Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Blogs de Portugal

Amanhã chega a Marte tecnologia espacial Airbus

Amanhã chega a Marte tecnologia espacial Airbus
Share it:
Amanhã chega a Marte tecnologia espacial Airbus
O Rover Perseverance da NASA tem por base estação meteorológica e antena de comunicações da Airbus

@AirbusSpace @esascience @NASAPersevere #SpaceMatters #ToMarsAndBack #ExploreFarther #Mars2020 #MarsSampleReturn

Quando o Rover Perseverance da NASA pousar na superfície do Planeta Vermelho amanhã, quinta-feira, terá a bordo tecnologia-chave da Airbus: a estação meteorológica MEDA fornecerá aos cientistas valiosos dados meteorológicos de Marte e o Sistema de Antenas garantirá uma comunicação de alta velocidade com a Terra durante a missão MARS2020.

O Perseverance usará sete instrumentos científicos para estudar o ambiente biológico e geológico marciano, incluindo a estação meteorológica MEDA (Mars Environmental Dynamics Analyser), projetada e construída pela Airbus. A MEDA medirá muitos parâmetros ambientais usando sensores distribuídos pelo rover: velocidade e direção do vento, humidade relativa, pressão atmosférica, temperatura do solo e do ar, radiação solar e também propriedades das poeiras suspensas. Estes parâmetros também serão fundamentais quando for tomada a decisão autónoma de libertar o helicóptero Ingenuity que segue a bordo do rover.

A MEDA é a terceira estação ambiental marciana liderada pela Airbus, o que demonstra a sua experiência neste campo. A primeira seguiu a bordo do rover Curiosity em 2012, conhecida como REMS (Rover Environmental Monitoring Station), e a segunda no Insight em 2018, chamada TWINS (Temperature and Wind for Insight). Ambas foram missões bem-sucedidas da NASA /JPL.

Todos os dados resultantes das descobertas da Perseverance serão enviados para a Terra através do sistema de antena de alto ganho (HGAS) também projetado e construído pela Airbus, com base numa antena de transmissão e receção de banda X que permitirá comunicações de dados de alta velocidade. A antena é baseada em tecnologia de microstrip, desenvolvida internamente. Tem uma proteção contra poeiras, de forma a poder manter as condições de limpeza e estabilidade térmica.

A antena enviará diretamente os dados científicos gerados pelos diferentes instrumentos e informações sobre o estado do rover, sem a necessidade de ligações intermediárias (orbiters). Além disso, o veículo receberá instruções diárias da Terra com as tarefas do dia. Como a antena é orientável, ela pode enviar um "feixe" de informações apontando diretamente para a Terra sem mover o veículo, o que contribui para a economia de energia.

As condições térmicas extremas em Marte exigiram a qualificação do sistema de antenas para temperaturas que variam de -135ºC a + 90ºC, com realização de testes exaustivos de fadiga térmica. Este será o segundo sistema de antenas HGAS da Airbus em Marte, com o primeiro ainda a operar perfeitamente a bordo da Curiosity oito anos depois.

Mars2020 é a missão mais ambiciosa já enviada a Marte, pois examinará a rocha e o solo marcianos com mais detalhes do que nunca, em busca de evidências de vida anterior no planeta e armazenará, para seu posterior retorno à Terra, sinais ou vestígios de vida passada (bio-assinaturas). Da mesma forma, caracterizará os processos geológicos que compõem a superfície e medirá a evolução diária e sazonal dos processos que ocorrem na atmosfera marciana, incluindo a caracterização de poeira suspensa. O Perseverance também testará tecnologias para ajudar a construir o caminho para a futura exploração humana de Marte, como a geração de oxigénio a partir do dióxido de carbono na atmosfera ou o primeiro voo de um pequeno helicóptero noutro planeta.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: