Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Dicas Thermor: Qual a opção mais económica para aquecer a água da piscina? Como escolher?

Dicas Thermor: Qual a opção mais económica para aquecer a água da piscina? Como escolher?
Share it:

 Dicas Thermor: Qual a opção mais económica para aquecer a água da piscina? Como escolher?

 E se pudesse usufruir da sua piscina durante todo o ano, sem aumentar significativamente o seu consumo energético?

Ter uma piscina em casa oferece um conforto que nem toda a gente pode ter, mas usá-la apenas durante uma parte do ano devido ao estado do tempo e à temperatura da água pode ser frustrante.

Existem várias opções disponíveis para aquecimento de água de uma piscina de exterior, mas nem todas elas são viáveis, seja por uma questão de consumo energético ou de localização.

A Thermor, especialista em soluções para o conforto em casa, explica porque é que a Bomba de calor é a solução mais económica de aquecimento para piscinas.

A poupança energética está na linha da frente das prioridades dos governos, e como tal a utilização de fontes renováveis para o aquecimento de água em piscinas exteriores é recomendada em detrimento da utilização de caldeiras ou outros sistemas que consumam energia fóssil.

Os sistemas de energia solar são uma boa opção, mas, apesar de Portugal ser um país com muitos dias de sol, existem locais para muitos locais do país com invernos e outonos mais rigorosos e primaveras menos solarengas. As bombas de calor aerotérmicas dedicadas ao aquecimento da água das piscinas, são a melhor opção tanto em termos de relação custo de investimento/desempenho/benefício, com de consumo energético.

  • Prologam a época de banhos durante todo o ano, mantendo a temperatura da água sempre agradável.
  • Mais eficiente, uma vez que produz mais energia térmica do que consume
  • Oferece uma redução substancial do consumo de energia face a outras opções
  • Respeita o meio ambiente dado que a energia gerada não vem de combustíveis fosseis

O princípio de funcionamento de qualquer bomba de calor aerotérmica baseia-se na utilização gratuita e inesgotável da energia contida no ar, através da alteração das características de um fluido refrigerante no âmbito de um ciclo termodinâmico.

Este processo de transformação de energia, através de um circuito frigorífico, permite que o rendimento do equipamento seja 5 vezes superior à energia que consome. Quanto maior o Coeficiente de Performance (COP) maior é o ganho de energia e menores são os custos energéticos.

Em termos práticos, com estes equipamentos, 80% da energia térmica vem, gratuitamente do ar ambiente, e os restantes 20% (eletricidade) do funcionamento do compressor e do ventilador.

 

Como escolher uma bomba de calor para a piscina?

Para dimensionar a potência de uma bomba de calor para o aquecimento de uma piscina, é necessário ter em conta uma série de fatores:

  • Dimensões da piscina - tanto a sua superfície como o volume total.
  • Condições ambientais - Temperatura ambiente mínima considerada, incidência de ventos e sol, se a piscina é coberta ou aberta, entre outros fatores. Neste ponto é necessário ter em conta os meses do ano para os quais queremos prolongar a época de utilização da piscina, a fim de utilizar estas condições mais desfavoráveis no cálculo da bomba de calor. No caso das piscinas abertas, uma cobertura térmica ajuda a conservar o calor e a evitar a evaporação.
  • Temperaturas da água - Temperatura da água corrente, temperatura de utilização desejada para a piscina, temperatura mínima da água no mês de utilização mais desfavorável.

Com os dados anteriores, podemos calcular uma potência de aquecimento (sendo que o tempo para as condições de utilização dependerá da potência da bomba de calor selecionada) e uma potência de manutenção (para cobrir as perdas por radiação, convecção e evaporação da piscina).

Consideremos, por exemplo, uma piscina de cerca de 50 m3 (32 m2 de superfície e uma profundidade média de 1,55 metros), situada numa cidade como Coimbra.

Em condições normais, a piscina não aquecida será utilizada confortavelmente durante os meses de junho a setembro.

Podemos considerar o alargamento da época de utilização para 6 meses no total, acrescentando a possibilidade de instalar uma bomba de calor para utilização durante os meses de maio e outubro. Neste caso, vamos assumir que a temperatura média mais baixa será em outubro (15,1 ⁰C). Para esse mês, a temperatura média da água da rede estará a 13 ⁰C. A temperatura de utilização de conforto na piscina pode ser considerada como sendo de 27 ⁰C.

Com tudo o que foi referido e para as dimensões da piscina consideradas, para estas condições ambientais exteriores no mês de outubro, as perdas durante o dia serão da ordem dos 110,8 kW (existem no mercado programas e folhas de cálculo que permitem calcular rapidamente estas perdas em função das condições exteriores e das características da piscina).

Estas perdas serão as que a bomba de calor instalada terá de compensar, tendo também em conta as horas de funcionamento do sistema de filtragem (que é o que determina as horas durante as quais a água circulará pela bomba de calor de acordo com o esquema apresentado acima). Considerando que o sistema de filtragem funciona 16 horas por dia, por exemplo, verifica-se que, para compensar a energia perdida durante o dia, será necessária uma bomba de calor de cerca de 7 kW.

Se escolhermos um produto standard de mercado de 8,5 kW, teremos assegurado a potência necessária para aumentar a época de utilização para os meses de maio a outubro, de acordo com o exemplo dado.

É importante sublinhar que a bomba de calor para aquecimento da piscina é instalada para recuperar as perdas de energia nos meses em que quer prolongar a época de utilização.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: