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Formação do gestor de condomínios deve ser obrigatória para a evolução do setor

Formação do gestor de condomínios deve ser obrigatória para a evolução do setor
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“Urge que a formação do gestor de condomínios passe a ser obrigatória, porque esta é indispensável para uma eficaz evolução do desenvolvimento do setor”. A frase é de Francisco Cabral Metello, advogado e orador no segundo webinar do ciclo “Vamos Falar de Condomínios”, dedicado ao tema “A Regulação da Atividade e o Reconhecimento da Profissão de Administrador de Condomínios”, realizado no passado dia 25 de fevereiro e organizado pela Associação Portuguesa de Empresas de Gestão e Administração de Condomínios (APEGAC).
Formação do gestor de condomínios deve ser obrigatória para a evolução do setor
Perto de uma centena de pessoas estiveram presentes no evento que contou como oradores principais com Francisco Cabral Metello, advogado com uma vasta bibliografia sobre a temática dos condomínios e da propriedade horizontal, e António Souto Pereira sociólogo, empresário do setor de administração e gestão de condomínios e presidente da mesa da assembleia da APEGAC.

No decorrer do webinar, destaque para a preocupação no que concerne à necessidade de se dar a importância devida à atividade de gestão e administração de condomínios, nomeadamente junto do setor imobiliário. Francisco Cabral Metello lembrou que cabe ao administrador do condomínio a responsabilidade de gerir e manter um dos bens mais importantes da vida das pessoas, que é o seu imóvel, em especial o imóvel de quem vive em edifícios em propriedade horizontal.

Sublinhou, ainda, a importância de tornar obrigatória a formação do gestor de condomínios e enfatizou o trabalho da APEGAC na formação de quadros da atividade.

Após uma análise cronológica do estado do setor, em que foi possível observar-se um desenvolvimento acentuado do mesmo, António Souto Pereira sublinhou que “é urgente adequar as empresas às novas regras de mercado, promovendo a qualidade dos serviços prestados e o cumprimento de regras éticas de funcionamento. Desta forma irá alcançar-se o tão ambicionado reconhecimento público e institucional”.

Também a plateia teve oportunidade de expressar as suas dúvidas. Vários participantes focaram a concorrência desleal e as más práticas, nomeadamente a não faturação do serviço ou a contratação de prestadores de serviço sem que estes passem as devidas faturas, o que posteriormente origina carência no que toca à compensação monetária após o trabalho desenvolvido pelas empresas.

Para Vítor Amaral, presidente da direção da APEGAC, “estes webinares têm como propósito abranger todas as áreas de intervenção dos administradores de condomínios, permitindo a dissipação de dúvidas e reforçando, desta forma, a confiança dos consumidores e do mercado."
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