentalidade de inovação. Esta é uma das conclusões do relatório “Digital Banking in a New World”, lançado pela Xpand IT, tecnológica portuguesa especializada em Big Data, Business Intelligence & Analytics, Data Science, Middleware, CRM, Digital Xperience e Soluções de Colaboração.
Investimento em tecnologia é essencial para crescimento da indústria da banca
O relatório produzido pela unidade de Digital Xperience da Xpand IT conclui que a banca digital é o novo normal. Desta forma, os bancos podem agora adaptar os seus modelos de negócio, tornando-se mais ágeis e resilientes. A tecnologia é essencial neste processo e torna-se numa componente chave para melhorar a experiência do cliente. Os bancos precisarão, por isso, de apostar em várias tecnologias, como a cloud, Inteligência Artificial (IA), automação robótica de processos (RPA), machine learning, blockchain, e outras para criar uma experiência omnicanal com sucesso. No caso da automação, é possível, entre outras mais-valias, aumentar a eficiência das equipas ao automatizar muitas tarefas repetitivas.

A indústria da banca está a passar por muitas mudanças relevantes, também devido à pandemia, que acelerou a transição para o digital. Esta mudança demonstrou a capacidade de agilidade da indústria num período de tempo muito curto, contrariando a perceção de que tal não seria possível. Além disso, as pessoas estão a priorizar os canais digitais em detrimento de outros por não terem outra opção, mas acredita-se que este comportamento irá manter-se, mesmo após a pandemia.

Segundo o relatório, o futuro da banca apresenta vários desafios. Um deles é a cibersegurança, sendo fundamental que os bancos continuem a trabalhar na comunicação de boas práticas de uso de canais digitais da banca. É importante considerar também a digitalização, com a transição para a cloud a assumir um papel crucial neste processo.

Quanto a tendências para o futuro, a diferenciação é um elemento-chave. Os bancos devem procurar oferecer experiências hiperpersonalizadas, de forma a estabelecer uma conexão adequada com os consumidores – e aqui é essencial recorrer aos dados que os bancos recolhem junto dos seus clientes. A indústria da banca não pode estar alheia à sustentabilidade, devendo considerar o lançamento de novos serviços e produtos com foco na pegada de carbono zero.

O relatório aponta, ainda, que a colaboração é fundamental para o futuro da banca, o que poderá passar por parcerias onde os ecossistemas financeiros são a norma. Além disso, uma das lições importantes a retirar com a pandemia é de que a mudança para o digital não aconteceu apenas para as gerações mais jovens, pelo que os bancos não devem focar as suas estratégias de engagement em gerações específicas.

Sérgio Viana, Partner & Digital Xperience Lead da Xpand IT, afirma: “A pandemia acelerou a transição digital e o setor da banca foi um dos mais impactados. E embora a maioria dos bancos tenha conseguido fazer esta transição, nem todos terão sucesso na economia digital. Este relatório procura indicar os principais desafios e tendências do setor, de forma a também delinear caminhos para que os bancos consigam atingir esse sucesso neste novo contexto em que a tecnologia assume uma importância primordial”.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments:

Also Read

Schneider Electric novamente reconhecida como Líder de Sustentabilidade no ranking ‘Sustainable Ecosystems Leadership Matrix’ da Canalys

Schneider Electric novamente reconhecida como Líder de Sustentabilidade no ranking ‘Sustainable Ecosystems Leadership Ma