Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

“Limpeza do fundo do Mar” do Pingo Doce envolve milhares de pessoas em praias portuguesas

“Limpeza do fundo do Mar” do Pingo Doce envolve milhares de pessoas em praias portuguesas
Share it:
Pingo Doce promoveu ações de limpeza costeira e subaquática, a par de iniciativas de sensibilização para a conservação do Oceano, de norte a sul do país
O Pingo Doce, através do seu programa Amar o Mar, e em parceria com a Sailors for the Sea Portugal, levou a cabo, no decorrer das últimas semanas, uma ação pioneira em Portugal – “Limpeza do fundo do Mar”. Do Norte ao Algarve, esta iniciativa percorreu dez praias nacionais, promovendo limpezas do fundo do mar com mergulhadores certificados e limpezas costeiras, que permitiram recolher mais de 210 quilos de lixo. Foram, ainda, dinamizadas diversas atividades educativas e de sensibilização nos areais, que envolveram mais de 2600 pessoas.

A iniciativa decorreu de 20 de julho a de 7 de agosto, tendo resultado na recolha de cerca de 160 quilos de resíduos dos areais e 50 quilos de resíduos subaquáticos através de um grupo de mergulhadores certificados, tendo totalizado 50 horas de mergulho. O interesse pelo tema da conservação do Oceano e a vontade de aprender e participar ativamente no combate à poluição por plástico dos ecossistemas marinhos foram notórios, em particular nos mais novos, que tiveram a oportunidade de participar em várias dinâmicas educativas.

O Pingo Doce faz um balanço muito positivo da iniciativa, considerando a grande recetividade e adesão, bem como o seu impacto junto das comunidades, que o leva a considerá-la uma aposta de futuro. Nesse sentido, o Pingo Doce, em parceria com a PADI Dive Against Debris, irá promover a formação, até final do ano, de 100 mergulhadores certificados para dar continuidade à missão de limpeza do fundo do mar. A conservação do Oceano e das espécies marinhas é um dos grandes focos do Programa Amar o Mar, parte integrante da estratégia de sustentabilidade da marca.

“Limpeza do fundo do Mar”, recorde-se, teve início na praia de Leça da Palmeira, tendo depois rumado a sul, com paragens na praia da Claridade (Figueira da Foz), praia da Nazaré, praia da Torre (Oeiras) e praia de São Torpes (Sines). O Algarve recebeu as últimas etapas desta iniciativa na Meia Praia (Lagos), na praia da Rocha (Portimão), nas praias do Peneco e da Falésia (Albufeira) e praia de Monte Gordo. O lixo e os resíduos recolhidos, após terem sido contabilizados, serão agora classificados e os seus dados introduzidos na plataforma internacional Clean Swell da Ocean Conservancy e na plataforma do Project Aware, de forma a contribuir para a construção de dados científicos nacionais na área dos resíduos dispersos no meio ambiente.

Para o sucesso desta ação e da missão “Amar o Mar” foram determinantes os contributos da Sailors for the Sea Portugal, PADI, Autoridade Marítima Nacional, Municípios e Capitanias, bem como o de todos os veraneantes, aos quais o Pingo Doce endereça o seu agradecimento.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: