Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

320 MHz: Os canais Ultra-Wide 320 MHz da WiFi 7 valem a pena?

320 MHz: Os canais Ultra-Wide 320 MHz da WiFi 7 valem a pena?
Share it:
Durante a era WiFi 5, o canal de 160 MHz foi introduzido pela primeira vez, mas só suportava dois canais de 160 MHz na banda de 5 GHz. Com o WiFi 6, estes canais podem ser divididos em subcarriers mais pequenos para uma atribuição mais eficiente a diferentes dispositivos.
Carlos Costa, Pre-sales engineer da TP-Link

Agora temos o WiFi 6E e a sua novíssima banda de 6 GHz, que é libertada do congestionamento dos dispositivos herdados e pode suportar sete canais de 160 MHz ao mesmo tempo.

Com o WiFi 7 no horizonte, a tecnologia mais recente inclui canais de 320 MHz. Então, será esta atualização apenas um número mais elevado no papel? Que tipo de dispositivos beneficiariam mais com ela? Precisa realmente de canais WiFi 7 320 MHz?

O que são canais de 320 MHz?

Pode imaginar os canais WiFi como estradas e os dados como automóveis. Isto significa que os canais de 80 MHz, 160 MHz e 320 MHz se assemelham a diferentes tipos de estradas com 2, 4, ou mais faixas. Quanto mais faixas tiver, mais larga é a estrada para que mais carros viajem a velocidades mais rápidas com menos engarrafamentos.

Enquanto 80 MHz se assemelha a uma rua de vizinhança e 160 MHz a uma estrada de 4 faixas, 320 MHz em WiFi 7 assemelha-se mais a uma super-estrada de 8 faixas, permitindo uma maior transmissão de informação ao mesmo tempo, ao mesmo tempo que liberta um tráfego mais intenso.

Quais são as vantagens dos 320 MHz?

Primeiro, os 320 MHz ultra largos têm um débito 4 vezes superior ao dos 80 MHz e 2 vezes superior ao dos 160 MHz. Isto significa que o WiFi 7 duplicou a capacidade de transmissão das tecnologias WiFi 6 e 6E de última geração.

Em segundo lugar, o canal mais largo reduz os atrasos e melhora ainda mais a taxa de transmissão. A taxa teórica máxima pode mesmo atingir uma notável taxa de 46 Gbps.

Em terceiro lugar, os canais de 320 MHz são colocados na banda mais aberta de 6 GHz. Isto evita as bandas de protocolo de transmissão sem fios mais comuns, resultando em menos interferências com o sinal.

Os canais de 320 MHz do WiFi 7 são adequados para si?

Conhecer a mais recente norma tecnológica pode entusiasmá-lo para o futuro do WiFi, mas ainda assim é importante perguntar a si mesmo se precisa realmente da mais recente norma. Afinal de contas, as velocidades oferecidas pelas gerações anteriores de WiFi podem ser suficientes para muitas das suas necessidades diárias.

De facto, com o rápido ritmo de desenvolvimento, pode até ser difícil notar as mudanças de um novo padrão para o seguinte. Mas muitas destas pequenas mudanças podem ainda ter um enorme impacto na sua vida.

Tome o 1080p como exemplo. Já passaram pouco mais de 10 anos desde que pôde transmitir vídeos com essa qualidade. Agora, provavelmente está a reparar que o vídeo 4K está gradualmente a tornar-se mainstream. Mesmo os jogos online de hoje são muito mais nítidos do que no passado e podem acomodar mais jogadores do que nunca.

Com o COVID-19, todos vimos o impacto que o WiFi fiável e rápido tem enquanto trabalhamos e estudamos a partir de casa. Sem as constantes atualizações de WiFi 5 para WiFi 6 e mesmo WiFi 6E, as pessoas podem não ter sido capazes de trabalhar em rede tão facilmente como agora.

Portanto, o aparecimento do WiFi 7 irá certamente mudar os hábitos de utilização da rede das pessoas. No futuro, poderemos ser capazes de ver a transmissão em direto de 8K de alta definição e jogar jogos em linha AR/VR em grande escala. Para empresas e governos, o WiFi 7 pode também conduzir a escritórios empresariais eficientes, gestão inteligente da segurança, e serviços de telemedicina.

Carlos Costa, Pre-sales engineer da TP-Link
Share it:

casa-inteligente

Post A Comment:

0 comments: