Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

O que é um software de gravação de ecrã e como escolher o melhor para ti

O que é um software de gravação de ecrã e como escolher o melhor para ti
Share it:
Existem diversas funções para vídeos gravados do ecrã do computador, se precisas de fazer um tutorial, demonstração de produtos, videoaulas ou gravar uma gameplay, usar o programa padrão de captura de ecrã do teu computador pode não ser suficiente para um conteúdo em alta qualidade.
O que é um software de gravação de ecrã e como escolher o melhor para ti
Gravar o ecrã do teu computador costumava ser um desafio, precisavas de usar ferramentas complicadas ou um software pago para isso. Hoje em dia já é possível criar vídeos quase profissionais com pouco esforço. Se precisas de uma gravação em alta qualidade ou gravar apenas uma parte específica do ecrã, um programa de gravação de ecrã em alta definição vai ser perfeito para ti.

O que é um software de gravação de ecrã?

Gravador de ecrã, software de gravação de ecrã, screencasting software e software de captura de ecrã são todos nomes diferentes para a mesma ferramenta, que permite que  graves vídeos do ecrã do teu computador. Esses programas variam em preço e funcionalidade, mas a maioria vai apresentar algumas ferramentas em comum, como ajustabilidade do formato de captura, edições de vídeo e tempo ilimitado de gravação.

Um software de gravação de ecrã pode gravar partes ou o ecrã inteiro do teu computador ou telemóvel. O vídeo pode incluir os movimentos do teu cursor e o que digitas no teu teclado, o que pode ser muito útil ao gravar tutoriais, por exemplo. Muitas vezes narração em áudio e anotações nos vídeos são oferecidos como ferramentas pelo programa de gravação.

Alguns softwares podem permitir que salves o arquivo de vídeo em vários formatos ou exportes o arquivo direto para plataformas e redes sociais, como YouTube. Outros softwares podem fazer tudo isso, mas ter menos ferramentas, por exemplo, nem todos os programas de gravação de ecrã podem gravar em alta definição. Cada software é único e a sua escolha vai depender de qual se encaixa melhor nas tuas necessidades e preferências.

É essencial que prestes atenção nas capacidades, ferramentas e pontos negativos do software antes de fazer download no teu dispositivo, além de ter em mente as tuas necessidades de gravação e a finalidade dos teus vídeos.

Gravar o ecrã do teu computador pode ter diversas finalidades, como por exemplo:
  • Fazer vídeos tutoriais
  • Gravar video aulas
  • Gravar gameplays
  • Apresentações de seminário online
  • Oferecer suporte técnico
  • Demonstrar produtos

Existem softwares pagos e gratuitos, ambos com qualidades e limitações. Se deves ou não investir num programa pago depende exclusivamente das tuas necessidades e preferências.

O que é um bom gravador de ecrã?

Para identificares um bom programa de gravação de ecrã, seja para browser ou desktop, procura pelas seguintes características básicas:
  • É fácil de usar
  • É possível gravar o ecrã inteiro, parte dele ou só uma janela
  • Permite anotações no vídeo
  • Inclui áudios do microfone ou do sistema
  • Captura vídeos de fontes externas
  • Permite exportações diretas para apps e redes sociais

É importante mencionar que muitos dos programas de gravação de ecrã vem com a opção de gravar em HD, porém vídeos em alta definição demoram muito tempo para fazer download, além de ocuparem mais espaço de armazenamento. Se precisas de vídeos leves e rápidos para baixar, não procures necessariamente por um software que tenha essa função.

Gravador de ecrã online

A maioria dos softwares de gravação de ecrã funcionam também no modo offline, ou seja, sem que estejas conectado numa rede de internet. Porém, existem os programas de browser, que funcionam exclusivamente se estiveres conectado à internet.

Se estás à procura de um software de gravação de ecrã para gameplays, por exemplo, um programa que funciona apenas pela internet não é a melhor opção para ti. Já se a função do vídeo for um tutorial de como fazer algo pela internet, o programa online vai funcionar perfeitamente, sem necessidade de baixar um programa mais profissional.

Como instalar o programa e gravar o ecrã do teu computador

Instalar os softwares de gravação de ecrã geralmente é uma tarefa bem fácil, a grande maioria dos programas já tem o link para download nos próprios sites, além de tutoriais de como utilizar todas as ferramentas disponíveis. Caso estiveres com dificuldades, é possível encontrar facilmente tutoriais de como utilizar os programas na internet.

Um dos softwares mais completos e recomendados é o Movavi Screen Recorder, que possui uma interface simples e intuitiva mas conta com ferramentas avançadas, tornando-se útil para iniciantes e profissionais. Esse programa permite que graves vídeos em alta definição com facilidade, para Windows ou Mac. Ele também permite que programes a tua gravação para começar num horário específico, edites os teus vídeos, desenhes ou escrevas nas gravações e graves áudio e webcam também. 

O Movavi Screen Recorder tem uma versão gratuita e uma versão paga, na versão gratuita não é possível remover a marca d’água da app.


Mesmo sendo fácil de utilizar, caso tenha dúvidas sobre a app ou como usar todas as suas ferramentas, o próprio site do Movavi Screen Recorder ensina passo a passo como gravar o ecrã, além de outras dicas e ferramentas disponíveis.

Alguns pontos importantes do Movavi Screen Recorder e porque recomendamos este programa:
  • Grava microfone e webcam
  • Permite escrever e desenhar no ecrã
  • Programar o horário da gravação
  • É fácil para iniciantes
  • Suporta vários formatos de arquivo de vídeo
  • Grava vídeos em alta qualidade
Caso o programa atenda à tua  necessidade, podes fazer download facilmente aqui.

Conclusões

Softwares de gravação de ecrã podem servir a uma variedade de propósitos, e o mais adequado para ti não precisa necessariamente ser pago ou o programa mais completo. Deves escolher o melhor programa baseado nas tuas necessidades e no sistema operativo que usas.

Caso as tuas necessidades mudem ou queiras mais ferramentas ou gravar vídeos com maior definição, podes assinar a versão paga do programa que utilizas ou trocar para outro com facilidade. Recomendamos o Movavi Screen Recorder por ser um programa fácil, intuitivo e completo que possui uma versão paga e uma versão gratuita.

Usas e recomendas algum software de gravação de ecrã? Deixa um comentário!
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: