Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Sexta edição do Festival Mental arranca esta semana em Lisboa

Sexta edição do Festival Mental arranca esta semana em Lisboa
Share it:
O Festival Mental está de volta na VI edição com programação no Cinema São Jorge, Atmosfera M e Ferroviário
Sexta edição do Festival Mental arranca esta semana em Lisboa
O Festival Mental regressa esta semana para a sua sexta edição, que tem lugar no Cinema São Jorge, Atmosfera M e Ferroviário, em Lisboa, de 19 a 27 de maio.

Esta edição tem como temas principais o Medo, Direitos Humanos e Saúde Mental, e Trauma e Superação.

O Festival Mental inclui na sua programação o M-Cinema – Mostra Internacional de curtas e longas-metragens; os painéis M-Talks e M-Debate; Literatura; Dança; Teatro; o M-Jovem; e a música, com o My Story My Song.

O M-Cinema começou em 2018 e é uma mostra de filmes internacionais que todos os anos tem vindo a ser reforçado com centenas de submissões oriundos de dezenas de países, incluindo cada vez mais produções nacionais. Nesta edição, o filme vencedor do programmer’s pick é português: chama-se Alexandria e conta com a realização de Luís Miguel Pereira e Thiago Cavalheiro, que marcarão presença no cinema São Jorge.

Catarina Belo, responsável pela programação do M-Cinema, refere que “em 2018 criámos uma mostra de cinema internacional através da plataforma FilmFreeway. A opencall tem repetido o interesse e reforçado o número de países representados, contando com maior participação nacional a cada ano que passa, o que nos enche de orgulho.”

Já o Mental Jovem apresenta uma programação reforçada nesta edição, tendo como objetivo trazer o cinema e o teatro com as peças “Pé no Chão” e “Todas as Coisas Extraordinárias” até aos jovens e expor problemas com troca de ideias de uma forma clara e simples.

As M-Talks contam com painéis de luxo sempre moderados por jornalistas, que incluem profissionais das mais diversas áreas que vão das artes aos profissionais de saúde mental que também conversam com o público e ajudam a esclarecer dúvidas.

O M-Debate, cujo tema é a Saúde Digital, traz-nos nesta edição as actuais discussões sobre o Direito à Privacidade e Direito ao Esquecimento com entrada livre e convite para a participação activa do público, com a participação de Fernando Alvim, locutor e humorista, Miguel Oliveira da Ordem dos Psicólogos e José Pereira, associado da Abreu Advogados.

Não podia faltar a música, com o My Story My Song onde os autores são convidado a escolher temas que os ajudaram a ultrapassar momentos mais difíceis. Interpretando versões muito próprias dessas músicas, entra-se num diálogo com o público presente que pode interagir com questões e apontamentos. O cartaz deste ano, a acontecer no Ferroviário, tem como convidados JP Simões e Luiz Caracol que dispensam apresentações.

Há ainda espaço para a Dança com o bailado “Vivências” e a Literatura, com mais uma edição da chancela Mental, desta feita assinada por Rita Tormenta e intitulada “Centrifugar Angústias a 1600 rpm”.

Para Ana Pinto Coelho, diretora e curadora do Mental, “o foco na Cultura é uma vertente essencial como grande aliada terapêutica da Saúde Mental, tanto na prevenção, como para ajudar a entender um Mundo de questões e problemas” e reforça com o destaque natural para “o M-Cinema, a mostra de curtas e longas metragens é uma faceta importante para nós” e as M-Talks, “debates cada vez mais urgentes e actuais num mundo em permanente mudança”.

Este festival é uma produção da Safe Space Portugal, uma associação sem fins lucrativos, que nasceu em 2017 para combater a iliteracia sobre a saúde mental. Com interesse de saúde pública único e com uma escolha de ambientes e espaços seguros e comuns, convida à promoção, à partilha de experiências e à comunicação de ideias, enquanto se combate o estigma, preconceito e isolamento.

O Mental conta com a coprodução da Coordenação Nacional das políticas de Saúde Mental.

As restantes datas desta edição são: 26 de maio na atmosfera m para o lançamento literário; e 27 de maio, no Ferroviário, para encerrar com o concerto My Story My Song.

A agenda está disponível em www.mental.pt/agenda e os bilhetes poderão ser adquiridos na TicketLine e nos próprios locais.

Para mais informações: Brochura oficial em formato digital
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: