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Turismo de Cruzeiros: Lisboa recebe já este ano navios mais sustentáveis e já está prevista infraestrutura shore-to-ship

Turismo de Cruzeiros: Lisboa recebe já este ano navios mais sustentáveis e já está prevista infraestrutura shore-to-ship
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 Turismo de Cruzeiros: Lisboa recebe já este ano navios mais sustentáveis e já está prevista infraestrutura shore-to-ship

As companhias de cruzeiros estão a trabalhar para alcançar a navegação zero emissões até 2050. Entre outras apostas do setor, como a procura por fontes de energia alternativas mais inovadoras e sustentáveis, há um investimento forte na redução das emissões enquanto os navios estão nos portos, centrado no abastecimento de energia eléctrica shore-to-ship. Até 2028, prevê-se que 85% (209) dos navios de cruzeiro membros da CLIA (Associação Internacional de Cruzeiros) estejam equipados com a capacidade de conexão à eletricidade em terra. Atualmente, já há cerca de 40% (mais de 80 navios) da frota de navios de cruzeiro da CLIA equipados com este sistema, estando para breve a atualização em mais 83 navios. O abastecimento de energia eléctrica shore-to-ship no terminal de cruzeiros de Lisboa (e nos demais terminais da zona oriental da cidade) está previsto que aconteça em 2024-25, de acordo com António Caracol, administrador do Porto de Lisboa. A APL está já a preparar o concurso público para disponibilizar o abastecimento de energia eléctrica shore-to-ship e o investimento previsto, público e privado, é de 30 milhões de euros.

Como o turismo de cruzeiro sustentável requer um esforço coletivo, o setor dos cruzeiros está a trabalhar em colaboração estreita com as autoridades municipais e portuárias em Portugal continental e nas regiões autónomas, Madeira e Açores, bem como com os agentes portuários e o Governo a nível local e nacional. Para depois de 2023, estão a ser planeados e instalados novos motores e tecnologias de propulsão para novos navios que entrem no mercado até 2028.  Até 2028, a frota de cruzeiros da CLIA incluirá 38 navios de cruzeiro movidos a gás natural liquidificado, considerado como um combustível de transição, mas que também tem benefícios ambientais significativos.  Mais de 15% das companhias de cruzeiro que entrarem em serviço nos próximos cinco anos estarão equipadas para incorporar células de combustível ou baterias. Com o lançamento de 14 navios das companhias de cruzeiro associadas da CLIA em 2023, a frota da CLIA, no final do ano, incluirá 293 navios, e 38 mil milhões de euros serão investidos em 62 navios com entrega prevista até 2028, sendo quase todo o volume de investimento proveniente da Europa.

Este tema foi debatido numa reunião organizada pela CLIA - Associação Internacional de Cruzeiros em Lisboa, que contou com a presença de António Caracol, administrador do Porto de Lisboa, e de  Sascha Gill, vice presidente para a Sustentabilidade da CLIA

  • Poderá encontrar mais informação acerca  relatório publicado pela Comissão Europeia sobre Boas Práticas para um Turismo de Cruzeiros Sustentável neste link.   
  • Mais informação relativa ao Environmental Technologies & Practices Report 2022, publicado em Novembro, disponível neste link. Relatório completo disponível aqui

 

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