Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Eaton alerta para atualização de instalações elétricas para reduzir o número de mortes em incêndios domésticos

Eaton alerta para atualização de instalações elétricas para reduzir o número de mortes em incêndios domésticos
Share it:
A Eaton recomenda a revisão contínua dos dispositivos de proteção para prevenir todos os tipos de riscos elétricos
As causas elétricas ainda estão por detrás de uma grande parte dos acidentes que ocorrem em casa embora em Portugal existam poucos dados sobre este tema. Em Espanha, contudo, de acordo com dados do "Estudo das Vítimas de Incêndios em Espanha 2020" da Fundação Mapfre, 34% dos incêndios em casas em que foram registadas mortes em 2020 deveram-se provavelmente a falhas elétricas, que é a primeira causa, como em 2019.

O circuito elétrico é uma das principais causas elétricas deste tipo de incidente e pode ser devido a múltiplos fatores: cabos defeituosos, animais de estimação ou roedores que mastigam através do isolamento, cabos desatualizados ou sobrecarregados, etc. Embora a maioria das casas já esteja protegida contra sobrecargas e curtos-circuitos ou correntes de fuga de terra, este não é o caso dos circuitos elétricos, pois estes têm um comportamento que os elementos de proteção tradicionais não são capazes de detetar.

Proteção abrangente contra riscos elétricos

A Eaton, empresa de gestão de energia inteligente, recorda a importância de modernizar as instalações elétricas nas casas e de dispor de dispositivos capazes de as proteger das várias causas possíveis de incêndios, garantindo assim uma maior segurança.

"Apesar de uma redução nos últimos anos, o número de incêndios em casas ainda é elevado. Para garantir que estes números continuem a cair, é essencial modernizar as instalações elétricas, especialmente as que têm mais de 40 anos, e que sejam submetidas a inspeções regulares. Por outro lado, é importante sensibilizar para a necessidade de as casas terem dispositivos que as protejam contra todo o tipo de falhas elétricas, incluindo circuitos eelétricos", diz José Antonio Afonso, responsável do segmento deCommercial Buildings da Eaton na Península Ibérica.

Um exemplo de tal dispositivo é o AFDD+ da Eaton, que oferece uma proteção abrangente contra incêndios causados por falhas. Graças à monitorização eletrónica contínua da linha que protege, o dispositivo deteta tais falhas e tropeça automaticamente, ajudando a prevenir incêndios causados eletricamente em casas. A grande vantagem deste dispositivo é que protege contra todos os tipos de perigos elétricos, pois combina as funções de proteção de um disjuntor diferencial, um pequeno disjuntor magneto-térmico e um dispositivo de deteção de falhas de arco, tornando-o capaz de lidar com choques elétricos, sobrecorrentes, bem como curto-circuitos ou falhas de arco em cabos de energia.
Share it:

casa-inteligente

Post A Comment:

0 comments: