Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Um pavimento pélvico tonificado, o aliado perfeito do desporto

Um pavimento pélvico tonificado, o aliado perfeito do desporto
Share it:
Todos nós precisamos de ouvir o nosso corpo antes de exercitar. Se estivermos cansados, se não tivermos dormido bem ou se estivermos sob stress, isso pode afetar não só o desempenho, mas também um estado físico saudável. Mas para as mulheres, o ciclo menstrual, a gravidez, a menopausa e o estado do pavimento pélvico são também circunstâncias vitais que devem ser tidas em conta. Para isso, temos a ajuda dos relógios Garmin Venu® e também o sábio conselho de Laura Rojas, uma fisioterapeuta especializada no pavimento pélvico.
Um pavimento pélvico tonificado, o aliado perfeito do desporto
A Garmin trabalha constantemente para oferecer soluções inovadoras com o objetivo de ajudar as mulheres a ter o máximo de informação e aconselhamento para manter um estilo de vida ativo. Por esta razão, temos a ajuda de aparelhos da gama Venu da Garmin e os conselhos de Laura Rojas, uma fisioterapeuta especializada na saúde das mulheres e no pavimento pélvico.

O pavimento pélvico é um conjunto de músculos e tecidos que suportam o sistema reprodutor feminino e o sistema digestivo e urinário. Esta é uma área de crescente preocupação para as mulheres, que se encontram, após a gravidez, menopausa, o passar dos anos ou por desportos de alto impacto, com um pavimento pélvico enfraquecido, tendo de lidar com patologias como o prolapso de diferentes órgãos. Para prevenir futuras disfunções pelviperinas, é vital sensibilizar para a importância de manter um pavimento pélvico forte.

Laura Rojas, uma fisioterapeuta especializada nesta área, aconselha-nos a saber em que estado se encontra o nosso pavimento pélvico antes de praticar desporto. Desta forma, se partirmos de uma musculatura saudável e funcional, seremos capazes de realizar qualquer modalidade desportiva. Para tal, devemos realizar a manutenção adequada desta área, conhecendo-a e aprendendo como ativá-la e relaxá-la, estabelecendo uma formação específica para esta musculatura. O que também é relevante, segundo a Rojas, é avaliar hábitos de vida como má postura ou longas horas de sessão, entre outras questões. Por tudo isto, os relógios da gama Venu da Garmin são os aliados perfeitos, pois têm, entre muitas outras funcionalidades, avisos para andar a cada hora ou exercícios respiratórios para relaxar.

Disciplinas desportivas recomendadas

A partir daqui, e dependendo do estado pélvico de cada mulher, Rojas assegura que é necessário saber que algumas atividades desportivas são mais saudáveis do que outras. Pilates e yoga são normalmente os mais recomendados. Ambas as práticas permitem-nos treinar o nosso núcleo e pavimento pélvico, embora tenhamos de ter em conta que podem surgir dificuldades quando se trata de relaxar os músculos envolvidos, um fator determinante na saúde perineal. Estas duas atividades, bem como muitas outras, são instaladas nos relógios Garmin para que possam ser controladas a partir do pulso.

Riscos dos desportos de impacto

Segundo Rojas, se tivermos músculos abdominais profundos e um pavimento pélvico em forma, a corrida, que é uma disciplina de alto impacto, não precisa de conduzir a um problema, desde que mantenhamos um treino compensatório específico para o mesmo. Da mesma forma, quando se trata de treino de força e HIIT, não haverá problema com os esforços quando a técnica estiver correta.

No entanto, a Rojas aconselha os corredores regulares a ouvirem o seu corpo para reduzir o risco de problemas do pavimento pélvico. Para tal, devem ter em conta a intensidade e frequência do treino e a cadência, que deve ser entre 170 e 190 passos por minuto, idealmente 180 bpm. Os relógios inteligentes Venu da Garmin são particularmente relevantes aqui, uma vez que integram funções específicas para abordar estas métricas.

Como salienta Rojas, se não tivermos um pavimento pélvico em ótimas condições, face aos desportos de impacto, poderá não ser capaz de responder aos aumentos de pressão que ocorrem durante a corrida. Como resultado, isto poderia levar a sinais de fraqueza sob a forma de incontinência urinária ou anal, urgência urinária, peso vaginal, dores pélvicas e lombares e prolapso.

Cuidados com o pavimento pélvico durante o ciclo menstrual

A especialista em pavimento pélvico diz que nos dias antes e durante a menstruação, o tónus muscular do pavimento pélvico diminui, um fator a ter em conta quando adaptamos a nossa prática desportiva e escolhemos os exercícios com os quais nos sentimos mais confortáveis. Também é comum durante este período ter a barriga mais inchada, menos capacidade de enchimento da bexiga e mesmo sentir um ligeiro desconforto pélvico. Tudo isto pode afetar a forma como os músculos abdominais (um pouco mais distendidos durante estes dias) e o pavimento pélvico (mais hipotónico) respondem ao esforço.

Por esta razão, os relógios Garmin têm funções específicas para monitorizar o bem-estar e saúde das mulheres, desde a aplicação Garmin Connect™, tais como seguimento do ciclo menstrual, que o avisa quando o seu período menstrual é devido para que possa ter em mente e adaptar a sua atividade desportiva, bem como analisar as mudanças que o seu corpo sofre ao longo do ciclo menstrual, registando períodos e sintomas físicos, e oferecendo previsões de fertilidade durante o mês. Mas também é possível acompanhar a gravidez, estar ciente do tamanho do embrião durante toda a gravidez, receber conselhos sobre exercício e nutrição nesta fase e até mesmo acompanhar quando e durante quanto tempo o bebé se move, registando os sintomas. Também podem ser incluídos inputs para ter ainda mais informações sobre o estado de espírito e outros parâmetros.

Benefícios da monitorização da saúde no desporto

Para Rojas, conhecermo-nos a nós próprios é a chave do sucesso em qualquer desporto e nem sempre o fazemos corretamente. De facto, muitos dos desconfortos que sentimos estão relacionados com o facto de não ouvirmos o que o nosso corpo nos diz e o que ele precisa, tais como nutrição e hidratação adequadas, tempos de descanso, gestão do stress e o ciclo menstrual. Ela recomenda ter tudo isto em conta e adaptar o nosso treino em conformidade, o que nos permitirá alcançar os nossos objetivos desportivos mais rapidamente e com mais prazer. Neste sentido, ela dá o seguinte exemplo: "Se sabe que o seu telemóvel está a ficar sem bateria, liga-o para o carregar. Não sairia de casa com o mínimo de bateria ". Com o corpo devemos fazer o mesmo: "se te sentires cansado, descansa; se o stress te pesar, respira; e se, durante a fase pré-menstrual ou menstrual, o teu corpo te pedir para praticares exercício mais calmamente, escuta-o, e treina mais concentrado na mobilidade, alongamentos e exercícios de força de baixa intensidade".

Os relógios Venu da Garmin também podem ajudar aqui porque incluem o monitor Body Battery™ que utiliza uma combinação de dados de stress, variação da frequência cardíaca (HRV), sono e atividade para calcular as reservas de energia do seu corpo em qualquer altura, para que possa planear o seu dia e otimizar a sua atividade e tempos de descanso para que não esforce nenhum dos seus músculos, incluindo os do seu pavimento pélvico. Além disso, oferecem uma gestão avançada do stress com atividades guiadas de respiração consciente.

Além disso, para estabelecer exercícios que beneficiam o reforço do pavimento pélvico como rotina, temos uma série de funções centradas na gestão quotidiana, uma vez que podemos agendar cada sessão e, desta forma, receber alertas de modo a não esquecer nenhuma delas. Tudo isto graças a um widget prático quando combinado com um smartphone compatível.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: