Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

9% das empresas portuguesas impactadas pelo trojan Emotet em abril

9% das empresas portuguesas impactadas pelo trojan Emotet em abril
Share it:
No topo de ameaças, destacou-se igualmente o infostealer Lokibot e, em segundo lugar, o Formbook
9% das empresas portuguesas impactadas pelo trojan Emotet em abril
A Check Point Research (CPR), área de Threat Intelligence da Check Point® Software Technologies Ltd. (NASDAQ: CHKP), fornecedor líder de soluções de cibersegurança a nível global, acaba de publicar o mais recente Índice Global de Ameaças de abril de 2022. Os investigadores reportam que o Emotet, um trojan avançado, auto propagador e modular, continua a ser o malware mais impactante, afetando 6% das organizações em todo o mundo. Em Portugal, também o Emotet foi líder, impactando 9% das organizações portuguesas. Seguiram-se o Lokibot e o Formbook, dois infostealers que este mês subiram na lista.

A classificação alta do Emotet em março a nível global (10%) deveu-se principalmente aos esquemas temáticos associados à Páscoa. Por outro lado, o decréscimo em relação ao mês passado pode ser explicado pela decisão da Microsoft de desativar os macros específicos associados a ficheiros Office, afetando a forma como o Emotet é implementado normalmente. Aliás, há investigações que indicam que o Emotet tem um novo método de implementação, utilizando e-mails de phishing que contêm um URL de OneDrive. O Emotet tem muitas utilizações depois de conseguir contornar as proteções de um dispositivo. Devido às suas sofisticadas técnicas de propagação e assimilação, o Emotet também proporciona outros malwares a cibercriminosos em fóruns da dark web, incluindo trojans bancários, ransomwares, botnets, etc. Desta forma, assim que o Emotet encontra uma falha de segurança, as consequências podem variar dependendo de qual malware foi instalado depois de a falha ter sido comprometida.

Mais abaixo no índice, o Lokibot, um infostealer, voltou a entrar na lista em sexto lugar após uma campanha de spam de alto impacto, implementando um malware através de ficheiros xlsx feitos para parecerem faturas legítimas. Isto, e a ascensão de Formbook, alterou significativamente a posição de outros malwares no índice com o Trojan avançado de acesso remoto (RAT) AgentTesla, por exemplo, caindo de segundo para terceiro lugar.

No final de Março, foram encontradas vulnerabilidades na Framework Java Spring, conhecido como Spring4Shell, e desde então, muito atacantes têm aproveitado a ameaça para espalhar Mirai, o nono malware mais predominante deste mês.

"Com a paisagem de ciberameaças em constante evolução e com grandes corporações como a Microsoft a influenciar os parâmetros em que os cibercriminosos podem operar, os atacantes têm de se tornar mais criativos na forma como distribuem malware, como é evidente no novo método de implementação agora utilizado pelo Emotet", afirma Maya Horowitz, VP Research da Check Point. "Além disso, este mês vimos a vulnerabilidade da Spring4Shell a entrar nas manchetes. Embora ainda não esteja no top dez da lista de vulnerabilidades, é de notar que mais de 35% das organizações em todo o mundo já foram afetadas por esta ameaça só no seu primeiro mês, pelo que esperamos vê-la subir na lista nos próximos meses".

A CPR revela também que este mês em Portugal a área da Educação é a área mais afetada por ataques, substituindo a Saúde que ocupa agora 0o segundo lugar, seguido da área das Utilities como as mais afetadas em Portugal. Já na Europa as áreas mais afetadas são a da Educação, a Administração Pública/Setor Militar e as Utilities. Globalmente, a Educação/Investigação continua a ser a indústria mais afetada pelos cibercriminosos.

A vulnerabilidade "Web Server Exposed Git Repository Information Disclosure" é a vulnerabilidade mais explorada, com um impacto em 46% das organizações por todo o mundo, seguida de perto pelo "Apache Log4j Remote Code Execution". "Apache Struts ParametersInterceptor ClassLoader Security Bypass" sobe vários lugares, estando agora em terceiro lugar, com um impacto global de 45%.

Famílias de malware mais prevalentes em abril

*As setas estão relacionadas com a mudança de classificação em relação ao mês anterior.

Este mês, o Emotet continua a ser o malware mais popular com impacto de 6% das organizações a nível mundial, seguido de perto pelo Formbook, responsável por impactar 3% das organizações e pela AgentTesla com um impacto global de 2%.

Em Portugal, também o Emotet é o malware mais impactante, afetando cerca de 9% das organizações portuguesas. Com o mesmo nível impacto, seguiu-se o Lokibot, com 9%. Em segundo lugar, esteve o Formbook, com um impacto de 4,45%.
  1. ↔ Emotet – Trojan avançado, auto-propagador e modular. O Emotet já foi utilizado como Trojan bancário, mas recentemente é utilizado para distribuir malware e outras campanhas maliciosas. Utiliza diversos métodos e técnicas de evasão para manter a sua persistência e evitar a sua deteção. Além disso, pode ser disseminado através de e-mails de spam de phishing contendo anexos ou links maliciosos.
  2. ↑ Lokibot – Identificado pela primeira vez em Fevereiro de 2016, o LokiBot é um infostealer de mercadorias com versões tanto para o SO Windows como para o Android. Recolhe credenciais de uma variedade de aplicações, navegadores web, clientes de correio electrónico, ferramentas de administração de TI como o PuTTY e muito mais.
  3. ↑ Formbook – O Formbook é um Infostealer que tem como alvo o SO Windows e foi detectado pela primeira vez em 2016. É comercializado como Malware-as-a-Service (MaaS) em fóruns de hacking na dark web pelas suas fortes técnicas de evasão e preço relativamente baixo. O Formbook recolhe credenciais de vários navegadores web, recolhe capturas de ecrã, monitoriza e regista toques nas teclas, e pode descarregar e executar ficheiros de acordo com as ordens do seu C&C.

Indústrias mais atacadas em Portugal:

Este mês, o setor da Saúde foi o mais atacado em Portugal, seguido pela Educação/Investigação e, em terceiro, as Utilities.
  1. Educação\Investigação
  2. Saúde
  3. Utilities

Indústrias mais atacadas na Europa:

Este mês, Educação/Investigação é o setor mais atacado a nível europeu, seguido pela Administração Pública/Indústria Militar e, em terceiro lugar, as Utilities.
  1. Educação/Investigação
  2. Administração Pública/Indústria Militar
  3. Utilities

Indústrias mais atacadas no mundo:

Este mês, Educação/Investigação é o setor mais atacado globalmente, seguido pela Administração Pública/Indústria Militar e ISP/MSP.
  1. Educação/Investigação
  2. Administração Pública/Indústria Militar
  3. ISP/MSP

Vulnerabilidades Mais Exploradas

Este mês "Web Server Exposed Git Repository Information Disclosure" é a vulnerabilidade mais explorada, com um impacto global de 46% nas organizações, seguido de perto pelo "Apache Log4j Remote Code Execution" com um impacto global de 46%. "Apache Struts ParametersInterceptor ClassLoader Security Bypass" está agora em terceiro lugar na lista das vulnerabilidades mais exploradas, com um impacto global de 45%.
  1. ↑ Web Server Exposed Git Repository Information Disclosure- Vulnerabilidade de fuga de informação presente em repositórios Git. A exploração bem-sucedida desta vulnerabilidade permitiria uma fuga não intencional de informações de contas.
  2. ↓ Apache Log4j Remote Code Execution (CVE-2021-44228)- Vulnerabilidade que permite a execução remota de código presente no Apache Log4j. A exploração bem-sucedida desta vulnerabilidade permitirá um atacante remoto executar código arbitrariamente no sistema infetado.
  3. ↑ Apache Struts ParametersInterceptor ClassLoader Security Bypass (CVE-2014-0094,CVE-2014-0112,CVE-2014-0113,CVE-2014-0114)- Existe uma vulnerabilidade de segurança em Apache Struts. A vulnerabilidade deve-se a uma validação inadequada dos dados processados pelo ParametersInterceptor, permitindo a manipulação do ClassLoader. Um atacante remoto poderia explorar esta vulnerabilidade, fornecendo um parâmetro de classe num pedido.

Principais malwares móveis


Este mês, o AlienBot fica em primeiro lugar na lista de malware móveis mais prevalentes, seguido pelo FluBot e pelo xHelper.
  1. AlienBot - A família de malware AlienBot é um Malware-as-a-Service (MaaS) para dispositivos Android que permite um atacante remoto injetar código malicioso em aplicações financeiras legítimas. O atacante obtém acesso às contas das vítimas, e eventualmente controla o dispositivo.
  2. FluBot- Botnet para Android distribuído via mensagens SMS de phishing que imitam marcas de logística e entregas. Assim que o utilizador clica no link enviado, o FluBot é instalado e tem acesso a todas as informações sensíveis do telemóvel.
  3. xHelper Aplicação Android maliciosa que foi vista em estado selvagem em março de 2019, utilizada para descarregar aplicações maliciosas e exibir anúncios. A aplicação é capaz de se esconder do utilizador, podendo reinstalar-se no caso do utilizador a desinstalar.

O Índice de Impacto Global de Ameaças e o ThreatCloud Map da Check Point Software são proporcionados pela inteligência da ThreatCloud. A ThreatCloud fornece threat inteligence em tempo real derivada de centenas de milhões de sensores em todo o mundo, sobre redes, endpoints e dispositivos móveis. A inteligência é enriquecida por mecanismos IA e dados de investigação exclusivos da Check Point Research, área de Threat Intelligence da Check Point Software Technologies.A lista completa das 10 principais famílias de malware em abril pode ser encontrada no blog da Check Point.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: