Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

IDC FutureScape(R): Empresas portuguesas pretendem aumentar até 20% o investimento em tecnologia em 2023

IDC FutureScape(R): Empresas portuguesas pretendem aumentar até 20% o investimento em tecnologia em 2023
Share it:
IDC FutureScape®: Empresas portuguesas pretendem aumentar até 20% o investimento em tecnologia em 2023
Até 2026, a despesa em TI vai ultrapassar os 6 milhões de euros, em Portugal
A International Data Corporation (IDC) revela que 45% das empresas portuguesas pretendem aumentar mais de 10% o investimento em Tecnologias de Informação, em 2023, de forma a responder aos desafios e aproveitar as oportunidades.

No global, a IDC estima que, em Portugal, o investimento em Tecnologia irá crescer 4,7%, em 2023, e atingir os 5,4 mil milhões de euros. Esta conclusão foi apresentada, hoje, no IDC FutureScape 2023, um dos principais eventos da IDC em Portugal realizou-se no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

“Nos últimos anos, constámos que as organizações aceleraram os seus investimentos em tecnologias de informação. O processo de inovação tecnológica permite garantir uma maior sustentabilidade dos negócios, eficiência e o máximo aproveitamento dos recursos, temas que permitem potencializar uma cultura organizacional que fica mais bem preparada para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades do negócio. E, apesar do contexto atual de crise económica e geopolítica, as organizações pretendem aumentar o investimento na área das TI, de forma a atingir um crescimento sustentado numa economia cada vez mais digital”, sublinhou Gabriel Coimbra, Vice-Presidente da IDC EMEA e responsável pelas operações da IDC em Portugal.

No ano passado, 64% das empresas investiram menos de 20% do orçamento de TI em transformação digital, mas em 2025, 55% das empresas preveem investir mais de 20% do orçamento de TI em transformação digital.

Este aumento deve-se sobretudo à amplificação do peso do digital no negócio das organizações, enquanto em 2022 apenas 23% das organizações referiam que 40% das suas receitas eram provenientes de produtos, serviços e experiências digitais, em 2025 este valor passará para os 34%.

Em relação ao impacto do gap de competências digitais, 34% das empresas acreditam que poderá limitar os negócios da organização até 20%.

“Para gerir um negócio digital de sucesso, não basta o departamento de tecnologia ter competências digitais, todos a organização deve ter. Acreditamos que as competências digitais transversais necessárias para uma organização de futuro estão relacionadas com as tecnologias colaborativas, segurança, análise de dados e desenvolvimento low-code.”, acrescentou Gabriel Coimbra.

O tema da sustentabilidade também foi abordado na edição deste ano do IDC FutureScape. As organizações estão mais conscientes da pegada ambiental das suas tecnologias e por isso recorrem a novas ferramentas para atingir objetivos. Em 2023, 44% das empresas portuguesas afirmaram que vão aumentar (em 10%) o investimento em iniciativas digitais e tecnologias sustentáveis.

O IDC FutureScape 2023, um dos principais eventos da IDC em Portugal realizou-se, hoje, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, contando com a presença de cerca de mil participantes. Na edição deste ano destacaram-se temas como o futuro da cibersegurança, os benefícios na transição digital e os desafios de trabalho no mundo híbrido.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: