Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Hospital de Santo António já realiza procedimentos urológicos com um sistema de cirurgia assistida por robot

Hospital de Santo António já realiza procedimentos urológicos com um sistema de cirurgia assistida por robot
Share it:

 Primeiro hospital em Portugal a disponibilizar esta tecnologia

Hospital de Santo António já realiza procedimentos urológicos com um sistema de cirurgia assistida por robot

O Centro Hospitalar Universitário de Santo António (CHUdSA) adquiriu um sistema de cirurgia assistida por robot (RAS) da Medtronic e é o primeiro hospital em Portugal e um dos poucos da Península Ibérica a dispor deste sistema. As primeiras intervenções foram realizadas ontem para tratar cancro da próstata, abrindo caminho para cirurgias mais eficazes e seguras em várias áreas.

Este sistema, ontem inaugurado, foi projetado para oferecer uma maior segurança aos doentes, maior eficácia nos procedimentos cirúrgicos e uma recuperação consideravelmente mais rápida com menor internamento hospitalar. 

O CHUdSA está ainda a desenvolver uma solução digital para envolvimento dos utentes sujeitos a um procedimento robótico. Esta aplicação permitirá ao doente comunicar com a sua equipa clínica enquanto está fora do hospital, antes e depois da cirurgia, assim como consultar conteúdos sobre o procedimento a que irá ser submetido. As equipas clínicas podem também acompanhar a condição clínica de cada doente durante todo o seu percurso e recolher dados para aferição de resultados clínicos e de experiência do mesmo.

Avelino Fraga, diretor do Serviço de Urologia e responsável pelo programa de Cirurgia Robótica do CHUdSA, explica que “esta aposta permite continuar o trabalho que sido feito para a melhoria dos cuidados de saúde no setor público. Através do acesso de todos os doentes à melhor tecnologia, aliado ao conhecimento dos profissionais de saúde, garantimos que os procedimentos são mais eficientes e seguros. Além da urologia, esta é uma tecnologia que vai utilizada em procedimentos de cirurgia geral e ginecologia, sendo que a sua introdução nestas especialidades será realizada de forma gradual nas próximas semanas”. 

O sistema robótico consiste em vários braços mecânicos modulares, com pequenas ferramentas nas suas extremidades, que são controladas pelo cirurgião através de uma consola aberta que dispõe de punhos semelhantes  à cirurgia laparoscópica, facilitando e tornando a curva de aprendizagem mais rápida aos cirurgiões. Quando comparado com as técnicas convencionais, o robot reproduz os movimentos do cirurgião com mais controlo, maior precisão e maior flexibilidade.

Esta é uma solução de cirurgia laparoscópica assistida por robótica e projetada para expandir o acesso a este tipo de intervenções e trazer os benefícios da cirurgia minimamente invasiva a mais cirurgiões e doentes. Tem potencial para padronizar procedimentos, reduzir a variabilidade, melhorar resultados e reduzir os custos no geral. Pode ser facilmente movido entre salas de cirurgia, possui características de design inovadoras e combina tecnologias cirúrgicas confiáveis, visualização 3D de alta-definição e uma poderosa solução de captura de vídeo cirúrgico com possibilidade de cirurgia à distância.

“Através desta abordagem minimamente invasiva, é possível reduzir o risco de infeções, as complicações e o tempo de recuperação, permitindo alocar de forma mais proveitosa os recursos do hospital, principalmente no que diz respeito ao pós-operatório, diminuindo os custos, tanto para o doente como para o Sistema Nacional de Saúde”, congratula-se Avelino Fraga.

Atualmente, a maior parte das cirurgias realizadas são já por via minimamente invasiva (laparoscopia e endoscopia) mas só cerca de 3% das cirurgias são realizadas por robot1 apesar de este tipo de procedimento oferecer aos doentes menos complicações, menor período de internamento e regresso mais rápido à atividade normal2–4.

Através desta aposta, o CHUdSA é pioneiro no país no que diz respeito a cirurgia assistida por este robot, contribuindo para uma melhoria da qualidade dos cuidados prestados à população e mantendo a modernização do SNS, cativando para a instituição os seus profissionais.


Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: