Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Priberam divulga as palavras mais pesquisadas no início de 2021

Priberam divulga as palavras mais pesquisadas no início de 2021
Share it:
“Em janeiro, acende a fogueira e senta-te à lareira”
Priberam divulga as palavras mais pesquisadas no início de 2021
O que mais interessou os portugueses neste início de ano? A Priberam divulgou hoje as palavras mais pesquisadas em janeiro no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa e os resultados dão-nos algumas pistas interessantes, com o frio e a pandemia a continuarem a dominar a atualidade.

Dependendo da proveniência (muitos dos utilizadores estão no hemisfério sul), ficar ao quentinho da lareira, como sugere o adágio português, parece ter sido exatamente o que fizeram alguns dos mais de 5 milhões de consulentes que realizaram mais de 23 milhões de pesquisas no Dicionário Priberam em janeiro. Afinal, o frio e a pandemia da covid-19 não deram tréguas, pelo menos em Portugal.

E o que procuraram em janeiro os utilizadores do Priberam? O novo confinamento fez disparar as buscas por postigo, colapso ou profilático e a campanha para as eleições presidenciais esteve na origem de buscas por demagogia ou misógino. No top 10 das palavras mais procuradas no mês passado encontramos ainda sororidade, acessar, procrastinar, despautério e profícuo.

Nos restantes países de língua oficial portuguesa, a lista das palavras mais pesquisadas em janeiro no Priberam é encabeçada por arrelia (Angola), sadomasoquismo (Brasil), conducente (Cabo Verde), sobrolho (Guiné-Bissau), embarcar (Moçambique), necrófagas (São Tomé e Príncipe) e serologia (Timor-Leste).

O ano em palavras

Estas foram as palavras mais pesquisadas no primeiro mês de 2021, mas as 31 palavras que definiram o ano de 2020 estão disponíveis em https://oanoempalavras.pt, onde se apresenta um total de 31 palavras escolhidas a partir das 250 que mais foram pesquisadas ao longo de 2020 pelos utilizadores do Dicionário Priberam.

O site que, pelo quarto ano consecutivo, resulta de uma iniciativa da Priberam e da Lusa, integra conteúdos dos repórteres fotográficos e jornalistas da agência noticiosa, que dão contexto a cada uma das palavras, e está estruturado por ordem cronológica.

O ano de 2020 registou um aumento muito significativo do número de pesquisas no Dicionário Priberam, subindo para 45 milhões de utilizadores (mais 7 milhões do que no ano anterior), os quais geraram um número de pesquisas que é quase o dobro do registado em 2019: de cerca de 133 milhões passou-se para 261 milhões.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: