Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

ESET alerta para o aumento dos ataques RDP no seu mais recente relatório de ameaças

ESET alerta para o aumento dos ataques RDP no seu mais recente relatório de ameaças
Share it:
A ESET divulgou o seu Threat Report correspondente ao quarto trimestre de 2020, resumindo as principais estatísticas recolhidas pelos sistemas de deteção da especialista em cibersegurança.
ESET alerta para o aumento dos ataques RDP no seu mais recente relatório de ameaças
Enquanto relatório final do ano passado, ele inclui comentários sobre as tendências mais marcantes observadas ao longo do ano, bem como antevisões para 2021 da equipa de investigação de malware e especialistas em deteção da ESET.

A pandemia de COVID-19 continua a exercer uma influência importante em matéria de cibercrime. A transição rumo ao trabalho à distância, a partir de casa, assinalou o crescimento de ataques Remote Desktop Protocol (RDP), embora a um ritmo inferior quando comparado com os anteriores trimestres de 2020.

Em comentário, Roman Kováč, Chief Research Officer da ESET, explicou que “A segurança RDP não deve ser menosprezada em especial devido a ataques ransomware, que são habitualmente usados em exploits RDP” (…) “com as suas táticas cada vez mais agressivas, ele representa um grande risco para os setores privado e público.”

Outra tendência observada no quarto trimestre foi um aumento de ameaças de email relacionados com a pandemia, especialmente aqueles a respeito dos programas de vacinação de fim de ano. As vacinações ofereceram a cibercriminosos uma oportunidade de expandir os seus portfolios de engodos usados, uma tendência que se espera que continue no decorrer de 2021.

A história em destaque neste Threat Report lembra os eventos de outubro de 2020, quando a ESET fez parte de uma campanha de disrupção global que teve como alvo o TrickBot, um dos maiores e mais duradouros botnets. Este esforço coordenado permitiu derrubar 94% dos servidores do TrickBot numa só semana.

O Threat Report do quarto trimestre de 2020 da ESET também analisa as mais importantes descobertas e realizações dos seus investigadores, incluindo o desvendar de um até então desconhecido grupo APT que visava os Balcãs e a Europa Oriental designado XDSpy, e um número impressionante de ataques supply-chain, desde o ataque Lazarus na Coreia do Sul, até ao Operation SignSight no Vietname.

Finalmente, a ESET chama a atenção neste relatório para as numerosas palestras levadas a cabo pelos seus especialistas no quarto trimestre, introduz palestras planeadas para a conferência RSA em maio de 2021, e oferece uma visão geral das suas contribuições para a base de conhecimentos MITRE ATT&CK.

Para mais informações, consulte o ESET Threat Report Q4 2020 no WeLiveSecurity.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: