Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

50 Portugueses recebem bolsas de estudo da Huawei. Metade são Mulheres

50 Portugueses recebem bolsas de estudo da Huawei. Metade são Mulheres
Share it:
50 PORTUGUESES RECEBEM UMA BOLSA DE ESTUDO DA HUAWEI. METADE SÃO MULHERES

· Foram seleccionados os 50 alunos portugueses – de licenciatura, mestrado e doutoramento – que vão receber as Bolsas de Estudo, no valor de €5.000 cada.

· 2.ª edição do Programa de Bolsas de Estudo da Huawei recebeu mais de 5300 candidaturas, das quais 47% foram submetidas por estudantes do sexo feminino.
Com o objectivo de promover o talento nacional, a Huawei Portugal e o .PT anunciam os 50 estudantes do ensino superior das áreas de Engenharia, Tecnologia e Energias Renováveis consagrados na edição de 2023 do Programa de Bolsas desenvolvido pelas duas entidades. Desta forma, a multinacional pretende garantir o reconhecimento das competências e do potencial de 25 homens e de 25 mulheres estudantes portugueses, os quais contarão com um apoio financeiro no valor total de €250.000 para a prossecução dos seus estudos. A escolha destes candidatos teve em consideração não só o seu percurso académico, mas também as características pessoais e actividades extra-curriculares.

Lançada em Dezembro de 2022, a segunda edição do Programa de Bolsas de Estudo universitárias da Huawei Portugal reuniu um total de 5306 inscrições de estudantes (das quais 47% foram submetidas por mulheres) provenientes de todo o território nacional – cerca de 80% mais do que o número registado na primeira edição deste programa, em 2021/2022.

Um júri independente constituído por 10 personalidades de reconhecido mérito, analisou e seleccionou os 50 jovens portugueses que vão receber este apoio financeiro.

O anúncio dos vencedores foi realizado pela Huawei e pelo .PT na passada sexta-feira, dia 24 de Março. Contextualizando a iniciativa, numa conversa com os jovens, Diogo Madeira da Silva, Director da Huawei Portugal, salienta que “a empresa escolheu o território da educação como aquele onde faz grande parte dos investimentos no nosso País”, justificando assim um total de meio milhão de euros entregues, em dois anos, a 100 estudantes portugueses, no âmbito deste programa. “Sabemos que esta iniciativa tem um impacto positivo na vida destes jovens e esperamos que inspire mais entidades do sector privado a investirem para capacitar as novas gerações de talento, em linha com as ambições de modernização do País” acrescenta o responsável.

Entre os 50 bolseiros eleitos encontram-se estudantes de todo o território nacional e jovens com diversos graus académicos, da licenciatura ao doutoramento, com especial incidência para o mestrado (34%) e para jovens entre os 21 e os 23 anos (50%). Dos vários cursos existentes nas áreas de Engenharia e Tecnologia, os de Engenharia Informática, Engenharia Eletrotécnica de Computador e Engenharia Mecânica destacam-se por representarem metade dos estudantes vencedores. No entanto, este ano regista-se também a existência de estudantes de Energias Renováveis, Energia do Ambiente e áreas relacionadas, no âmbito do alargamento do programa levado a cabo pela Huawei.

Consciente da qualidade do talento português, Diogo Madeira da Silva refere ainda que “não podemos deixar alguém ficar para trás na sua educação apenas porque nasceu num contexto menos favorecedor económica ou socialmente”. E completa ainda antes de passar a palavra para Luisa Ribeiro Lopes, Presidente do .PT, que “temos também de tentar promover um maior equilíbrio de género na indústria e é por isso que nos comprometemos a atribuir metade das bolsas a mulheres”. Corroborando o discurso do Director da Huawei, Luisa Ribeiro Lopes afirma que “mais do que uma questão de direitos humanos – que seria por si só suficiente –, esta discriminação positiva na atribuição de metade das bolsas a mulheres é uma questão de valorização económica, social e competitiva para o País”.

Já a Presidente da CIG - Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Sandra Ribeiro, tem a convicção de que “estas jovens bolseiras e estes jovens bolseiros serão certamente agentes de um futuro mais igualitário em Portugal” e não deixou de realçar o contributo da “Huawei para que a igualdade de género nas tecnologias possa ser uma realidade rapidamente alcançável”.

O programa, além de ser planeado em estreita colaboração com o .PT, contou ainda com os apoios do INCoDe.2030, da Comissão para a Cidadania e a Igualdade do Género e do Portugal Digital e da Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: