Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Editora FCA apresenta novo livro e ciclo de webinars sobre “Gamificação Aplicada às Organizações e ao Ensino”

Editora FCA apresenta novo livro e ciclo de webinars sobre “Gamificação Aplicada às Organizações e ao Ensino”
Share it:
Editora FCA apresenta novo livro e ciclo de webinars sobre “Gamificação Aplicada às Organizações e ao Ensino”

Seja nas empresas ou no ensino, a Gamificação é um instrumento essencial para o aumento da produtividade, o estímulo da criatividade, as melhorias no processo de aprendizagem, entre muitas outras.

Ciclo de 2 Webinar sobre Gamificação nas Organizações (dia 22 de março, às 17h30) e Gamificação no Ensino (dia 29 de março, às 17h30).
Editora FCA apresenta novo livro e ciclo de webinars sobre “Gamificação Aplicada às Organizações e ao Ensino”
A editora FCA e os investigadores Ricardo Queirós e Mário Pinto anunciam a publicação do livro “Gamificação Aplicada às Organizações e ao Ensino” que introduz os conceitos fundamentais da Gamificação e demonstra a sua aplicabilidade e utilidade nos contextos organizacionais e educacionais através de dezenas de casos de sucesso.

Para quem queira conhecer melhor o contexto e aplicabilidade da Gamificação, a FCA vai realizar um ciclo de 2 webinars, com a moderação dos autores e que contarão com a participação de profissionais da área empresarial e ensino:
  • Webinar - GAMIFICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
    • Moderação de Ricardo Queirós
  • Webinar - GAMIFICAÇÃO NO ENSINO
    • Moderação de Mário Pinto
  • Mais informações em https://bit.ly/WB_Gamificacao
Cada vez mais a Gamificação emerge como uma técnica de aprendizagem, de motivação, que pode potenciar a colaboração e o conceito de equipa, aplicável tanto em contextos de ensino como nas empresas e organizações.

Imagine ter um colaborador a trabalhar com o mesmo afinco com que tenta subir de nível no FIFA ou um aluno a dedicar-se com o mesmo empenho como tenta um achievement impossível no seu videojogo favorito.

Mas a Gamificação não é uma magic bullet, capaz de resolver todos os problemas. Implica conhecimento, experiência e o domínio das ferramentas necessárias à sua correta implementação, adaptada ao contexto em que se insere.

Segundo os autores, “o livro agrega de uma forma lógica tudo aquilo que é necessário conhecer e dominar para desenhar e implementar uma estratégia de Gamificação numa organização ou numa escola. Para além de apresentar as frameworks e os elementos/mecânicas da Gamificação, partilha também dezenas de casos de sucesso onde estes métodos contribuiram para os objetivos organizacionais ou de ensino”.

Os autores oferecem aqui um manual que cobre a Gamificação desde as suas vantagens, desvantagens, às estratégias para o desenho e implementação, terminando com a aplicação prática da Gamificação ao WordPress e Moodle.

O livro é principalmente importante para professores, investigadores, universitários e profissionais interessados na conceção, desenvolvimento, gestão e avaliação de projetos educacionais, assim como profissionais de empresas em departamentos onde são tomadas decisões estratégicas de negócio e de recursos humanos, como a gestão e o marketing. No entanto, sendo a Gamificação uma técnica transversal que pode ser aplicada a todos os domínios desde o mundo organizacional até ao educacional, o público-alvo deste livro é bastante alargado.

Principais conteúdos:
  • Parte I – Gamificação
    • Introdução à Gamificação
    • Desenho e Implementação da Gamificação
    • Elementos de Gamificação
    • Gamificação nas Organizações
    • Gamificação no Ensino
  • Parte II - Gamificação na Prática
    • Gamificar o WordPress
    • Gamificar o Moodle
Informação de agenda:

Webinar - GAMIFICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
Local: Online
Data e hora: dia 22 de março, às 17h30

Webinar - GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO
Local: Online
Data e hora: dia 29 de março, às 17h30

Sobre o livro:

“Gamificação Aplicada às Organizações e ao Ensino”
PVP: 29,95 euros
ISBN: 978-972-722-922-2
Nº de páginas: 288

Sobre os autores:

Ricardo Queirós
Docente na Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) do Politécnico do Porto na área de programação de computadores. Diretor do Departamento de Informática da ESMAD. Investigador da uniMAD e do CRACS & INESC TEC nas áreas de interoperabilidade de sistemas e gamificação no ensino da programação de computadores. Participante em vários projetos europeus relacionados com gamificação e tecnologias da saúde. Autor de mais de uma centena de publicações científicas e de vários livros sobre linguagens, tecnologias e frameworks Web e programação nativa para ambientes móveis, publicados pela FCA.

Mário Pinto
Docente na ESMAD do Politécnico do Porto nas áreas de programação de computadores e bases de dados. Coordenador da Licenciatura em Tecnologias e Sistemas de Informação para a Web. Investigador da uniMAD nas áreas de gamificação, de ensino da programação de computadores e de gestão de conhecimento. Membro do comité científico de diversas conferências internacionais. Autor de dezenas de publicações científicas e diversos livros técnicos sobre software de produtividade.
Share it:

livro

Post A Comment:

0 comments: