Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

A sua rede é segura com tantos dispositivos inteligentes conectados?

A sua rede é segura com tantos dispositivos inteligentes conectados?
Share it:
A casa inteligente está a viver uma idade de ouro que lhe permitiu evoluir nos últimos anos de uma forma notável. Cada vez mais lares são considerados como casas inteligentes. 
A sua rede é segura com tantos dispositivos inteligentes conectados?
De acordo com dados do Statista, a penetração da domótica na Península Ibérica atingiu 11% das casas em 2021, um grau de implementação que irá aumentar exponencialmente nos próximos anos. Esta tendência é motivada por vários fatores, entre os quais se destaca um desenvolvimento sem precedentes da tecnologia que a torna mais acessível a uma grande parte da sociedade e a mudança geracional que levou a uma imersão dos jovens na sua vida quotidiana.

O que é uma casa inteligente?

Para quem ainda não ouviu falar desta tecnologia, é importante explicar primeiro o que é uma Casa Inteligente e quais são as características que a definem. A TP-Link, um fornecedor global de dispositivos de rede e Smart Home, dá algumas dicas.

O conceito de Smart Home está ligado às casas que possuem a tecnologia necessária para automatizar tarefas diárias tais como iluminação, segurança ou utilização de vários aparelhos elétricos, bem como ter controlo total, em tempo real e a partir de qualquer lugar, sobre o que acontece em casa.

Algumas das principais vantagens da Casa Inteligente:
  • Conforto: quando se trata de controlar e interagir com a nossa casa de uma forma inteligente, eficiente e de qualquer lugar.
  • Segurança: existem dispositivos tais como câmaras de segurança inteligentes, sensores de movimento ou fechaduras eletrónicas que pode controlar a partir do seu telemóvel.
  • Eficiência energética: ligando e desligando certos aparelhos quando são realmente necessários, ligando o aquecimento de forma inteligente ou programando a iluminação para que seja ativada apenas onde é realmente necessária.

Uma Smart Home é segura com tantos dispositivos inteligentes conectados?

Uma das questões que mais preocupa os utilizadores é o quão segura é uma casa inteligente com o número crescente de dispositivos ligados. Abaixo responderemos a esta pergunta e forneceremos algumas dicas de segurança doméstica inteligente para garantir que não é apenas inteligente, mas também segura.

Antes de mais, é importante deixar claro que qualquer sistema, por mais avançado que seja, pode ser afetado se as medidas de segurança necessárias não forem seguidas. Portanto, a partir do momento em que ligamos qualquer sistema doméstico à Internet, expomo-nos a uma série de riscos de segurança.

Portanto, não é o número de dispositivos conectados que determina se uma casa inteligente é ou não segura, mas sim as medidas de segurança que estabelecemos com eles. Dito isto, vamos indicar as duas principais ameaças a que a casa inteligente está exposta devido ao aumento do número de dispositivos ligados:
  • Dispositivos que não satisfazem os requisitos básicos de segurança: um cenário comum hoje em dia, dado o aumento das marcas no mercado online. Preocupe-se em comprar dispositivos IoT sabendo que eles pertencem a uma marca fiável e segura. Marcas low cost, muitas vezes baseadas na redução de custos, podem não satisfazer os requisitos de segurança necessários, pondo em perigo a segurança da nossa rede.
  • Rede doméstica insegura: desde a escolha do router até aos dispositivos inteligentes (IoT) que são adquiridos para a configuração do Smart Home, ter uma rede doméstica segura é essencial, uma vez que os hackers a acedem aos equipamentos através dela.

Dicas para uma casa inteligente segura

Tendo em conta o que foi explicado acima, da TP-Link indicamos uma série de dicas com o objetivo de tornar a Casa Inteligente completamente segura:
  1. Criar uma rede separada para dispositivos IoT. Desta forma, evitaremos que, se um intruso entrar qualquer um destes dispositivos, possa aceder a informação sensível, como dados bancários ou e-mail. Para o fazer, basta criar uma rede de convidados para ligar dispositivos inteligentes.
  2. Certifique-se de que o router está completamente seguro. Se o router fornecido pelo operador não possuir as funções de segurança necessárias, devemos substituí-lo por outro que conte com estas funcionalidades. Além disso, recomenda-se também a alteração do nome e palavra-passe por defeito para evitar que os hackers identifiquem o dispositivo ou rede que está a utilizar.
  3. Adquirir dispositivos IoT que satisfaçam os requisitos mínimos de segurança. Apostar sempre numa marca de confiança garante a segurança do Smart Home e evita sustos desnecessários.
  4. Manter os dispositivos atualizados. Os patches de segurança são uma proteção extra contra novas ameaças geradas. Recomenda-se que o dispositivo seja atualizado com uma frequência regular não superior a 8 meses.
  5. Ter uma password segura ou forma de bloqueio no smartphone: esta ação é essencial para impedir que alguém aceda aos dispositivos ligados da Smart Home sem a sua permissão.
  6. Ativar o controlo parental para garantir a segurança e proteção dos menores. O Controlo Parental num router é uma ferramenta de gestão inteligente que ajuda a definir o conteúdo disponível para as crianças e o tempo que lhes é permitido permanecer ligados. Isto não só protege os mais novos, como também os impede de realizar ações que ponham em risco a segurança da Smart Home.
Share it:

casa-inteligente

Post A Comment:

0 comments: