Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

5G terá impacto de 80 biliões de dólares no PIB global

5G terá impacto de 80 biliões de dólares no PIB global
Share it:
  • Na quarta-feira, o episódio contou com Sérgio Catalão, Country Manager da Nokia Portugal, que destaca o impacto da nova tecnologia móvel na economia global e no tecido empresarial português;
  • Os ‘Dot Topics’ são um novo modelo de iniciativas, em formato podcast, que visa abordar semanalmente grandes temas da atualidade, especialmente da área tecnológica;
  • Podcasts disponíveis nas plataformas Spotify, Apple e Google, entre outras.
Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações lança esta quarta-feira um novo episódio de ‘Dot Topics’, desta vez com Sérgio Catalão, Country Manager da Nokia Portugal. Trata-se de um novo modelo de iniciativas, em formato podcast, que visa abordar semanalmente grandes temas da atualidade, especialmente da área tecnológica. O primeiro grande tema tem sido o 5G e o seu impacto no mercado nacional, tendo já sido convidados responsáveis dos três operadores de comunicações e um grande cliente, para debater o que está a ser feito e as mudanças que poderá trazer à economia e à sociedade.

Para o líder da subsidiária nacional da fabricante finlandesa, um dos maiores fornecedores mundiais de equipamentos 5G, a nova tecnologia “é muito mais do que uma nova rede de comunicação móvel, pelas suas características. É um meio de tecnologia disruptiva, fundamental à automatização e à digitalização”, que poderá resolver três grandes problemas: o decréscimo de produtividade dos últimos 50 anos, a desigualdade no acesso a oportunidades e recursos e o tema da pressão climática, que é cada vez maior.

Nesse sentido, para aproveitar todo o potencial do 5G, o grupo está a “trabalhar com muitas indústrias e muitos setores em Portugal, para desenvolver use cases 5G que tenham em consideração aquilo que é o tecido empresarial português”. Trata-se, acima de tudo, no entender de Sérgio Catalão, de “uma oportunidade excelente e única que o país tem de dar o salto”.

E, cita um estudo lançado pela Nokia Bell Labs onde se percebe que, em 2030, o 5G deverá ter um impacto no PIB global de cerca de 80 biliões de dólares. “Todo este impacto que vem do 5G tem, ao contrário de outras tecnologias anteriores, um aspeto transformador que vai aumentar a produtividade das empresas e das economias. Há aqui uma oportunidade de restabelecer o crescimento económico global”, destaca.

O gestor salienta ainda que um outro relatório do grupo - para determinar se as empresas estão preparadas para aproveitar ao máximo a oportunidade do 5G -, revela que existe uma grande disparidade entre as intenções e ações, quando se trata de qualquer tipo de implantação 5G na generalidade das empresas. Se 86% dos decisores afirmaram ter algum tipo de estratégia para o 5G, apenas 15% estão a investir já na sua implementação.

Às quartas-feiras, os oradores convidados dos Dot Topics APDC dão a sua visão sobre o que esperam da nova geração móvel, para se perceber melhor o que é o 5G, qual o seu potencial, assim como os desafios e diferentes abordagens.

Os Dot Topics estarão disponíveis nas apps de podcasts, incluindo Spotify, Apple e Google, assim como em vídeocast na página APDC no YouTube ou em www.apdc.pt.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: