Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Eaton traça a evolução da tecnologia UPS: desde 1962

Eaton traça a evolução da tecnologia UPS: desde 1962
Share it:
Eaton traça a evolução da tecnologia UPS: uma história de sucesso ininterrupta
As fontes de alimentação ininterrupta (UPS) são uma peça de tecnologia crucial onde quer que o equipamento crítico ou sensível exija energia constante e limpa, desde instalações médicas e centros de dados a sistemas de emergência e de processamento industrial. Embora a história das UPS esteja algo envolta em mistério, sem data clara para a invenção e sem inventor que a possa reivindicar, a Eaton, empresa líder em gestão de energia, traça algumas datas mais relevantes desde o seu fabrico por si, na Finlândia, em 1962.

Desde então, percorreram um longo caminho, tendo só a Eaton criado mais de 200 inovações patenteadas relacionadas com a energia de reserva e a tecnologia de conversão de energia. E graças aos recentes avanços, as UPS podem agora também desempenhar um papel decisivo na realização da transição energética.

Enquanto os primeiros dispositivos deste tipo eram analógicos e tinham uma capacidade de apenas alguns quilowatts, as UPS modernas com processadores de sinais digitais podem lidar com grandes volumes de dados, o que permite funções e controlo muito mais avançados, combinados com vários megawatts de potência.

Em paralelo, a eficiência da UPS melhorou, com perdas de energia reduzidas de cerca de 20% há 30 anos atrás para 3% hoje em dia e a utilização de designs mais pequenos, sem transformadores, que requerem menos matéria-prima. Além disso, os modelos mais recentes beneficiam de uma comutação mais rápida, de uma eletrónica de potência melhorada e de uma refrigeração mais eficiente - tudo isto são considerações importantes face ao aumento dos custos de energia e de refrigeração e ao impulso para a descarbonização.
Juntos, estes avanços permitiram configurações modulares que oferecem fácil escalabilidade e manutenção - tudo o que precisa de ser feito para expandir a capacidade é adicionar outro módulo, e os módulos individuais podem mesmo ser reparados enquanto o resto permanece online. Como resultado, as últimas UPS proporcionam maior fiabilidade, disponibilidade e resiliência a um custo mais baixo.

E embora as UPS tradicionalmente dependessem de baterias de chumbo-ácido, estas estão agora a ser complementadas por baterias de iões de lítio que são mais pequenas, mais leves e mais adequadas para colmatar períodos mais longos sem energia. Acrescente-se a isto o desenvolvimento de supercapacitores, que não são baterias por direito próprio, mas podem armazenar e descarregar rapidamente grandes quantidades de eletricidade, e tornam-se possíveis características inteiramente novas.

Por outras palavras, o papel da tecnologia UPS é passar da proteção de cargas críticas para a proteção da rede em geral. As UPS de última geração, como o sistema EnergyAware da Eaton, são interativas na rede, o que significa que podem lidar com fluxos de energia bidirecionais em vez de apenas unidirecionais: em vez de se limitarem a absorver energia, estas UPS inteligentes são também capazes de alimentar a rede com energia em excesso - sem qualquer compromisso para as suas operações.

Por um lado, isto facilita a redução da carga na rede a curto e longo prazo e, por outro, apoia a expansão das energias renováveis, que estão sujeitas a maiores flutuações do que as fontes convencionais de energia fóssil. Ao permitir a estabilização da rede, uma gestão mais local da energia e um controlo avançado dos fluxos de energia, as UPS modernas podem assim dar um contributo importante para a transição energética.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: