Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Série documental "Tempo" com HMB, Janeiro e Edu Monteiro já chegou ao YouTube

Série documental "Tempo" com HMB, Janeiro e Edu Monteiro já chegou ao YouTube
Share it:
PRIMEIRA TEMPORADA DA NOVA SÉRIE DOCUMENTAL "TEMPO" COM HMB, JANEIRO E EDU MONTEIRO JÁ DISPONÍVEL

TRÊS EPISÓDIOS SOBRE A CRIAÇÃO MUSICAL DISPONÍVEIS GRATUITAMENTE EM WWW.TEMPO-DOC.PT
“TEMPO” é a mais recente série de produção nacional que mostra sem filtros, nesta primeira temporada, os artistas portugueses, HMB, Janeiro e Edu Monteiro, em três episódios, a criarem uma música num dia, e a partilharem o processo de composição, arranjo e gravação. "TEMPO" é um projeto cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia - Fundos Europeus, e já está disponível gratuitamente em www.tempo-doc.pt e no YouTube.

Esta série é um conceito de Vasco Teodoro, produtor e engenheiro de som nos estúdios Plateia D’ilusões em Almada, a que se juntou na realização, Filipe Santos da produtora Shot & Cut Films e na fotografia de cena, Arlindo Camacho. Em "TEMPO" uma música inédita ganha vida num dia, é o mote para esta exposição íntima do que acontece durante a produção de cada música, mostrando o que existe mais para lá do produto final que é lançado oficialmente.

Vasco Teodoro, mentor deste conceito, partilha que “o projecto surgiu para perceber a magia por trás da criação musical. Uma ideia de canção do compositor e a primeira abordagem dos restantes intervenientes. Pensar mais no processo criativo do que a perfeição e documentar as etapas. Sempre que a música consegue ter este toque humano, torna a coisa mais bonita. A parte criativa é apenas uma parte do processo. Costuma-se dizer 5% criatividade, 95% trabalho.”

No primeiro episódio, Janeiro junta-se a Daniel Lima, João Hasselberg e Pedro Serralheiro para um momento de improviso e criação no presente, partindo de uma ideia original. Ao explorar uma melodia de acordes iniciais, a procura do extremo e do erro faz parte do processo de criação, materialização e desmaterialização da música. “Pensando Bem” nasce de um tempo de desconstrução interior e da intenção temática de um novo álbum.

No segundo, Edu Monteiro revela a sua estética musical e criatividade enquanto produtor e compositor neste momento de criação. Ao lado de Marco Reis, Xico Santos e Ivo Costa, procurando a partilha da sua arte, Edu mostra como a metodologia junta a espontaneidade e a fluidez para dar origem a uma música repleta de apontamentos e exploração. “Lonely Nights” surge deste mesmo acaso e organização, numa dicotomia entre ritmo e melodia.

No último e terceiro episódio, Héber Marques, Daniel Lima, Fred Martinho, Joel Silva e Joel X juntam-se mais uma vez como HMB num universo melódico inigualável. A simplicidade do tema advém da visão e da mensagem que pretendem passar, numa extensão criativa de tempo. Num processo rico de abordagens e arranjos, o tema intimista destaca a exposição dos músicos, a sua personalidade individual e o conforto enquanto banda. “Mentir” é a ligação entre a essência e a sensação de proximidade.

“Com a idade vem o saber, mas na música o saber, acho que conta muito pouco e tira espaço à intuição, e o mais importante é manter a intuição.”
Héber Marques, HMB

“Isto que se passou aqui, é bem real.”
Joel Silva, HMB

“Enquanto artistas e compositores nunca estamos inteiramente seguros do que queremos ou fazemos. Vamos evoluindo até chegar um ponto que olhamos para trás. Não era eu, hoje sou eu. É uma busca eterna. Aí entra a partilha.”
Edu Monteiro

“O que interessa é essa simbiose. O que eu estou à espera é de tirar uma canção que tenha carga afectiva entre nós. Tenha saudade e um pingo de tristeza por não tocarmos há muito tempo. Poder fazer isto com pessoas que gosto e com quem partilho palcos é muito fixe.”
Janeiro

Tempo com Janeiro - Episódio 1 "Pensando Bem"


Tempo com Edu Monteiro - Episódio 2 "Lonely Nights"


Tempo com HMB - Episódio 3 "Mentir"

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: