Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

A Administração Pública Portuguesa investiu 717 milhões de euros no setor tecnológico em 2021

A Administração Pública Portuguesa investiu 717 milhões de euros no setor tecnológico em 2021
Share it:
O investimento em computadores portáteis para os alunos e professores revelou-se o projeto mais ambicioso do ano
A Administração Pública Portuguesa investiu 717 milhões de euros no setor tecnológico em 2021
TendersTool, a plataforma online de análise e consultoria que informa e aconselha empresas tecnológicas na sua relação com Organismos e Organizações da Administração Pública, analisou o destino de investimentos públicos das TIC em Portugal em 2021, ano em que foi atingido o valor de 717,46 milhões de Euros. Destaca-se os investimentos pela Secretaria-Geral do Ministério da Educação e Ciência, que foi responsável por metade do valor entre julho e setembro.

“A principal razão para um verão mais ativo nos investimentos públicos no setor tecnológico Português deve-se ao esforço feito pelo Ministério da Educação na compra de Hardware, com o fornecimento de computadores portáteis e outros equipamentos para estudantes e professores, entre outros”, diz Nuno Vieira, Business Development Manager da TendersTool.

Por âmbito geográfico, a Administração Central realizou o 70% dos investimentos, no que se diz respeito a mais de 500 milhões de euros. Seguido da Área Metropolitana de Lisboa, com mais de 70 milhões de euros.

Nas áreas tecnológicas, destaca-se a contratação de ‘Serviços’ que representou metade do investimento anual (340 milhões de euros). Os investimentos em Hardware representaram 40% dos investimentos totais durante o ano, com as compras de computadores portáteis a representarem 75% do investimento total em ‘Hardware’

Claranet, MEO e Inforlandia, os mais beneficiados pelo investimento publico nas TIC

Os principais adjudicatários de projetos públicos foram a Claranet II Solutions, com projetos avaliados num total de 69,61 milhões de euros; a MEO-Serviços de Comunicações e Multimédia, com 55,52 milhões de euros; e a Inforlandia, com 54,62 milhões de euros.

O organismo público mais ativo foi a Secretaria-Geral do Ministério da Educação e Ciência, que apresentou um quarto do investimento total nas TIC, cerca de 189 milhões de euros. Seguiu-se a Autoridade Tributária e Aduaneira e a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, com 57 milhões de euros e 27 milhões de euros respetivamente.

Em 2021 destacamos os seguintes contratos:
  • Fornecimento de computadores portáteis e equipamentos para disponibilização aos alunos, docentes e outros agentes educativos do ensino público; e aos alunos abrangidos por contratos de associação e de patrocínio celebrados entre o estado e estabelecimentos de ensino particulares e cooperativos à empresa CTT Soluções Empresarias por 16 milhões de euros.
  • Aquisição de subscrição de licenciamento Microsoft para os serviços e organismos do MAI 2021-2024.
  • Aquisição de upgrade de aparelhos Oracle Exadata e Oracle Big Data e aquisição de conectividade.
Leia o relatório completo aqui.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: