Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Startups e PME’s desenvolvem projetos colaborativos no Check-IN, Tourism Innovation

Startups e PME’s desenvolvem projetos colaborativos no Check-IN, Tourism Innovation
Share it:

 Startups e PME’s desenvolvem projetos colaborativos no Check-IN, Tourism Innovation 

 O programa de inovação aberto ao setor do turismo - Check-In Tourism Innovation juntou este ano, na sua segunda edição, 20 Startups e 18 PME’s em projetos colaborativos para o desenvolvimento de soluções inovadoras dirigidas ao setor das viagens e do turismo.

O Programa - promovido pelo Haddad Entrepreneurship Institute em cooperação com o Westmont Institute of Tourism and Hospitality (ambos da Nova SBE) em parceria com o Turismo de Portugal – reuniu 76 candidaturas, avaliou 362 propostas e pré-selecionou para finalistas 20 startups. À fase final, de concretização efetiva de pilotos, chegaram 10 startups e 13 parceiros que, durante o Demo Day, apresentaram 21 soluções inovadoras que propõem tornar o setor do turismo mais digital, próximo, eficiente, sustentável e seguro.

Incrementar a atratividade, sustentabilidade e segurança do setor do turismo foi o grande desafio colocado a startups e PME’s cujos projetos, desenvolvidos ao longo de 12 semanas, responderam às necessidades mais prementes do sector.  Na presente edição do Check-IN, Tourism Innovation, destaque para 3 das soluções apresentadas:

Startup Zoomguide. Piloto com parceiro Parques de Sintra 

Tecnologia, que com recurso a IA, permite explorar inúmeros pontos de interesse em 3 salas do Palácio Nacional de Sintra (pinturas, mobiliário, elementos arquitetónicos). Com acesso a inúmeros conteúdos (desde áudio a realidade aumentada) e disponível em vários idiomas, a tecnologia é adaptada às necessidades de diferentes públicos, incluindo o público com deficiência.

Startup Faundit. Piloto com parceiro United Hotels

Plataforma online (SAAS) para registo, localização e devolução de itens perdidos. O projeto foi implementado em 9 unidades hoteleiras United Hotels, permitindo aos hospedes o registo online para posterior localização, através de IA, dos seus itens perdidos.

Startup Bitskout; Piloto com parceiro Top Atlântico

Plataforma de software que, através de IA, permite extrair de e-mails provenientes de vários clientes, informações de viagens em português. Com este projeto é possível reduzir o trabalho manual, extraindo automaticamente informações básicas, como datas, informações de voo/hotel/transportes, etc., para um sistema de gestão baseado na nuvem.

Para conhecer todos os projetos apresentados no 2º Demo Day consulte https://bit.ly/3Pn4nCd

Check-IN, Tourism Innovation

Trazer às Startups e PME’s, nacionais e internacionais, os recursos, dinamismo e inovação necessários para fazer face à nova era do Turismo foi o grande objetivo da Nova SBE ao lançar o Programa Check-IN, Tourism Innovation. A iniciativa, que alerta para a importância das tecnologias digitais na recuperação do setor, durante e pós-pandemia, pretende não só aumentar a segurança e confiança dos viajantes (cada vez mais conscientes e exigentes), como também repensar o setor de uma forma integrada e sinergética, apontando a inovação e a tecnologia como protagonista na reconstrução e preparação do setor para aquela que se prevê ser uma nova forma de viajar, mais responsável, sustentável e digital 

Na primeira edição do Check-IN, Tourism Innovation, realizado em 2021, participaram no desenvolvimento de 20 pilotos, 10 Startups e 9 PME’s. 

Em 2022, o interesse das Startups, nacionais e internacionais, pelo Programa manifesta-se num aumento em 60% no número de candidaturas, tendo também as PME’s revelado um interesse crescente na iniciativa com 90% dos parceiros que participaram na 1ª edição a dar continuidade à parceria pelas mais valias de inovação e disrupção que encontram nos projetos desenvolvidos.  Mário Pires, Head of Innovation da Top Atlântico, parceiro da iniciativa, refere a propósito deste tema “criámos 2 pilotos de sucesso com as startups e temos grandes expectativas quanto ao seu desenvolvimento. Estamos muito gratos ao programa Check-IN e ao Turismo de Portugal pela oportunidade que nos foi dada.”

Assumindo-se como uma plataforma dinâmica onde as ideias e projetos fluem de forma livre e estão em constante desenvolvimento, a Nova SBE pretende agregar um diversificado conjunto de intervenientes na promoção de um programa de inovação aberta com uma estreita articulação entre a Academia, as empresas do setor e as startups. Desta forma, a escola pretende assumir um papel ativo e responsável na preparação das empresas de hoje para o Turismo de amanhã.

Reveja o Demo Day em: https://bit.ly/3Pn4nCd 

Mais informações em: https://www.checkinopen.pt 


Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: