Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

O streaming vai revolucionar os jogos para telemóveis em 2021

O streaming vai revolucionar os jogos para telemóveis em 2021
Share it:
Stadia, xCloud e GeForce
O streaming vai revolucionar os jogos para telemóveis em 2021

Os jogos em dispositivos móveis estão cada vez mais na moda e vem aí uma nova era que vai ajudar ainda mais ao sucesso.

A era dos serviços de streaming de jogo onde em vez de jogarmos localmente, o jogo é executado numa máquina a alguma distância, com imagens transmitidas para nós em tempo real. 

O dispositivo para o qual fazes streaming não precisa ser potente, não precisa de muito mais do que um bom ecrã, e, portanto, é perfeito para streaming móvel. 

A Microsoft prometeu que mais de 150 jogos da Xbox One seriam jogáveis ​​no xCloud no lançamento e todos jogáveis ​​em smartphones. 
 
O Google Stadia permitiu que os assinantes transmitissem jogos no telemóvel por um tempo no Android desde que foi lançado em WiFi, e em seguida, em qualquer lugar desde julho de 2020, e recentemente no iOS por meio de uma pequena solução alternativa. 
 
O Amazon Luna foi anunciado e lançado discretamente este ano num beta fechado, enquanto o Nvidia GeForce Now teve um lançamento surpresa no final do ano. 
 
O que significa que 2020 estabeleceu uma série de bases para streaming de jogos em dispositivos móveis, o que tem grande potencial para mudar a forma como jogamos em telemóveis em 2021. 
 
Há, no entanto, algumas nuances que têm que ser resolvidas.
 
O streaming de jogos no telemóvel não é apenas viável, tem as suas vantagens, e o Cyberpunk 2077 no Google Stadia é exemplo disso. Mas existem alguns obstáculos que tornam a experiência inconveniente ou mesmo impossível. Vamos ver quais:
 
Conectividade
 
O Stadia recomenda uma conexão confiável de 10 Mbps para reprodução e resolução básicas, enquanto precisarás de 35 Mbps para jogar em 4K HDR. Isso pode ser possível para as pessoas nas cidades, mas não em áreas mais distantes, ou áreas remotas. 
 
O início do 5G tem grande potencial para streaming de jogos para telemóveis, com velocidades a atingir 200 Mbps a 300 Mbps nas operadoras (até mais de 1 Gbps com mmWave), mas a cobertura da rede 5G está longe de ser generalizada. 
 
Dados Móveis
 
Há também a questão dos dados. As operadoras não adaptaram muito os seus modelos de preços a uma nova era de streaming de grandes volumes de dados.
 
Além de que implementam limites (nas letras pequeninas dos contratos) nos seus planos ilimitados para penalizar os utilizadores que consomem bastante largura.
 
Experiência de jogo móvel
 
Transmitir jogos para o teu smartphone nem sempre é a melhor maneira de jogar, muitos jogos são menos divertidos quando reduzidos num ecrã pequeno, especialmente géneros com muito texto, como RPGs que exigem muita leitura. 
 
Nesse sentido, jogos projectados explicitamente para dispositivos móveis provavelmente serão mais divertidos de jogar do que aqueles que são executados sem alterações nos telemóveis, pelo menos até que os serviços de streaming encorajem os developers a ajustar os seus jogos para uma melhor experiência móvel. 
 
Apple 
 
Em agosto de 2020, a Apple esclareceu que, só permitiria serviços de streaming nos seus dispositivos se eles obedecessem às directrizes da App Store, ou seja, se apresentassem cada jogo do catálogo do serviço para análise individual. 
 
A Microsoft e o Google aparentemente recusaram essa restrição, e compreensivelmente, já que isso provavelmente exigiria que eles retrabalhassem seriamente o funcionamento dos seus serviços e catálogos de jogos. 
 
Em resposta, os serviços de streaming planearam soluções alternativas: o Google Stadia anunciou que executaria streaming por meio de uma aplicação web, a mesma táctica que o GeForce Now da Nvidia usou quando foi lançado em beta e o Amazon Luna declarou que iria implantar enquanto expande lentamente seu beta fechado. 
 
A Microsoft está supostamente a planear fazer o mesmo como forma de obter iPhones e iPads em 2021. Jogar por meio de uma aplicação da web é complicado, mas factível. Obviamente, seria muito mais fácil se esses serviços funcionassem por meio de aplicações distintas, com interfaces personalizadas e limpas, em vez de ter barras de pesquisa e botões de navegação.
 
É inteiramente possível que a Apple chegue a acordos com cada fornecedor de serviço fechando negócios, como é feito com a Amazon para permitir compras na aplicação por meio das suas aplicações de compras e Prime Video. 
 
De qualquer forma, a Apple precisa de mudar suas políticas da App Store para abrir as portas para serviços de streaming de jogos que já estão a preparar-se para um grande ano em 2021. 
 
E tu o que achas deste assunto?
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: