Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

A Hora do Planeta: 5 dicas para uma reciclagem correta das embalagens de vidro

A Hora do Planeta: 5 dicas para uma reciclagem correta das embalagens de vidro
Share it:
25 de março: A Hora do Planeta
No próximo sábado, 25 de março, celebra-se um dos eventos mais importantes na área da sustentabilidade a nível internacional: A Hora do Planeta. Milhões de pessoas em todo o mundo participam nesta iniciativa organizada pela WWF, sendo encorajadas a desligar as luzes e aparelhos eletrónicos não essenciais, das 20h30 às 21h30, da sua hora local. Esse simples gesto simboliza a importância da ação climática e a necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

A Friends of Glass Portugal sugere ir ainda mais longe nesta data especial, convidando os portugueses a aproveitar esta hora para separar mais embalagens de vidro usadas, para reciclar. Reciclar as embalagens de vidro usadas de forma correta, também significa reduzir a utilização de novas matérias-primas da natureza, poupar energia e reduzir as emissões carbónicas. Falar em reciclagem do vidro é falar na incorporação de embalagens de vidro usadas na produção, substituindo a utilização de novas matérias-primas naturais no fabrico de novas embalagens, uma e outra vez sem qualquer perda de qualidade, num ciclo fechado e infinito, 100% reciclável.

Basta juntar as garrafas de vinho, cerveja ou água, os frascos de conservas ou até os boiões de iogurte, e ir depositá-los no contentor verde. No entanto, é importante saber que nem tudo o que é vidro deve ser depositado no vidrão, e que é essencial ter alguns cuidados para assegurar uma reciclagem de qualidade.

A Friends of Glass Portugal deixa 5 dicas para nos ajudar:
  1. Distinguir e separar as embalagens que podem ser colocadas no vidrão: Embalagens de vidro como garrafas, frascos e boiões devem ser colocadas no ecoponto verde, independentemente de serem garrafas de bebidas, de azeite, boiões de conservas, frascos de doces ou frascos de cosmética. Já espelhos, lâmpadas, vidraças, pirex, para-brisas, pratos, tigelas, copos e louças em geral não. É importante não confundir o vidro com cerâmica e porcelana, já que esses materiais não são vidro e ter atenção que as lâmpadas, espelhos ou mesmo o pirex, sendo em vidro, têm uma composição química diferente das embalagens, o que não permite a sua utilização.
  2. Não é preciso lavar as embalagens usadas: A água é um bem escasso e precioso e lavar as embalagens usadas, em nada beneficia a sua reciclagem. As embalagens devem apenas ser esvaziadas, o mais possível, do seu conteúdo antes de serem colocadas no vidrão, não tendo de se preocupar se ficarem ainda alguns resíduos de produto.
  3. Não é preciso tirar tampas e rótulos: Nas etapas de preparação para reciclagem do vidro é possível remover as tampas, rótulos e caricas, conseguindo em grande parte dos casos, dar-lhes posteriormente o seu destino de reciclagem.
  4. As lâmpadas devem ser colocadas no depósito específico da Rede Eletrão.
  5. Atenção aos frascos de medicamentos: Resíduos como ampolas e frascos de medicamentos devem ser entregues em unidades de recolha, como farmácias.

O vidro é um recurso infinito, uma vez que, no processo de reciclagem, nada se perde, nem em quantidade, nem em qualidade. Assim, as embalagens de vidro nunca são lixo, mas um exemplo de economia circular. Em Portugal, todas as embalagens de vidro são já produzidas com incorporação de reciclado, como ingrediente maioritário, que poderia ser ainda superior, se se conseguisse recolher mais embalagens de vidro usadas. Está nas nossas mãos preservar o planeta.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: