Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Dia Mundial da Password com a devolo

Dia Mundial da Password com a devolo
Share it:
Dia Mundial da Password com a devolo
Já passou cerca de um ano desde que começámos a viver quase exclusivamente a partir de casa. A COVID-19 impulsionou a digitalização. Tempos difíceis para criminosos? Sim e não. Por um lado, o número de arrombamentos e assaltos diminuiu drasticamente. Mas, por outro, a atividade criminal na Internet nunca foi tão alta. O Dia Mundial da Password, no dia 6 de maio, é a ocasião perfeita para verificar a sua segurança digital.

Dica 1: Complexa em vez de “rápida e fácil”

Palavras-passe como “123456” e “password1” podem ser introduzidas rapidamente, são fáceis de recordar e continuam a ser populares. Porquê? Porque, infelizmente, existem muitas pessoas que priorizam o “rápido e fácil”. Para evitar que as suas contas e dados sensíveis vão parar às mãos de cibercriminosos, é melhor fazer-se valer de palavras-passe mais complexas. Palavras-passe longas, que consistam numa combinação de letras em caixa alta e baixa, bem como números e caracteres especiais, são recomendadas. Combinar o seu primeiro e último nome com o seu aniversário não é, decididamente, aconselhado.

Dica 2: Gestor de palavras-passe

Muitas pessoas usam a mesma palavra-passe para múltiplos logins online, mas existem riscos associados a fazê-lo. Um atacante apenas precisa de descobrir uma palavra-passe para aceder a todos os seus dados protegidos. No pior dos casos, uma entidade pode conseguir os seus dados bancários online e consultar documentos confidenciais. Para evitar que se esqueça, é boa ideia gerir as suas palavras-passe complexas com um gestor de palavras-passe. Se estiver a ficar sem ideias, um gestor de palavras-passe é uma ferramenta indicada para criar palavras-passe complexas e seguras. Claro que também é importante que proteja o acesso ao gestor com uma palavras-passe forte.

Dica 3: Não mude de palavras-passe com demasiada frequência

Uma das regras de ouro costumava ser que as palavras-passe de contas de email, contas bancárias e logins de computador deviam ser alteradas regularmente. Isso acontecia porque muitos especialistas de segurança assumiam que ao fazê-lo estaria a aumentar a proteção dos dados contra acessos não autorizados. Esta recomendação foi agora revogada, por exemplo, pela agência federal responsável pela gestão da segurança dos computadores e comunicações do governo alemão, a BSI. A razão por trás disto foi a realização de que os utilizadores que alteram frequentemente as suas palavras-passe tendem a usar palavras-passe mais fracas. Estas palavras-passe podem ser fáceis de recordar, mas são também mais fáceis de adivinhar. Não é surpreendente, por isso, que uma das palavras-passe mais populares continua a ser “123456”.

Dica 4: Autenticação de dois fatores

A autenticação de dois fatores já se tornou na norma em bancos online. Se a combinação de caracteres de uma palavras-passe for descoberta, o segundo pedido de confirmação está lá para proteger o acesso à informação. Se os websites ou apps oferecerem autenticação de dois fatores, é aconselhável que ative esta proteção.

Dica 5: Precauções de segurança com a devolo

É importante garantir que os seus dispositivos possuam sistemas de segurança estado-da-arte – especialmente se esses dispositivos permitirem uma ligação à Internet. Os adaptadores Powerline da série Magic WiFi e Mesh WIFi 2 da devolo garantem um alto nível de proteção para a sua rede Wi-Fi doméstica. O Wi-Fi da devolo está protegido usando WPA3/WPA2 e a ligação Powerline oferece encriptação AES-128.

Mais informações: https://www.devolo.pt/
Share it:

devolo

info

Post A Comment:

0 comments: