Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Google lança webinar do Atelier Digital para mulheres e anuncia 10 sessões do programa #IamRemarkable para Portugal

Google lança webinar do Atelier Digital para mulheres e anuncia 10 sessões do programa #IamRemarkable para Portugal
Share it:
No dia em que o Porto recebe a Cimeira Social, organizada pela Presidência Portuguesa da União Europeia, e com a qual pretende enfrentar os desafios do presente e do futuro sem deixar ninguém para trás, a Google anunciou 10 sessões do #IamRemarkable até o fim do ano em Portugal, reforçando o compromisso de uma transição digital inclusiva.


O #IamRemarkable é uma iniciativa para “empoderar” mulheres e para capacitar grupos sub-representados a falar abertamente sobre as suas realizações no local de trabalho e para além dele, quebrando assim as normas de modéstia ou preconceitos. Desde Novembro de 2018, a iniciativa chegou a cerca de 77.000 participantes em 37 países da Europa, e ajudou as mulheres a sentirem-se mais confiantes, a serem mais ativas na autopromoção e/ou a passarem por um crescimento profissional.

As sessões do #IamRemarkable serão feitas em parceria com associações e ONGs em Portugal, de forma a chegar às mulheres e à população sub-representada que mais poderão beneficiar do projeto. A primeira sessão fará parte de um webinar do Atelier Digital, que irá decorrer nos dias 18, 19, 20 e 21 de Maio, desta vez destinado exclusivamente para o público feminino e, mais uma vez, em colaboração com o Conselho Coordenador dos Institutos Politécnicos Portugueses. Qualquer mulher poderá participar e as informações estarão no site do Atelier Digital.

O objetivo do Atelier Digital continua a ser formar pessoas (com ou sem formação académica, empregados ou desempregados) em competências digitais, dotando-as das ferramentas necessárias para reposicionar-se no mercado ou colaborar na transformação digital dos seus negócios, contribuindo para fomentar o empreendedorismo em Portugal. Desde o lançamento do Atelier Digital em 2016 foram formadas mais de 100.000 pessoas em Portugal e, de acordo com um estudo independente e em curso da Ipsos, desde 2017, 53% das pessoas que participaram na formação do Atelier Digital e optaram por responder ao inquérito eram mulheres.

A Associação ILGA Portugal – Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo, associação que luta pela igualdade e contra a discriminação das pessoas LGBTI+ e das suas famílias em Portugal, também está a trabalhar com a Google para organizar três workshops #IamRemarkable fechados para população lésbica, gay, bissexual, trans e intersexo. À medida que as próximas sessões forem sendo marcadas, as entidades parceiras irão entrar em contacto com as suas pessoas associadas e voluntárias.

A tecnologia terá um papel fundamental a desempenhar numa recuperação inclusiva e sustentável, e, nesta transição, alguns grupos serão mais impactados do que outros no futuro mercado de trabalho: os que não têm grau académico, minorias étnicas e mulheres. No atual contexto, as mulheres foram desproporcionalmente afetadas pela pandemia, representando 54% da perda total de empregos na Europa, embora representem 39% do emprego global. E, de acordo com um estudo da McKinsey, os empregos das mulheres são 1,8 vezes mais vulneráveis a esta crise do que os dos homens.

Mais informações disponíveis no blogue oficial da Google Portugal
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: