Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Negligência dos empregados preocupa as empresas face aos ciberataques

Negligência dos empregados preocupa as empresas face aos ciberataques
Share it:
Negligência dos empregados preocupa as empresas face aos ciberataques

As fugas de dados de sistemas internos causadas quer por ciberataques (17%) quer por empregados (21%) são as mais preocupantes em matéria de segurança encontradas pelas PMEs e Empresas, afirmam os inquiridos do inquérito Kaspersky IT Security Economics. As preocupações crescentes sobre a proteção de dados também voltam cada vez mais a atenção dos líderes empresariais para as políticas de transparência dos seus fornecedores.

A digitalização global conduziu inevitavelmente à partilha e armazenamento online de grandes quantidades de dados. De acordo com as últimas estimativas, o volume de dados gerados, consumidos, copiados e armazenados é projetado para atingir mais de 180 zettabytes até 2025. Contudo, cada vez mais pessoas questionam a capacidade das empresas para manter os seus dados seguros, o que leva ao declínio da confiança em relação aos negócios.

A pesquisa global da Kaspersky, realizada entre os decisores de TI, mostra que a perda ou exposição de informações empresariais e de clientes devido a uma quebra de dados é uma grande dor de cabeça para as empresas - 55% dos inquiridos de organizações de todas as dimensões nomearam esta questão como o aspeto mais desafiante relacionado com a segurança de TI. Entre outras preocupações mais comuns, há o custo da segurança de ambientes tecnológicos cada vez mais complexos e problemas com a adoção de infraestruturas na nuvem, com 43% e 38% de quota, respetivamente.
Qual dos seguintes aspetos considera ser o que mais diz respeito às questões empresariais relacionadas com a segurança informática na sua organização?

Pensando mais especificamente sobre os desafios de segurança mais distributivos, os inquiridos indicaram sobretudo fugas de dados de sistemas internos causadas por ciberataques (23%) e por empregados (22%). Estes incidentes ultrapassaram em 20% e 19%, respetivamente, a identificação de vulnerabilidades no sistema informático da empresa e incidentes que afetam a infraestrutura informática hospedada por um terceiro.

Dado que a proteção de dados se tornou na mais alarmante questão de segurança empresarial, as empresas estão agora a atribuir uma importância considerável às políticas de transparência dos seus fornecedores e contratantes. Dos inquiridos, 91% consideram que a presença, ou ausência de políticas de transparência é importante para entrar em negócios com um fornecedor ou empreiteiro. E enquanto 78 % das organizações inquiridas em todo o mundo já têm políticas de transparência nas suas organizações, 81% confirmaram a sua disponibilidade para investir recursos no seu desenvolvimento futuro.

"Hoje, vemos que as organizações estão a ser mais conscienciosas quando se trata de segurança de dados e que uma abordagem responsável em relação à gestão de dados está a tornar-se essencial ao considerar fornecedores e empreiteiros. Para ajudar os seus clientes e parceiros a verificar que as normas necessárias para garantir a segurança dos dados são aplicadas, cada vez mais empresas estão a adotar políticas de transparência. A Kaspersky tem sido um dos pioneiros da indústria na construção da confiança digital - fornecemos aos nossos intervenientes vários instrumentos para validar a fiabilidade das nossas soluções e operações comerciais, e estamos determinados a continuar a trabalhar com os nossos parceiros para transformar a transparência num padrão de toda a indústria em prol de uma maior resiliência cibernética", comenta Yuliya Shlychkova, chefe dos Assuntos Públicos da Kaspersky.

Para minimizar o risco de quaisquer ataques e violações de dados para as empresas, a Kaspersky recomenda a utilização de proteção de terminais com registo comprovado, fornecendo capacidades de deteção e resposta a ameaças. Além disso, os serviços de proteção geridos ajudarão as organizações com a sua investigação de ataques e resposta especializada. Também é necessária uma formação abrangente de sensibilização para a cibersegurança, ensinando como evitar ameaças de segurança comuns, a fim de reduzir a probabilidade de incidentes causados por funcionários.

Para obter mais informações sobre custos e orçamentos de segurança informática nas empresas em 2022, visite a Calculadora interativa Kaspersky.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: