Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Ciclo de podcasts APDC faz raio X aos desafios e oportunidades do 5G

Ciclo de podcasts APDC faz raio X aos desafios e oportunidades do 5G
Share it:
  • Esta quarta-feira, João Nascimento, Digital Global Unit da EDP, é o orador convidado, que aborda a sua visão do futuro e os projetos que o grupo tem em marcha. Seja no negócio da distribuição, produção ou estratégia digital, a energética tem estado atenta ao 5G como um catalisador de aceleração do seu negócio;
  • Os ‘Dot Topics’ são um novo modelo de iniciativas, em formato podcast, que abordam grandes temas da atualidade, especialmente da área tecnológica; 
  • Podcasts disponíveis nas plataformas Spotify, Apple e Google, entre outras.
Ciclo de podcasts APDC faz raio X aos desafios e oportunidades do 5G
A APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações lança, esta quarta-feira, o 4º. episódio de ‘Dot Topics’ dedicado ao 5G, desta vez com João Nascimento, Digital Global Unit da EDP. Esta iniciativa assume-se como um novo modelo de iniciativas, em formato podcast e vídeocast, que traz para cima da mesa o debate de grandes temas da atualidade, especialmente da área tecnológica.

João Nascimento dá, este quarta-feira, a sua visão de futuro e explica o que está já em marcha no grupo porque, seja no negócio da distribuição, produção ou na estratégia digital, a EDP não esconde que tem estado atenta ao 5G como um catalisador de aceleração. “Costumo dizer à minha equipa que tecnologia por tecnologia, pode ser um hobby em casa, podemos comprar uns kits. Mas, em termos empresariais, temos que ver a tecnologia como um enabler da criação de valor”, explica

Para o gestor, “temos que ser exigentes nessa captura de valor. A forma como estamos a olhar para o 5G e como olhamos para qualquer outra tecnologia é numa lógica de montarmos business cases que façam sentido e que provem que o facto de estarmos a caminhar nesta direção, que posso investir porque estou a retirar o valor económico desse investimento. O 5G não vai ser exceção”, garante. “Tecnologia, sim, ao serviço do nosso propósito e que crie valor”, admite, sublinhando que “a tecnologia existe, a necessidade existe. Temos agora que fazer um casamento entre as duas coisas e capturar o valor”.

No episódio anterior, Nuno Nunes, Chief Sales Officer B2B da Altice Portugal, também deixou clara a visão sobre esta nova tecnologia e as vantagens e desafios que podemos esperar. “A ausência de latência que é a grande diferença do 5G face ao 4G. Permitirá em tempo real conseguir tomar decisões em vários setores da nossa economia, como a indústria. Na prática, as empresas vão conseguir otimizar processos através desta tecnologia de suporte, onde o 5G é o veículo e o meio que vai fazer com que soluções que estão agora a emergir consigam trabalhar”, contextualiza, acrescentando: “O que estamos a fazer neste momento é construir uma plataforma em que os vários vendors, startups e empresas, que têm uses cases de 5G, se vão conectar e vão desenvolver, permitindo o acesso a uses cases pela Altice no mundo inteiro. Porque temos as redes ligadas.”

Já Manuel Eanes, administrador da NOS, aproveitou o debate para destacar, entre outros temas, a importância do 5G e a forma como pode mudar a produtividade na agricultura e na indústria. “Temos um conjunto grande de empresas competentes, que podem, em conjunto e em colaboração com quem percebe das perspetivas de negócios, ajudar a que se tire partido do 5G já. A promessa é que haja ganhos de produtividade da ordem dos 20% a 30% na indústria e ganhos de 25% de produtividade na agricultura. E estamos, com estes números, a ver apenas a ponta do iceberg do que será, seguramente, uma enorme transformação da nossa capacidade de entregar. Todos temos de fazer um processo de adaptação. Acredito que temos de começar já e não esperar por amanhã para ver como é que esta tecnologia pode ajudar a transformar as nossas vidas e os nossos negócios”, admitiu.

No arranque da iniciativa esteve Henrique Fonseca, administrador da Vodafone Portugal, que não deixou margem para dúvidas quanto à importância do 5G e da discussão em torno do que são ainda os desafios, possibilidades e passos mais urgentes: “A tecnologia 5G é uma evolução que queremos que seja acelerada. Para isso acontecer, toda a indústria tem que contribuir. Não é um desafio só dos operadores, dos parceiros e do ecossistema que está à volta. Na Vodafone, estamos a ir ao ecossistema e a trabalhar com muitos parceiros para developers’ use cases 5G que pomos à disponibilidade dos nossos clientes. Obviamente, sentimos as dores de crescimento, as dificuldades dos nossos clientes em dar este salto, em perceber se este é o momento certo ou se os desafios do dia a dia acabam por adiar a tomada de decisão.”

Tendo em conta que 2022 marca o ano do arranque do 5G no mercado nacional, este foi o grande primeiro tema a abordar nos Dot Topics, numa parceria com a Capgemini Engineering. A host dos primeiros quatro episódios do Dot Topics é Sandra Fazenda Almeida (APDC), com o apoio de Bruno Casadinho (Capgemini Engineering). Estão disponíveis nas apps de podcasts, incluindo Spotify, Apple e Google, assim como em vídeocast na página APDC no YouTube ou em www.apdc.pt.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: