Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Street View faz 15 anos e revela nova câmara e funcionalidades

Street View faz 15 anos e revela nova câmara e funcionalidades
Share it:
O Google Street View, uma das ferramentas mais populares da Google em todo o mundo, assinala hoje o 15º aniversário. E neste dia, a Google revela uma nova câmara portátil para recolha de imagens para o Street View que passará a correr o mundo e uma nova funcionalidade que permite fazer viagem no tempo por locais no street view. Até ao final do ano, irá surgir a nova visualização imersiva anunciada na Google I/O que levará o Google Maps e o Street View para outro nível de imersão.
Em baixo, mais detalhes sobre a nova câmara e a nova funcionalidade de viagem no tempo. E para celebrar o 15º aniversário foram disponibilizadas também novas coleções de imagens de 360º sobre as Pirâmides de Meroe no Sudão e Les Invalide em França. Estão disponíveis ainda uma infografia com os principais marcos do Street View e imagens e vídeos sobre as novidades e o Street View.


Ethan Russell, Senior Director of Product Management, Google Maps

Há quinze anos, o Street View começou com uma ideia excêntrica do cofundador da Google, Larry Page, de construir um mapa de 360 graus do mundo inteiro. Avançamos até aos dias de hoje e agora existem mais de 220 mil milhões de imagens do Street View de mais de 100 países e territórios - um novo marco - permitindo que as pessoas experimentem totalmente como é estar nestes lugares diretamente no seu telefone ou computador. O Street View ajuda não apenas o utilizador a explorar virtualmente, mas também é fundamental para os nossos esforços de mapeamento, permitindo que o utilizador veja as informações mais atualizadas sobre o mundo enquanto se estabelecem as bases para um mapa mais imersivo e intuitivo.

Embora tudo isto valha a pena comemorar, não vamos parar por aqui. Hoje, apresentamos a câmara mais recente do Street View que oferece mais formas de explorar imagens históricas e olhamos, mais de perto, como o Street View está a impulsionar o futuro do Google Maps.

Levar o Street View para mais locais com a nossa mais recente câmara

Desde as costas de um camelo no deserto da Arábia a uma moto de neve a percorrer o Ártico, fomos criativos com a forma como utilizamos as câmaras do Street View para recolher imagens. E se há uma coisa que aprendemos, é que o nosso mundo muda à velocidade da luz. O nosso hardware é uma maneira de acompanhar este ritmo.

Para além do nosso carro e do o trekker do Street View, estamos a testar uma nova câmara que será lançada no próximo ano para nos ajudar a recolher imagens de alta qualidade em mais locais. Esta nova câmara tem toda a energia, resolução e recursos de processamento que desenvolvemos para um carro do Street View reduzindo-o ao sistema facilmente transportável, que é aproximadamente do tamanho de um gato. Mas, ao contrário dos gatos, está pronta para ser levada para ilhas remotas, até ao topo das montanhas ou para um passeio pela praça de uma cidade.

Legenda: A câmara mais recente do Street View conta uma parte superior azul e duas lentes e uma parte inferior metálica com aberturas

Seguem-se os principais destaques:

Pesa menos de 6,8 quilos. Isto significa que a câmara pode ser enviada para qualquer local. Isto é especialmente útil quando trabalhamos com parceiros em todo o mundo para capturar imagens de áreas tradicionalmente mal mapeadas — tal como a selva Amazónica.

É extremamente personalizável. Anteriormente, precisávamos de criar um sistema totalmente novo sempre que queríamos recolher diferentes tipos de imagens. Mas agora, podemos adicionar a esta câmara modular componentes como o Lidar — scanners a laser — para recolher imagens com detalhes ainda mais úteis, tais como marcações na estrada ou buracos. Podemos adicionar estes recursos quando precisamos deles e removê-los quando já não são necessários.

Adapta-se a qualquer carro. A nossa nova câmara pode ser acoplada a qualquer veículo com barras de tejadilho e gerida diretamente a partir de um dispositivo móvel – sem a necessidade de um carro especializado ou equipamento de processamento complexo. Esta flexibilidade torna a recolha de imagens mais fácil para os parceiros de todo o mundo e vai permitir-nos explorar soluções mais sustentáveis para a nossa frota atual de carros – tais como veículos híbridos plug-in ou veículos totalmente elétricos. A partir do próximo ano, vai ser possível ver a nossa nova câmara com as cores divertidas da Google junto dos nossos icónicos carros e trekkers do Street View.

Viajar no tempo com o Street View

O Street View tem tudo a ver com o capturar o mundo à medida que vai mudando e também é uma maneira poderosa de relembrar o passado. A partir de hoje e de forma global, no Android e iOS, é mais fácil do que nunca viajar no tempo diretamente do seu telefone. Saiba como funciona:

Ao visualizar imagens do Street View de um determinado local, toque em qualquer lugar da foto para saber mais informações sobre o mesmo. De seguida, toque em "Ver mais datas" para ver as imagens históricas que publicamos desse mesmo local, desde quando o Street View foi lançado em 2007. Navegue por cada uma das imagens para entrar numa espécie de cápsula do tempo digital que mostra como um local mudou, por exemplo ver como o The Vessel em Hudson Yards em Nova York foi evoluindo ao longo do tempo.

Legenda: Imagem em GIF de um telemóvel que mostra as imagens históricas do Street View do edifício The Vessel em Nova York no Google Maps

Construir um mapa mais útil e imersivo

O Street View também é uma parte essencial de como mapeamos o mundo. Saiba como as imagens nos ajudam:
  • Atualizações sobre informações comerciais que refletem o seu mundo em mudança. Usamos imagens do Street View juntamente com IA para fazer atualizações úteis no Google Maps - tais como adicionar empresas recém-inauguradas, exibir os novos horários nos seus restaurantes favoritos e atualizar informações de limite de velocidade. Na verdade, nos últimos três anos, a IA ajudou-nos a fazer mais de 25 mil milhões de atualizações no Maps de modo a que o utilizador possa ter a certeza de que a informação que está a ver é a mais recente e a mais atualizada possível.
  • Navegação mais fácil do que nunca, dentro e fora. As imagens do Street View potenciam recursos populares como o Live View, que possibilita ao utilizador usar a câmara do seu telefone para sobrepor às indicações de navegação do mundo real e possa caminhar até ao seu destino num piscar de olhos.
  • A visualização imersiva ajuda o utilizador a conhecer antes de sair. Graças aos avanços em visão computacional e IA nos últimos anos, conseguimos fundir milhares de milhões de imagens aéreas e terrestres para criar um modelo digital completo de locais à volta do mundo. Com a a nossa nova visualização imersiva a lançar ainda este ano, o utilizador pode deslizar facilmente até ao nível da rua no Maps e até mesmo conhecer o interior de um negócio ( por exemplo, restaurante) como se estivesse realmente no seu interior.

De forma a continuarmos a celebrar, conheça as nossas coleções mais recentes de lugares como As Pirâmides de Meroë no Sudão e Les Invalides na França, locais populares para explorar com o Street View e conheça também algumas das nossas imagens favoritas do Street View. Ou os locais que irá querer visitar!
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: