Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

A Rumos explica como ter sucesso numa certificação técnica

A Rumos explica como ter sucesso numa certificação técnica
Share it:

 A Rumos explica como ter sucesso numa certificação técnica 

A Rumos, empresa portuguesa líder na área da formação em TI  do grupo “Rumos - Knowledge Sharing”, explica, com sete dicas, como ter sucesso na próxima  certificação em TI. Estas dicas permitirão minimizar a ansiedade que este momento pode  originar e potenciar os resultados obtidos no final da certificação. 

A aceleração da transformação digital dos negócios, o elevado ritmo de adoção de novas  tecnologias e a crescente complexidade dos sistemas de informação, têm tornado cada vez mais  difícil a procura e a avaliação de potenciais colaboradores. Nesse sentido, as certificações  técnicas em TI são uma mais valia para o processo de recrutamento, sendo, de acordo com um  estudo desenvolvido pela Rumos, o segundo critério mais importante na avaliação de potenciais  candidatos. Carolina Gabado, Head of Operations, responsável pelos Centros de Exames da  Rumos Formação, apresenta sete boas práticas para ter sucesso numa certificação em TI: 

1. Conhecer a certificação 

Conhecer o desafio que a certificação representa, irá aumentar o nível de confiança do  candidato. Habitualmente, cada exame tem um guia e um website oficial que permitirá  encontrar informações essenciais sobre a certificação em si e sobre o respetivo exame. O guia  do exame contém detalhes essenciais, tais como, qual o público alvo daquele exame, quais os  pré-requisitos a ter em conta, o número e o tipo de perguntas que irão constar no exame, o  tempo atribuído para o exame e quais os critérios de aprovação. 

2. Planear o estudo 

É extremamente importante um planeamento eficiente para ter sucesso numa certificação. Se  a energia e o foco estiverem corretamente direcionados é mais fácil manter o foco e alcançar o  objetivo pretendido. Criar um plano de estudos, que se adapte às necessidades, pode ser  bastante útil, seja apenas uma simples “lista de afazeres” ou um plano mais elaborado. Esse  plano deve ter em consideração a data do exame, o tempo necessário de estudo e quais os materiais de estudo disponíveis – livros, simuladores de exames, formação de preparação, são  materiais que irão garantir uma visão mais completa dos tópicos do exame. 

3. Formação de preparação para o exame 

A maior parte dos exames têm uma formação de preparação associada, em alguns dos quais  esta é considerada obrigatória para que se possa candidatar ao exame. A formação de  preparação para o exame permite tirar todas as dúvidas com um formador experiente e com  conhecimentos sólidos e reais sobre a certificação em questão. É a oportunidade ideal para  esclarecer dúvidas, praticar e partilhar experiências e estratégias. 

4. Praticar com simuladores 

Os simuladores de exame são uma ótima oportunidade para praticar e testar os conhecimentos,  com um conjunto de questões orientadas para o exame. Estes simuladores permitem ao  formando perceber se já possui os conhecimentos necessários sobre a matéria, mas também familiarizar-se com o exame real e perceber como as perguntas estão estruturadas. Regra geral,  os simuladores, para além de apresentarem a resposta correta, explicam o porquê de ser aquela  a resposta correta e até mesmo o porquê de as outras estarem incorretas.

5. Procurar fóruns online 

Para além dos fóruns oficiais da entidade de certificação, é importante fazer uma pesquisa  online para encontrar mais fóruns sobre a certificação em questão. Os fóruns online e as suas  comunidades permitem conhecer a experiência de outras pessoas que já fizeram o exame para  a certificação em questão, partilhar dúvidas, receber dicas e perceber estratégias. 

6. Preparar o dia do exame 

Para evitar atrasos é importante confirmar antecipadamente o horário do exame e a localização do Centro de Exames. Os candidatos podem não ser admitidos ao exame se chegarem atrasados,  por isso, é importante chegar a tempo do início do exame. Para além disso, chegar com  antecedência pode ser útil para relaxar e obter a concentração necessária para a realização do 

exame. 

7. Durante o exame 

É muito importante ler a introdução da plataforma com muita atenção, pois esta contém  informações valiosas sobre a utilização da mesma. Durante o exame é essencial ter em  consideração o tempo total do exame e o número de questões para responder, para não perder  a noção do tempo e para calcular o tempo a despender em cada uma das questões. É também  importante ler com atenção cada uma das perguntas e respetivas opções de resposta, para  entender corretamente o que está a ser pedido no enunciado. 


Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: