Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

ESET descobre método de ataque secreto potencialmente ligado a grupo cibercriminoso norte-coreano

ESET descobre método de ataque secreto potencialmente ligado a grupo cibercriminoso norte-coreano
Share it:
ESET descobre método de ataque secreto potencialmente ligado a grupo cibercriminoso norte-coreano

O grupo Lazarus é responsável por incidentes de alto perfil como o ciberataque à Sony Pictures Entertainment em 2014, mas só agora é que esta peça do seu vasto arsenal de malware foi revelada.
Os investigadores da ESET descobriram a backdoor WinorDLL64, um dos componentes descarregados pelo downloader Wslink. A região visada e semelhanças de comportamento e código sugerem que a ferramenta é usada pelo conhecido grupo cibercriminoso norte-coreano Lazarus. A carga do Wslink consegue extrair, substituir e remover ficheiros, executar comandos e obter informações sobre o sistema subjacente.

“O Wslink, cujo nome de ficheiro é WinorLoaderDLL64.dll, é um downloader para Windows que, ao contrário da maioria dos outros loaders deste tipo, corre como servidor e executa módulos recebidos em memória. Tal como o nome sugere, um loader serve como ferramenta para instalar uma carga maliciosa, ou o malware em si, num sistema previamente comprometido,” explica Vladislav Hrčka, o investigador da ESET que fez a descoberta. “A carga do Wslink pode ser usada mais tarde para movimento lateral, devido ao seu interesse específico em sessões de rede. O Wslink escuta uma porta especificada na sua configuração e pode atuar como servidor para clientes adicionais, e até instalar várias cargas,” acrescenta.

O WinorDLL64 contém semelhanças tanto em comportamento como em código com várias amostras do grupo Lazarus, o que indica que pode ser uma das ferramentas do vasto arsenal deste grupo norte-coreano.

A carga inicialmente desconhecida do Wslink foi carregada para a base de dados VirusTotal a partir da Coreia do Sul pouco tempo depois da publicação de um artigo da ESET sobre o Wslink. A telemetria da ESET só detetou algumas instâncias do Wslink na Europa Central, América do Norte e Médio Oriente.

Investigadores do AhnLab confirmaram vítimas sul-coreanas do Wslink na sua telemetria, o que em combinação com o facto da ESET só ter feito algumas deteções é um indicador relevante tendo em conta os alvos habituais do grupo Lazarus.

Ativo desde pelo menos 2009, o grupo Lazarus é responsável por incidentes de alto perfil como o ciberataque à Sony Pictures Entertainment em 2014, os ciberataques de dezenas de milhões de dólares em 2016, o ransomware WannaCryptor (também conhecido por WannaCry) em 2017 e um longo histórico de ciberataques disruptivos contra a infraestrutura pública da Coreia do Sul desde pelo menos 2011. A US-CERT e o FBI chamam a este grupo HIDDEN COBRA.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: