Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Bosch e Universidade de Aveiro apresentam projeto de inovação para a transição energética

Bosch e Universidade de Aveiro apresentam projeto de inovação para a transição energética
Share it:
ILLIANCE integra Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial
  • Agenda ILLIANCE prevê um investimento total de 143 milhões de euros direcionado para I&D e Inovação Produtiva;
  • Consórcio liderado pela Bosch conta com a participação de empresas relevantes no contexto nacional e internacional, entre as quais a Revigres;
  • ILLIANCE visa potenciar os sistemas de energia do futuro para edifícios mais eficientes e sustentáveis, através do desenvolvimento de tecnologias relacionadas com eletrificação, bombas de calor e sistemas híbridos de gás e hidrogénio.
A Bosch vai desenvolver, em parceria com a Universidade de Aveiro (UA) e outras entidades do sistema científico nacional e empresas, o projeto de inovação ILLIANCE, direcionado para a transição energética do setor da climatização. Este projeto surge no âmbito das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial, e prevê um investimento total de 143 milhões de euros, com 53% do valor do investimento destinado à Inovação Produtiva e os restantes 45% a dedicados a Investigação e Desenvolvimento. O ILLIANCE irá criar cerca de 1.300 novos postos de trabalho altamente qualificados.

Com foco na eletrificação, hidrogénio, armazenamento e gestão de energia, e economia circular, o ILLIANCE é um projeto de inovação para a sustentabilidade e industrialização, que conta com a participação de um consórcio muito forte, liderado pela Bosch e pela UA na vertente científica, e constituído por vinte e duas empresas nacionais e internacionais, nove ENESII (Entidades não Empresariais do Sistema de I&I), uma Associação e dois clusters.

Organizado em três pilares essenciais, que passam pela melhoria da competitividade dos processos industriais, a preparação da transição energética através da eletrificação e do hidrogénio, e pela melhoria da gestão de energia e promoção da economia circular, a Agenda ILLIANCE tem como objetivo o desenvolvimento de novos produtos de elevada densidade tecnológica, para resposta à transição energética e à necessidade de melhorar a eficiência energética do setor da climatização, através do recursos a novas fontes de energia sustentáveis.

Para responder aos desafios de carácter ambiental, económico e social, os parceiros deste consórcio pretendem com o projeto ILLIANCE alcançar um impacto positivo no conforto, sustentabilidade e eficiência dos edifícios, através do desenvolvimento de produtos e soluções inovadoras que passam por tecnologias de refrigeração, bombas de calor, automação e robótica, AGVs, tecnologias avançadas de combustão híbrida, IoT, sistemas de armazenamento, tanques híbridos elétricos, entre outras tecnologias chave.

“O projeto ILLIANCE constitui um compromisso da Bosch, da Universidade de Aveiro e de todas as entidades e empresas que integram este consórcio para com a necessidade de encontrar soluções e produtos inovadores que contribuam para o processo de transição energética a que as empresas e sociedade em geral têm de responder com urgência”, explica Nelson Ferreira, responsável Internacional Indústria 4.0 na Bosch Termotecnologia em Aveiro. “Importa ainda reforçar que deste projeto vão resultar cerca de 85 novos produtos, tanto para uso privado como comercial, que vão, entre outros aspetos, potenciar o uso de novas fontes de energia, como o hidrogénio, e de soluções inovadores que potenciam o armazenamento de energia, sempre com o objetivo de tornar o consumo mais eficiente e sustentável”, reforça Nelson Ferreira.

“O encontro entre a indústria e a academia, promovido pelo projeto ILLIANCE, favorece a incorporação do conhecimento científico e tecnológico como catalisador do desenvolvimento de produtos inovadores e diferenciadores de forte valor acrescentado”, refere João Veloso, Vice-Reitor da Universidade de Aveiro. “É responsabilidade do sistema científico colocar o conhecimento ao serviço da sociedade e, como tal, o projeto ILLIANCE servirá também como demonstrador da capacidade da Universidade de Aveiro e restantes instituições científicas em responder de uma forma eficaz aos grandes desafios colocados pela indústria eser um exemplo de boas práticas a adotar na transferência do conhecimento”, adianta ainda João Veloso.

Este projeto cujo financiamento está integrado na Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial aprovadas, no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, e terá duração de três anos e data de conclusão prevista para 2025.

Termotecnologia: a forte aposta da Bosch nas tecnologias para a transição energética

Para a Bosch a transição energética é um dos tópicos essenciais da estratégia da empresa, nomeadamente através do desenvolvimento de tecnologias e soluções que permitam melhorar a eficiência energética e potenciem o recursos a fontes de energia renovável. Desta forma, a Bosch consegue responder ao duplo objetivo de ajudar a moldar a ação climática com tecnologia e expandir os negócios de serviços da empresa.

A resposta da Bosch à transição energética e à necessidade de edifícios e casas mais eficientes e sustentáveis passa, por exemplo, pela transição para formas de aquecimento alternativas como a bomba de calor, idealmente alimentada por eletricidade verde. Nesta estratégia, a Bosch em Aveiro assume cada vez mais um papel preponderante naquele que é o futuro das soluções de aquecimento e da termotecnologia. Prova disso é o recente anúncio feito pela empresa relativo ao investimento de 12 milhões de euros na instalação de uma nova linha de produção de bombas de calor, que deverá arrancar no primeiro semestre de 2023. Além disso, a Bosch quer também fazer a sua parte nos edifícios já existentes: com as suas caldeiras a gás prontas para hidrogénio, a empresa está a facilitar a mudança de sistemas de aquecimento a gás natural para hidrogénio. Além disso, ao conectar e integrar sistemas de edifícios, a Bosch aproxima-se simultaneamente do seu objetivo de gerar uma parcela maior de receita recorrente de serviços.

A Bosch apoia o Green Deal da União Europeia e vê em si uma responsabilidade especial em relação à sustentabilidade: com 400 localizações em todo o mundo, a Bosch é neutra em carbono desde 2020.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: