Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

62% das empresas atribuem a possível causa da violação de dados ao aumento do trabalho híbrido

62% das empresas atribuem a possível causa da violação de dados ao aumento do trabalho híbrido
Share it:
De acordo com o estudo Work-from-Anywhere de 2023 da Fortinet
62% das empresas atribuem a possível causa da violação de dados ao aumento do trabalho híbrido

· Nos últimos três anos de pandemia, cerca de dois terços das empresas a nível global atribuem a possível causa da violação de dados ao aumento do trabalho híbrido
· A insegurança das redes domésticas e remotas é considerada pela maioria das organizações como o maior risco de segurança
· No entanto, 55% das organizações estão a adotar uma estratégia de trabalho híbrido para os colaboradores

Há três anos, com o aparecimento da pandemia COVID-19, milhões de trabalhadores foram forçados a desempenhar as suas funções longe dos colegas e do próprio local de trabalho. Esta mudança resultou num aumento sem precedentes de trabalhadores que fazem a maioria do seu trabalho remotamente e a partir de qualquer lugar onde possam obter acesso à Internet. É claro que os trabalhadores remotos existem há anos, mas foram sempre uma pequena fração dentro de uma organização.

Atualmente, e com as restrições impostas durante a pandemia, os trabalhadores à distância tornaram-se a maioria e as organizações tiveram de se adaptar rapidamente – especialmente os departamentos de TI. Depois de trabalhadores a operacionalizar a partir de qualquer parte do mundo e, meses mais tarde, alguns regressarem aos locais de trabalho – embora muitos não tão regularmente como antes - a "força de trabalho híbrido" tornou-se um termo aceite para descrever o fenómeno.

Rebranding do trabalhar a partir de casa para trabalhar a partir de qualquer lugar

Os CIOs, CISOs e departamentos de TI foram obrigados a atualizar as políticas existentes do trabalho a partir de casa e a criar políticas para dar resposta à rápida e massiva evolução de como e onde os colaboradores trabalhavam. O descrito " trabalhar a partir de casa" foi rebatizado como " trabalhar a partir de qualquer lugar " para refletir melhor a realidade da força de trabalho híbrido.

Para compreender melhor esta nova forma de trabalhar e a nova cultura e políticas de cibersegurança das organizações, a Fortinet lançou o estudo global Work-from-Anywhere 2023, realizado no início de janeiro de 2023 e que incluiu 570 organizações de várias indústrias de todo o mundo com pelo menos 100 empregados, incluindo Portugal.

Principais conclusões

As respostas a uma das principais perguntas do inquérito – Como é atualmente a política de trabalho remoto da sua empresa? – 60% das 570 empresas do estudo revelaram que ainda estão a acomodar colaboradores que trabalham a partir de casa, e 55% das organizações estão a adotar uma estratégia de trabalho híbrido para os seus colaboradores.

Fig 1 - Políticas atuais de trabalho remoto (570 respostas)

A insegurança das redes domésticas e remotas é considerada pela maioria das organizações como o maior risco de segurança do modelo de trabalho a partir de qualquer lugar. Esta é uma importante questão, em grande parte devido à incapacidade de estender a segurança corporativa a um ambiente não corporativo. Outros riscos incluem colaboradores que utilizam computadores portáteis da empresa para razões pessoais, colaboradores que não seguem protocolos de segurança quando não estão no escritório, e utilizadores desconhecidos que partilham a rede doméstica.

O que as organizações pretendem é a capacidade de estabelecer políticas consistentes em todos os locais, incluindo aqueles em que os trabalhadores se ligam à rede remotamente. O desafio é encontrar fornecedores que possam implementar soluções e aplicar protocolos na rede da empresa, bem como nos escritórios domésticos. Esta é provavelmente a razão pela qual quase metade (42%) dos inquiridos acabam por utilizar diferentes fornecedores.

Fig 2 - O maior risco de segurança de trabalhar a partir de qualquer lugar (570 respostas)

As empresas já implementaram soluções para enfrentar riscos em certa medida, mas os investimentos planeados em soluções de segurança são amplos, especialmente para antivírus para portáteis e VPN.

Curiosamente, embora a principal prioridade para proteger os trabalhadores remotos citada seja o controlo do acesso à rede, com 58% a relatar que já implementaram tal solução, apenas 4% referem a ZTNA como o investimento mais importante, apesar da sua capacidade de limitar o acesso aos recursos da rede. Ironicamente, a VPN, que proporciona um amplo acesso à rede, está entre os 10 investimentos mais importantes.

Fig 3 - Ajustamentos futuros do orçamento de segurança do trabalho a partir de qualquer lugar (570 respostas)

Talvez a descoberta mais surpreendente do inquérito seja saber que quase dois terços das empresas atribuem a possível causa da violação de dados às vulnerabilidades dos seus colaboradores que trabalham a partir de qualquer lugar.

Fig 4 - Falhas de Segurança do trabalho a partir de qualquer lugar (570 respostas)

Dicas da Fortinet

Com base nos resultados do inquérito, é evidente que existe um risco acrescido associado ao trabalho à distância, e esta é uma preocupação para muitas organizações. Embora todos os inquiridos partilhem o objetivo comum de melhorar a segurança do trabalho à distância, diferem nas suas preferências por soluções de segurança.

Neste âmbito, a Fortinet oferece uma gama de soluções que respondem a diferentes necessidades de segurança, utilizando uma abordagem de defesa completa. Estas soluções incluem a Linksys HomeWRK, que fornece conectividade segura aos colaboradores que trabalham a partir de qualquer lugar, e o FortiSASE e o ZTNA, que ajudam as organizações a proteger a sua força de trabalho. Ao aproveitar a gama abrangente de soluções da Fortinet, as organizações podem melhorar a sua postura de segurança ao mesmo tempo que aumentam a produtividade e eficiência.

Consulte todos os resultados do estudo aqui.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: