Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Doações para ajudar a Ucrânia movem-se para a Darknet

Doações para ajudar a Ucrânia movem-se para a Darknet
Share it:
A Check Point Research investigou alguns dos apelos e alerta para possibilidade de fraude

A Check Point Research (CPR), área de Threat Intelligence da Check Point® Software Technologies Ltd. (NASDAQ: CHKP), alerta para a tendência que tem empurrado para a Darknet os anúncios de apelo a donativos a favor da Ucrânia. Apesar de alguns serem legítimos, muitos são fraudulentos. A CPR aconselha o público a não doar fundos através da Darknet e apresenta exemplos reais.

A Dark Web é uma parte da Internet que não é visível para os motores de busca e requer o uso de um browser anónimo. Lá, uma pessoa pode comprar números de cartões de crédito, drogas, armas e softwares maliciosos. Alguns dos anúncios de apelo a donativos são legítimos, enquanto outros são claramente questionáveis. A CPR partilha exemplos de ambos. Todos os anúncios solicitam doações sob a forma de criptomoeda.

Exemplo A: Anúncio fraudulento

A CPR encontrou o anúncio abaixo em que são pedidas doações para uma alegada ucraniana chamada Marina. Uma pequena descrição afirma que a ‘Marina’ e os seus filhos estão a tentar fugir da Ucrânia devido à “situação muito má”, precisando de dinheiro, doado em criptomoeda, para o fazerem. O apelo diz ainda: “Todas os valores contam”. Embora os QR codes apresentados conduzam a endereços de cripto wallets, uma pesquisa rápida mostra que a imagem principal foi retirada de um artigo da agência noticiosa internacional alemã, DW (Deutsche Welle). Nenhuma outra informação foi partilhada, levantando questões sobre a autenticidade e legitimidade geral da página.

Exemplo B: Anúncio legítimo

Alguns dos sites referenciados na Darknet apontam, na verdade, para endereços fiáveis. Um dos que se destaca é o https://www.defendukraine.org/donate-, um website que apela às pessoas para “ajudar o exército ucraniano e os seus feridos, bem como as famílias e crianças afetadas pelo conflito”. Refere ainda a conta de Twitter da plataforma “Defend Ukraine”. O domínio foi registado no dia 16 de fevereiro, uma semana antes do início do conflito na Ucrânia. O site em si é simples e contêm a lista de diferentes organizações e ONGs na Ucrânia, bem como criptomoeda – Bitcoin, Ethereum, e USDT.

O endereço de Bitcoin é  
O site recebeu até agora (desde 24 de fevereiro de 2022, às 12h58, hora da primeira transação) 261.16141073 BTC no valor de 9,880,525.93 dólares.

Website “Defend Ukraine”:


Mais de 9.8$ em criptomoeda para doar à Ucrânia:


Doações de criptomoeda para o governo ucraniano na Dark Net:


“A CPR tem acompanhado de perto a Darknet. Nos últimos anos, encontramos anúncios para serviços falsos relacionados com o coronavírus. Agora, vemos esquemas de doação a aparecer, à medida que o conflito Rússia-Ucrânia intensifica. Estes anúncios estão a recorrer a nomes falsos e histórias pessoais para incitar as pessoas a doar. Num dos exemplos, vemos alguém que diz chamar-se Marina a apresentar uma foto com os seus filhos. Verificou-se que a imagem é, na verdade, tirada de um jornal alemão. Ao mesmo tempo, vemos também apelos legítimos à doação de fundos para a Ucrânia, como é caso do exemplo em que foi possível angariar quase dez milhões de euros,” começa por dizer Oded Vanunu, Head of Product Vulnerabilities Research, at Check Point Software. “Os anúncios fraudulentos e legítimos estão misturados na Darknet. A Darknet pode ser um sítio perigoso. Eu aconselho vivamente qualquer pessoa que queira doar a fazê-lo a partir de fontes e meios fiáveis. A CPR continuará a monitorizar a Darknet ao longo dos desenvolvimentos do conflito, reportando qualquer outra irregularidade.”
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: