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Hannover Messe: Bosch pretende aumentar vendas de tecnologia industrial para mais de 10 mil milhões de euros

Hannover Messe: Bosch pretende aumentar vendas de tecnologia industrial para mais de 10 mil milhões de euros
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 Hannover Messe: Bosch pretende aumentar vendas de tecnologia industrial para mais de 10 mil milhões de euros

A tecnologia industrial permite a transformação ecológica de todos os setores da economia

  • As vendas de tecnologia industrial da Bosch devem aumentar dos atuais 7 mil milhões de euros para mais de 10 mil milhões de euros até 2028.
  • Em 2022, a Bosch gerou, pela primeira vez, vendas de mais de mil milhões de euros com soluções GreenTech para a indústria.
  • A Bosch está a focar-se na Indústria 4.0 e na automação de fábrica como áreas de negócios estratégicas com taxas de crescimento anual de dois dígitos.
  • Nesta edição da Hannover Messe a Bosch apresenta reciclagem autoatizada de baterias e maquinaria móvel eletrificada.


A Bosch quer alcançar um crescimento sustentável com a tecnologia industrial. Prevê-se que as suas vendas de tecnologia industrial cresçam dos atuais 7 mil milhões de euros para mais de 10 mil milhões de euros até 2028. O objetivo é alcançar um crescimento rentável: “Queremos aumentar o resultado mais do que as vendas e aumentar de forma sustentável o valor da empresa. Para isso, a Bosch irá investir um total combinado de mais de 3 mil milhões de euros em tecnologia industrial em 2022 e 2023, garantindo crescimento orgânico e inorgânico”, afirma o presidente da Bosch, Dr. Stefan Hartung. A aquisição da empresa hidráulica norte-americana HydraForce e dos seus cerca de 2.100 colaboradores significa que a maior aquisição atual da Bosch está no setor de negócios de Tecnologia Industrial. Esta fusão vê a Bosch Rexroth a expandir a sua posição de liderança global em hidráulica, fornecendo tecnologia para escavadoras, guindastes, tratores e para instalações e maquinaria em fábricas.

A tecnologia industrial oferece um enorme potencial de crescimento para a Bosch. Isso é impulsionado por uma necessidade crescente de automação e soluções da Indústria 4.0, pela “fusão” de sistemas elétricos e hidráulicos e a crescente procura por GreenTech para a transformação ecológica da economia. “Ao fortalecer a Tecnologia Industrial, estamos a criar um maior equilíbrio entre as nossas áreas de negócios. A nossa ampla diversificação como empresa de tecnologia global torna a Bosch mais criativa e robusta”, afirma Hartung. Também dentro do Grupo Bosch, a Tecnologia Industrial é um importante fornecedor de serviços, equipando as cerca de 240 fábricas da Bosch em todo o mundo com tecnologia de fabricação para garantir a produção específica do cliente com eficiência de recursos. Isso evita que o grupo tenha de fazer encomendas no valor de mais de meio milhão de euros todos os anos. Na Hannover Messe (17 a 21 de abril de 2023), a Bosch apresenta o seu portfólio de tecnologia industrial, incluindo inovações em robótica colaborativa, tecnologia de controlo para Indústria 4.0, hidráulica com eficiência energética, maquinaria móvel eletrificada, células de combustível estacionárias para edifícios e fábricas e reciclagem automatizada de baterias. “Ao fortalecer a Tecnologia Industrial, estamos a criar um maior equilíbrio entre as nossas áreas de negócios. A nossa ampla diversificação enquanto empresa global de tecnologia torna a Bosch mais criativa e robusta”, reforça o presidente da Bosch, Dr. Stefan Hartung.


GreenTech: vendas da Bosch com soluções para a indústria atingem a marca de mil milões

A tecnologia industrial está a crescer graças a vários setores da economia que se movem em direção à neutralidade climática e ao surgimento de uma economia circular. “Sem bens de capital, a transformação ecológica dos negócios não seria concebível. A tecnologia industrial permite a transformação sustentável de diferentes setores da economia”, diz Hartung. A Bosch está a desenvolver soluções que economizam recursos, reduzem o consumo de energia, protegem o meio ambiente e mitigam o aquecimento global. Em 2022, a Bosch gerou vendas de mais mil milhões de euros com tecnologia ambiental para a indústria – um aumento anual de 25%. Por outras palavras, a Bosch atingiu a sua meta de vendas para 2023 um ano antes do planeado. E a empresa continua a expandir o seu portfólio GreenTech. A Bosch Rexroth, por exemplo, está a lançar o seu portfólio de soluções eLION para a eletrificação de máquinas móveis, como escavadoras, carregadoras e tratores. Com mais de 80 variantes de motores, classificados de acordo com potência e tamanho, a empresa oferece a mais ampla gama do setor, ajudando a reduzir as emissões de carbono em zonas de obras, mineração e portos. Clientes internacionais como Sennebogen e Kalmar Cargotec já estão a utilizar os novos discos da Bosch nos seus produtos e, dessa forma, a impulsionar eletrificação de máquinas móveis. A procura por GreenTech está também a aumentar nas fábricas. Como resultado das medidas de ação climática, as empresas estão, por um lado, a modernizar a sua maquinaria e os equipamentos instalados e, por outro, a construir novas instalações de fabricação, por exemplo, para baterias e células de combustível. Na Hannover Messe, a Bosch apresenta tecnologia de fabricação para a produção de baterias – e para reciclagem. “A única maneira de obter sucesso com a eletromobilidade é recuperando as matérias-primas que usamos”, afirma Hartung. A Bosch Rexroth desenvolveu um sistema automatizado de descarga de bateria que não apenas simplifica a reciclagem, mas que é também mais eficiente do que os processos manuais. A tecnologia está a ser usada pela primeira vez pela REMONDIS e Rhenus Automotive nas suas instalações em Magdeburg, na Alemanha.


development Hidrogénio: a Bosch conta com o seu próprio know-how para o desenvolvimento de tecnologia

Além dos meios de armazenamento, como baterias, “artistas de conversão”, como células de combustível, são elementos importantes para um futuro neutro para o clima. Na Hannover Messe, a Bosch apresenta células de combustível de óxido sólido estacionárias (SOFCs) com uma eficiência geral de mais de 85 por cento. Esses conversores de energia distribuída estão a ser testados em cerca de 60 fábricas piloto. Um deles é o Hydrogen Campus em Salzgitter, na Alemanha: nesta unidade da Bosch, dez sistemas de célula de combustível SOFC foram integrados no sistema de fornecimento de energia da fábrica. A Bosch pretende lançar comercialmente as células de combustível estacionárias em 2025. Os componentes são fabricados com know-how e tecnologia próprios da Bosch. Da célula à pilha e ao sistema geral: a unidade de maquinaria para fins especiais da Bosch fornece mais de 50% do equipamento de fabricação necessário para a produção de células de combustível. No futuro, o portfólio da Bosch também contará com componentes para eletrolisadores. O lançamento no mercado do coração do eletrolisador, conhecido como pilha, está previsto para 2025.


Industria 4.0: o software da Bosch economiza recursos

Energia, materiais de fábrica, matérias-primas – os recursos são raros e preciosos. “A nossa resposta à escassez é a eficiência. Qualquer pessoa que queira fabricar de forma sustentável precisa adotar a Indústria 4.0”, diz Hartung. Por exemplo, o software Nexeed Industry 4.0 da Bosch Connected Industry aumenta a eficácia da fábrica numa média de 5%, reduz os custos de manutenção em 25% e ainda reduz o desperdício. O Nexeed já está a ser testado em mais da metade das cerca de 240 fábricas da Bosch e em mais de 100 clientes internacionais. O software também ajuda a combinar tecnologias convencionais e novas. Um exemplo é a hidráulica: ao longo de mais de 200 anos, a mecânica dos fluidos tem sido usada sempre que grandes cargas precisam ser movidas com esforço mínimo, por exemplo, em máquinas ou prensas de plásticos. Graças ao controlo dependente da carga, os discos de bombas de velocidade variável da Bosch Rexroth passam a estar sempre no modo de operação ideal, mudando para o modo de espera quando não estão em uso. Em comparação com os discos convencionais, isso reduz o consumo de energia dos sistemas hidráulicos em até 80%.


Automação: a tecnologia da Bosch reduz a complexidade

O envelhecimento da sociedade, a escassez de mão de obra, os recursos limitados em geral: os desafios são crescentes. A Bosch está a apostar numa campanha de educação e formação e em tecnologia que apoie as empresas e liberte os trabalhadores de determinadas tarefas. O sistema de automação modular ctrlX AUTOMATION da Bosch Rexroth, por exemplo, compreende mais de 30 linguagens de programação e permite que os utilizadores desenvolvam as suas próprias aplicações e serviços. Mais de 600 clientes já contam com esta forma pioneira de automação. “A única maneira de superar os desafios prementes do nosso tempo é unir forças para fazer ainda mais a diferença. A ‘cocriação’ e a abertura de sistemas para outros são considerações importantes aqui”, diz Hartung. A Bosch Rexroth também está a adotar esta abordagem na hidráulica. Enquanto a tecnologia de controlo estava anteriormente ligada ao hardware, agora a empresa transferiu-a para os módulos de software. Isso significa que os engenheiros mecânicos podem continuar a usar as arquiteturas de automação existentes, e o know-how específico em hidráulica não é mais necessário.

A automação também oferece suporte direto aos trabalhadores, por exemplo, aliviando-os de tarefas monótonas ou extenuantes. Na Hannover Messe, a Bosch Rexroth está a apresentar cobots articuladores de motricidade fina que alcançam os cantos em sete eixos e ajudam os trabalhadores a carregar, paletizar e inspecionar peças de trabalho. Existe procura desses cobots.

O mercado global de automação industrial está a crescer rapidamente: embora as vendas de tecnologia de automação tenham ficado um pouco abaixo de 200 mil milhões de euros em 2021, espera-se que cresçam para mais de 400 mil milhões de euros globalmente até 2030 – com taxas de crescimento anual de mais de 8% (fonte: Precedence Research, 2022). “Megatendências como a digitalização, o envelhecimento da sociedade e os esforços em direção a uma maior sustentabilidade estão a impulsionar a procura por automação. A automação de fábrica é uma área de negócio estratégica para a Bosch, na qual pretendemos alcançar um crescimento de dois dígitos a cada ano – e assim crescer mais rapidamente no mercado”, diz Hartung.


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