Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Aplicação gratuita 29k FJN ajuda os jovens a lidar com o stress, as emoções difíceis e as relações

Aplicação gratuita 29k FJN ajuda os jovens a lidar com o stress, as emoções difíceis e as relações
Share it:
Programa de desenvolvimento pessoal da Fundação José Neves agora também para jovens e com caras conhecidas - Zicky Té, Nenny, António Casalinho e Ritinha

Aplicação gratuita 29k FJN ajuda os jovens a lidar com o stress, as emoções difíceis e as relações
Há um declínio preocupante do bem-estar e da saúde mental dos mais jovens, acentuado nos últimos anos. Dados da Organização Mundial da Saúde demonstram que, a nível mundial, a prevalência de jovens com doença mental é de cerca de 20% e continua a crescer. Atualmente, estima-se que 1 em cada 7 jovens (entre os 10-19 anos) tem problemas de saúde mental e que o suicídio é a quarta principal causa da morte de jovens dos 15 aos 29 anos.

Para fazer face a esta situação, acelerada com a pandemia e agora com um cenário de guerra na Europa, a aplicação portuguesa 29k FJN da Fundação José Neves, que conta já com mais de 25 mil utilizadores registados, acaba de lançar ferramentas para ajudar jovens dos 15 aos 20 anos a lidarem com as adversidades e o stress, e a melhorarem o seu bem-estar e saúde mental. A app 29k FJN é gratuita, está disponível para iOS e Android e pode ser descarregada em https://joseneves.org/pt/29-k-fjn-jovens.

São três os cursos da 29k FJN direcionados para jovens:
  • ’Lidar com o stress’ ajuda-te a aprender como mudar as coisas que se podem controlar e a encontrar novas formas de lidar com o que não se consegue.
  • ’Construir relações’ disponibiliza ferramentas concretas para te ajudar a construir e a melhorar relações, as de amizade e as outras.
  • ’Sê teu amigo’ é um curso que te ajuda a mudar a relação contigo mesmo através de exercícios preparados para trabalhar a autocompaixão.

Os três cursos têm como embaixadores vários jovens portugueses, entre os quais a cantora Nenny, o bailarino António Casalinho, solista da companhia de dança ‘Bayerisches Staatsballett’ de Munique, Ritinha, finalista do The Voice Portugal, e Zicky Té, o melhor jogador jovem de futsal do mundo, que reconhece que “o corpo pode estar a 100% mas se a cabeça não estiver, nada funciona. O ser humano tem mais tendência para dar valor ao negativo. É preciso reconhecer o problema e reconhecer que precisamos de ajuda. Reconhecer que as outras pessoas podem ajudar-nos.”

Carlos Oliveira, Presidente Executivo da Fundação José Neves, destaca a aposta da app 29k FJN nos jovens como “mais um passo importante para que o programa de desenvolvimento pessoal da FJN possa chegar a todos os portugueses. Existe um problema de saúde mental nas faixas etárias mais jovens que não pode ser ignorado. A juventude é uma fase desafiante, na qual as mudanças físicas, emocionais e sociais tornam os jovens particularmente vulneráveis ao desenvolvimento de problemas de saúde mental. A app 29k FJN é uma ferramenta que os pode ajudar a lidar com os seus problemas e frustrações. Está comprovado que quando bem utilizada pode gerar um impacto duradouro e muito positivo.”

Pedro Morgado, Vice-Presidente da Escola de Medicina da Universidade do Minho e coordenador científico da aplicação 29k FJN, realça que “a adolescência é uma fase de transformação das nossas emoções, em que muitas vezes experienciamos períodos de sofrimento e em que existe o risco de podermos desenvolver problemas de saúde mental. Acreditamos que através do desenvolvimento pessoal podemos promover um melhor bem-estar e uma melhor saúde mental. A aplicação 29k FJN desenvolveu cursos dedicado aos jovens dos 15 aos 20 anos porque acreditamos que se promovermos a saúde mental e o desenvolvimento pessoal nesta faixa etária podemos verdadeiramente construir um futuro mais saudável e um futuro mais feliz”.

O programa 29k FJN está enquadrado no pilar da Fundação José Neves dedicado ao Desenvolvimento Pessoal, que pretende impactar um milhão de portugueses. Resulta de uma parceria com a Fundação 29k, uma organização sueca sem fins lucrativos. Está comprovado cientificamente por psicólogos e investigadores da Universidade de Harvard (EUA), da Universidade de Londres (Inglaterra), do Instituto Karolinska (Suécia) e da Escola de Medicina da Universidade do Minho.

A aplicação tem um fundamento científico e combina tecnologia e psicologia. Promove a ligação entre as pessoas e a partilha de experiências de uma forma enriquecedora e motivadora. Oferece cursos de desenvolvimento pessoal orientados por embaixadores e validados cientificamente, em formato de vídeos, meditações, áudios e exercícios. Atualmente são já 13 os cursos disponíveis na aplicação, que oferecem 31 exercícios individuais, 20 meditações guiadas, 3 testes e 1 desafio.

Accenture, Bial, Galp, Farfetch, REN e EDP são as empresas parceiras do programa e promovem junto dos seus colaboradores a participação nos cursos da app 29k FJN.

A app tem também como embaixadores Catarina Furtado, Fátima Lopes, Paula Amorim (Galp e Grupo Amorim), Luís Portela (Fundação Bial), José Neves e Carlos Oliveira, que participam em vários dos cursos disponibilizados, sobre temáticas como stress, ansiedade, resiliência, amor-próprio, relações e valores.

Link para vídeos com as declarações dos embaixadores jovens: https://www.youtube.com/playlist?list=PL_K8nBC7cwV5z0TqS9BrWyIY_8xPz4WEt
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: