Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Google lança preview de developers Android 13 para Pixels

Google lança preview de developers Android 13 para Pixels
Share it:
Mesmo que o 12L ainda esteja no Programa Beta antes do lançamento do 1º trimestre, o Google anunciou o Android 13 Developer Preview. 
Fonte: 9to5google
Este é agora o sétimo ano que o Google está a fornecer um olhar antecipado na direção que o Android está a ir no outono. 

A pré-visualização está novamente em andamento em fevereiro para dar aos developers mais tempo para oferecer feedback e atualizar aplicações. 

O Android 13 tem "privacidade e segurança" como uma grande tenda com foco em "construir uma plataforma responsável e de alta qualidade para todos, fornecendo um ambiente mais seguro no dispositivo e mais controles para o utilizador". 

Isso começa com um selecionador de fotos do sistema no Developer Preview 1 para fornecer uma "maneira padrão e otimizada para os utilizadores partilharem fotos locais e baseadas na nuvem com segurança". 

Ele permite que os utilizadores escolham quais imagens e vídeos são partilhados, enquanto a API de selador de fotos permite que as aplicações acedam a mídia partilhada "sem precisar de permissão para visualizar todos os arquivos de mídia no dispositivo". O Google planeia levar isso para o Android 11 (exceto Go) e superior através de uma atualização do módulo MediaProvider no futuro. 

Na mesma linha, uma nova permissão de tempo de execução NEARBY_WIFI_DEVICES permite que as aplicações descubram/conectem (via Wi-Fi) a dispositivos próximos sem precisar da permissão de localização. 

O outro grande foco do Android 13 é fornecer novas ferramentas para developers de aplicações. O destaque é permitir que aplicações de terceiros criem ícones temáticos que antes eram exclusivos dos serviços Pixel Launcher e Google de primeira parte. 

Os developers só precisam fornecer um ícone da aplicação monocromático (e ajustar seu ícone adaptativo XML). 

O Google está a incentivar todas as aplicações a fazê-lo e está a trabalhar com OEMs na adoção. Outros destaques incluem permitir que aplicações criem diálogos do sistema mostrando configurações rápidas personalizadas que os utilizadores podem adicionar com um único toque, configuração por todos os idiomas e hifenização mais rápida. 

Há também shaders programáveis e atualizações openJDK 11, bem como novos módulos Project Mainline para Bluetooth e Ultra wideband que podem ser atualizados através da Play Store. 

Como sempre, há a aplicação Android Beta Feedback em dispositivos Pixel. Os utilizadores podem aceder a partir da drawer ou através de Configurações Rápidas para arquivar bugs no rastreador de problemas do Google. 

No lançamento, as imagens do sistema de visualização do developer Android 13 estão disponíveis para o Pixel 4 (XL), Pixel 4a, Pixel 4a 5G, Pixel 5, Pixel 5a, Pixel 6 e Pixel 6 Pro, bem como no Emulator Android. 

O DP1 (TPP1.220114.016) com o patch de segurança de fevereiro é oficialmente "apenas para developers e não destinado ao uso diário ou ao consumidor". 

Está disponível via download manual.
Share it:

Android

Post A Comment:

0 comments: