Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

42 Porto foi oficialmente inaugurada e já tem cerca de 150 candidatos a prestar provas nas suas instalações

42 Porto foi oficialmente inaugurada e já tem cerca de 150 candidatos a prestar provas nas suas instalações
Share it:

 42 Porto foi oficialmente inaugurada e já tem cerca de 150 candidatos a prestar provas nas suas instalações


Inaugurada oficialmente hoje, a 42 Porto já recebeu mais de 3300 candidaturas desde que anunciou abertura, há cerca de um mês e meio.150 desses candidatos já se encontram mesmo a prestar provas nas instalações dos Aliados, integrados na Piscine de julho, um bootcamp de admissão onde os candidatos passam 26 dias intensivos a aprender as bases de programação e a descobrir se a 42 é a escola certa. Os bem sucedidos ganham uma vaga no curso com início em outubro. Até lá estão agendadas mais duas Piscines, em agosto e em setembro. 

A cerimónia que marcou a inauguração oficial da 42 Porto, considerada a melhor escola de programação do mundo, teve lugar hoje e no programa constou uma visita às instalações e interação com os candidatos, e também uma talk sobre Tecnologia e Talento que juntou três parceiros da 42 Porto, Gonçalo Quadros, 

fundador da Critical Software, Marcus Bronstein, CTO da SaltPay, e RicardoValente, Vereador da Câmara Municipal do Porto com o Pelouro da Economia, Emprego e Empreendedorismo. A conversa foi moderada por Pedro Santa Clara, Diretor da 42 em Portugal. 

No evento esteve também presente Sandra Santos, CEO da BA Glass, Paulo Guedes, CFO da Critical Techworks, José Maria Ferreira, CEO da Ecosteel, João Gunther do Amaral, Administrador da Sonae, Cristina Amorim e João Pedro Azevedo, da Amorim, Fernando Paula, Vereador da Câmara Municipal do Porto, José Teixeira, CEO da DST Group, José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties, e Paulo Marques, Fundador da Feedzai, todos parceiros da 42 Porto.

“A cerimónia de inauguração era um momento ansiado para assinalar a chegada da 42 ao Porto e para termos a oportunidade de juntar os nossos parceiros e candidatos, reforçando desta forma a ligação entre todos, que se espera muito produtiva. A 42 Porto permite-nos alargar esta oferta educativa ao norte do país, estendendo assim a possibilidade de mais portugueses se juntarem ao curso, aumentando a resposta às necessidades de talento das empresas locais em profissionais ligados à tecnologia e à programação. Estamos muito satisfeitos com a atratividade que temos vindo a gerar, mas queremos reforçar a presença e aumentar o número de candidaturas para as Piscines e para o primeiro curso no Porto”, destacou Pedro Santa Clara, Diretor da 42 em Portugal.

O primeiro programa na 42 Porto arranca em outubro e estão agendadas mais duas Piscines antes do seu começo, em agosto e setembro. As candidaturas estão disponíveis em apply.42porto.com. Desde a passada segnda-feira que os 150 candidatos à 42 Porto mergulharam na primeira Piscine, a de julho e que corresponde à última fase do processo de seleção. Entre os candidatos encontram-se finalistas do Ensino Secundário, bartenders, polícias, engenheiros civis, profissionais de limpeza, motoristas, advogados, músicos, farmacêuticos, entre outros, com idades compreendidas entre os 17 e os 59 anos. Juntos,durante as próximas três semanas vão descobrir muito sobre programação, sobre a 42 e, acima de tudo, sobre eles próprios.

O curso da 42 é 100% gratuito e baseia-se no desenvolvimento prático de projetos entre pares, sem horários ou professores, e com uma duração estimada entre 12 e 18 meses, assumindo uma carga horária de 40 horas semanais. No final desta etapa, os alunos complementam a sua formação com uma experiência profissional, após a qual poderão optar ou não por prosseguir o seu percurso na 42 escolhendo uma especialização. As candidaturas estão abertas a qualquer pessoa, independentemente do seu percurso académico, experiência profissional ou background económico. O único requisito é ter pelo menos 18 anos ou o 12º ano concluído.

No Porto, para além dos parceiros fundadores Critical TechWorks e SaltPay a 42 conta ainda com o apoio de vários mecenas, nomeadamente a Câmara Municipal do Porto, Amorim, BA Glass, Ecosteel, Sodecia, Sogrape, Sonae, Prozis, Vicaima, João Nuno Macedo Silva e Lionesa.

A 42

Fundada em Paris em 2013, a 42 tem hoje mais de 15 mil alunos em 25 países, sendo reconhecida como uma das melhores escolas de programação do mundo. A 42 chegou a Portugal em julho de 2020. Desde que abriu portas em Lisboa registou mais de 20.000 candidaturas de todo o país e conta hoje com cerca de 400 alunos dos 17 aos 57 anos (50% nunca antes havia escrito uma linha de código). O background socioeconómico e profissional dos alunos é extremamente variado, desde Personal Trainers, Motoristas, Chefs, Canalizadores, Pilotos, Militares, Médicos, Engenheiros. Mesmo sem terem ainda completado o curso, cerca de 10% destes alunos já conseguiu emprego enquanto developer.

Em Lisboa, a 42 tem o apoio dos parceiros fundadores Banco Santander, Vanguard Properties, Fidelidade e Reformosa, bem como da Bi4all, Mercedesbenz.io, Observador, Dstgroup, BA Glass, Casa Relvas, NTTData, Huawei, KPMG, Axians, Sul Account, The Claude and Sofia Marion Foundation, Família Alves Ribeiro, Rita e Filipe Botton e Fundação José Neves.

O apoio destes mecenas, revela uma aposta de empresas e individuais, num modelo de educação mais inclusivo e mais tecnológico. Toda a informação sobre a 42 Porto pode ser consultada em www.42porto.com.

Como funciona?

O curso da 42 é partilhado nas mais de 40 escolas em todo o mundo. Demora entre 12 e 18 meses a concluir, caso o aluno dedique cerca de 40h semanais ao programa. Depois disso, mergulha na sua primeira experiência profissional ainda antes de receber o diploma.

Posteriormente, os alunos podem começar a sua Especialização, altura em que decidem quais as áreas que mais lhe interessam e que querem explorar, como cyber security, data analytics, web development, entre muitas outras. Mais uma vez, e para que depois receba certificado de especialização, terá que completar uma experiência profissional em que coloque em prática toda a aprendizagem. 

A metodologia de aprendizagem assenta numa experiência project based e peer learning, muito enriquecida pela vivência física dos alunos no Campus. 

Complementado com as experiências profissionais exigidas no final de cada etapa, o curso e especialização da 42 prepara os alunos de uma forma prática, promovendo o desenvolvimento das competências do futuro.

Todos os parceiros da 42 têm acesso a uma plataforma onde podem divulgar ofertas de emprego para os alunos de toda a rede 42, e não apenas para os do Campus da sua cidade/país.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: