Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Netflix - A culpa não é da partilha de contas!

Netflix - A culpa não é da partilha de contas!
Share it:
A Netflix anunciou a primeira queda na contagem de assinantes no início de Abril. Perder 200.000 assinantes após uma década de crescimento não é brincadeira e levantou muitas questões, onde a mais discutida é a partilha de contas. 
Netflix - A culpa não é da partilha de contas!
Os serviços de streaming estão numa onda de criação de conteúdo, aquisição e crescimento de assinantes há anos e o COVID, que não nos deixava sair de casa, veio ajudar e muito esses serviços, cm alguns crescimentos que podiam não corresponder ao factual numa realidade diferente. 

O COVID fez que as pessoas procurassem entretenimento em casa e os serviços de streaming foram uma aposta durante esse tempo e como havia menos, Netflix foi rei e senhor pois apresentava um nível de maturidade superior.

Mas claro que o crescimento induzido pelo COVID nas adesões, e sua subsequente desaceleração, uma queda na audiência estava para chegar há muito tempo e a Netflix foi apanhada nisso.

E há muitas desculpas para isso mas a principal parece ser alguma fadiga no serviço de streaming por excesso de conteúdo sem qualidade.

A Netflix reportou mais de 2.200 séries e mais de 3.800 filmes. Isso é mais conteúdo do que qualquer um poderia razoavelmente assistir. E ainda assim, encontrar conteúdo para desfrutar continua a ser uma tarefa muuto ardua. 

Quantas vezes não damos por nós a fazer um scroll infinito e mesmo assim sem encontrar aquilo que verdadeiramente queríamos ver? Quantas series já iniciamos que ao fim de 20 minutos desistimos?

Esse problema é ainda mais amplificado quando consideras que agora existem mais serviços de streaming e com qualidade e também com preços mais acessíveis 

O glúteo de "bom o suficiente" da Netflix para conteúdo medíocre cheira a uma estratégia que visa mais fornecer uma grande quantidade de conteúdo de enchimento. 

Embora esse enorme conteúdo mantenha os utilizadores na plataforma, é preciso conteúdo original com muita qualidade para trazer novos utilizadores. 

A batalha no streaming e cada vez mais dura e isso significa que os holofotes estão de volta à qualidade sobre a quantidade. 

Apple TV Plus, HBO Max, Prime Video e Disney + têm lançado conteúo de muita qualidade. E a Apple TV + e a HBO Max por exemplo conseguem manter utilizadores com menos conteúdo, mais esporádico mas mantendo uma qualidade enorme.

A abordagem baseada em dados da Netflix funciona bem na visualização de conteúdo popular. No entanto, não pode quantificar o aspeto emocional do cinema. Trazer sugestões baseadas em conteúdo popular simplesmente não funciona bem o suficiente para manter os cinéfilos viciados. 

A IA não pode quantificar o aspeto emocional das recomendações de conteúdo, a curadoria humana e as listas de reprodução geradas pelo utilizador podem ajudar a resolver isso. Spotify, o Netflix do mundo do streaming de música enfrenta um problema semelhante, mas conseguiu contorná-lo através da curadoria liderada pelo utilizador. 

Juntamente com o conteúdo relativamente limitado de alta qualidade, torna-se ainda mais importante ter um sistema de recomendação robusto que priorize a descoberta ao assistir ao mesmo conteúdo com uma torção ligeiramente diferente. Os assinantes precisam sentir uma sensação de emoção e admiração cada vez que sintonizam a plataforma. 

O problema de descoberta de conteúdo também é um subproduto da interação limitada do utilizador com o conteúdo. A nova função do gosto pode ajudar mas não é suficiente. Uma escala de um a cinco ou uma classificação baseada em estrelas ou mesmo ir buscar a pontuação a um serviço de criticas ajudava muito mais.

O facto é que, não importa o quão boa a IA é, que pode não ser o suficiente. Devolver controlos aos utilizadores seria um grande passo em frente para impedir que os serviços sejam um vendedor ansioso, e queiram vender a todos custo deixando a qualidade para trás.  

Netflix e Spotify explodiram numa época em que não tinham concorrência. No entanto, a entrada de rivais veio colocar um travão no crescimento da Netflix, em particular. 

A verdadeira batalha está por vir, onde a maioria das plataformas de streaming terá que tomar decisões estratégicas focadas na retenção de utilizadores em vez de uma estratégia contínuo crescimento de utilizadores.
Share it:

netflix

Post A Comment:

0 comments: