Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Bem-estar corporativo - novo modelo holístico pós-pandemia

Bem-estar corporativo - novo modelo holístico pós-pandemia
Share it:
Maioria dos líderes nas empresas têm dificuldades em aconselhar as suas equipas na área do bem-estar mental
Bem-estar corporativo - novo modelo holístico pós-pandemia
É emergente um novo modelo para o bem-estar corporativo: um estudo recente conduzido pelo Grupo Adecco indica que a maioria dos líderes executivos não se sente preparado para ter conversas em torno do bem-estar mental das suas equipas. De facto, 54% dizem que é difícil dar conselhos eficazes aos funcionários sobre o seu bem-estar mental durante a pandemia, e do mesmo modo, 50% dizem que é difícil permanecer conscientes de como a sua equipa se está a sentir. Esta lacuna é importante realçar, pois 28% dos empregados dizem que a sua saúde mental diminuiu durante a pandemia e 80% dizem que o seu empregador é responsável por assegurar um mundo de trabalho melhor após a COVID-19. A Adecco Training propõe um Modelo de Vitalidade da Força de Trabalho baseado numa abordagem holística do bem-estar dos profissionais.

Com as fronteiras entre trabalho e casa esbatidas e a crise pandémica que afeta as pessoas em todo o mundo, 2020 enfatizou a necessidade crítica de programas de bem-estar eficazes no local de trabalho. A pandemia do coronavírus, o isolamento físico e a economia incerta contribuíram para o declínio do bem-estar mental de milhares de adultos trabalhadores.

Tal exige um maior enfoque na melhoria dos programas de bem-estar empresarial. Durante décadas, muitas empresas têm abordado programas de bem-estar, investindo em serviços de conveniência ou regalias, como ginásios, espaços de lazer; contudo, estas ofertas não funcionam como parte de uma abordagem holística e carecem dos elementos-chave necessários para o sucesso a longo prazo. À medida que as empresas procuram renovar os programas de bem-estar empresarial, é importante adotar um modelo que seja sustentável e possa evoluir ao longo do tempo.

BEM-ESTAR CORPORATIVO: UM NOVO MODELO HOLÍSTICO

O Modelo de Vitalidade da Força de Trabalho, criado pela Fundação do Grupo Adecco, proporciona uma abordagem holística do bem-estar dos funcionários que une tanto a gestão de top-down, como o feedback bottom-up. A abordagem holística incorpora, a par do bem-estar mental e físico, um aspeto social que engloba a capacidade dos profissionais para se ligarem, se envolverem com os outros, e assegurar a inclusão, bem como o objetivo, que se concentra nas crenças e princípios dos empregados para servir de motivação.

O Modelo de Vitalidade da Força de Trabalho pela Fundação do Grupo Adecco



Estes elementos, fundidos com o bem-estar físico e mental, criam um modelo que é possibilitado por:
  • Políticas e práticas: estruturas que apoiam e reforçam o comportamento, tanto através de regras como de motivação
  • Cultura: estabelece o precedente de "como fazemos as coisas e porquê", reforçando a motivação intrínseca
  • Ambiente: elementos físicos e organizacionais que apoiam o bem-estar
  • Tecnologia e ferramentas: de baixo limiar, integradas, financeiramente acessíveis e simples
Ao olhar para estes elementos de forma holística, as empresas podem fornecer soluções adaptadas às necessidades únicas de uma organização.

Aplicar o Modelo de Vitalidade da Força de Trabalho começa com a deteção de um problema, a identificação das necessidades subjacentes, a idealização de uma solução, e o esboço de um caminho para o sucesso. Por exemplo, uma empresa que se defronta com uma falta de engajamento dos seus colaboradores pode descobrir que a necessidade subjacente do funcionário é um melhor suporte pessoal ao nível das relações interpessoais com a equipa, tecnológico, mentoria, entre outros, no seu quotidiano. Para o conseguir, a empresa pode implementar soluções como, por exemplo:
  • Dias de desenvolvimento organizados para a construção de competências e redes de contactos;
  • Novos canais de comunicação diretos para partilhar atualizações regulares, notícias, e convites sociais;
  • Um novo programa estruturado de incentivos em torno do mentoria ou bem-estar mental;
  • Novas funções na empresa especializadas em engajamento e bem-estar;
  • Novas tecnologias e plataformas concebidas especificamente para o bem-estar.
O Modelo de Vitalidade da Força de Trabalho fornece um quadro que é sustentável, eficaz e escalável, independentemente da indústria. Isto é crítico, uma vez que a dinâmica da força de trabalho continua a mudar

Por sua vez, esta nova abordagem ao bem-estar empresarial pode ser altamente eficaz para atrair, cativar, e reter os melhores talentos e melhorar o desempenho global. Ao proporcionar aos funcionários oportunidades de criar um melhor estilo de vida e uma carreira de sucesso, as empresas serão criadas para o sucesso num mundo pós-pandémico.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: