Total Pageviews

19,812,862

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Acer Partilha Metas e Conquistas da sua Missão de Sustentabilidade Earthion no Acer Green Day

Acer Partilha Metas e Conquistas da sua Missão de Sustentabilidade Earthion no Acer Green Day
Share it:
  • A Acer convoca mais parceiros e fornecedores a juntar-se à missão Earthion, amplificando os impactos positivos no ambiente;
  • A empresa aumentou o CDP Supply Chain a três níveis de fornecedores;
  • As inovações em soluções de cidade inteligente da Acer contribuem para reduzir a pegada carbónica e promover uma vida mais sustentável;
  • Expansão do programa “Desafio dos 21 Dias” para promoção de práticas mais verdes;
  • O Acer Chromebook Vero 514 é o produto mais recente da linha Vero de dispositivos ecológicos, que inclui portáteis, desktops, monitores, projetores e acessórios.
Os desafios ambientais são cada vez mais presentes. A Acer desafia mais parceiros e fornecedores a unir forças para reduzir os impactos nocivos ao ambiente e poupar recursos valiosos, fazendo a transição rumo a uma economia circular. Com o número crescente de desastres naturais em todo o mundo, cuja frequência e intensidade são amplificados pelas alterações climáticas, é necessária uma ação construtiva e coletiva para responder aos problemas ambientais da atualidade.

A ação combinada é essencial para a promoção de impactos positivos no ambiente. De acordo com a Thomson Reuters Foundation, é preciso redobrar os esforços no clima e natureza em 2022 para reduzir a poluição de carbono acumulada a partir desta década, numa tentativa de preservar o teto de aquecimento de 1,5 graus Celsius e, assim, minimizar os impactos prejudiciais das alterações climáticas no planeta e nos seus habitantes.

A Acer compreende a urgência deste desafio, e convoca mais empresas a juntar-se ao movimento verde. Além disso, a Acer partilha o progresso dos seus esforços rumo à sustentabilidade ambiental, que é possível com a colaboração de parceiros, fornecedores e funcionários da Acer no Acer Green Day, com a esperança de inspirar outros a fazerem a sua parte pela Terra.

A Acer começou a incorporar práticas de sustentabilidade nas suas operações há mais de uma década. Desde 2008, a empresa introduziu o CDP Supply Chain para a divulgação de informação sobre carbono para identificar riscos e oportunidades na sua cadeia de fornecimento. Este ano, a Acer aumentou a cobertura do CDP Supply Chain a três níveis de fornecedores. Em 2013, a Acer começou a aumentar significativamente o conteúdo reciclado nas embalagens dos seus notebooks. Em 2017, a Acer lançou o Project Humanity para unir toda a sua equipa global na criação de um quadro de sustentabilidade para iniciativas amigas do ambiente e incutir uma filosofia verde na cultura da empresa, com a participação de mais de 70% dos seus funcionários.

Com um compromisso no âmbito da abordagem Environmental, Social and Governance (ESG), a Acer lançou em 2021 o programa Earthion e começou a trabalhar de perto com fornecedores e parceiros para implementar iniciativas amigas do ambiente no seu ecossistema de cadeia de fornecimento, com um foco primário na energia, design de produto, design de embalagem, produção, logística e reciclagem. Desde o design de produto até ao fabrico, a Acer está consciente dos impactos ambientais por detrás destes processos. A força motivadora por detrás do Earthion é a crença de cada membro de que a colaboração mútua pode efetivamente criar um impacto positivo no ambiente.

Uma manifestação destes esforços é a linha Vero de dispositivos ecológicos, lançada em 2021, que oferece aos consumidores opções mais verdes. Os produtos Vero pretendem incorporar materiais amigos do ambiente e reciclados, e são projetados para prolongar o seu tempo de vida e reduzir a utilização de materiais e o desperdício global.

Fabrico Responsável e Sistemas Logísticos

Para combater o impacto dos processos de fabrico no ambiente, a Acer intensificou a sua colaboração com os parceiros Compal e Quanta para melhorar os seus sistemas de gestão de resíduos. Desde a redução do uso de sacos de plástico na linha de produção, até à incorporação de mudanças no sentido da sustentabilidade no sistema de produção, a Acer está a trabalhar em conjunto com os seus parceiros e fornecedores para criar processos de fabrico e logística mais responsáveis.

A eliminação do excesso de fita de segurança utilizada no processo de embalagem de paletes foi uma das alterações feitas para ajudar a reduzir os resíduos não recicláveis no seu sistema logístico. Após cuidadosa avaliação e testes para verificar os níveis de segurança das embalagens, a Acer foi capaz de remover fitas de segurança desnecessárias dos seus envios de monitores, o que se espera que poupe cerca de 5.500 km de fita em 2023, aproximadamente a distância de Londres a Nova Iorque.

O desenvolvimento de um sistema de contabilidade de carbono para as atividades de transporte da Acer foi outro passo crítico em direção à sua política verde, especialmente porque as indústrias de transporte de mercadorias e logística contribuem para quase 10% das emissões globais de gases com efeito de estufa. O sistema proporciona uma abordagem unificada para medir e reportar as emissões de gases com efeito de estufa da Acer provenientes dos transportes e será eventualmente implementado em todo o mundo.

Linha Vero de Dispositivos Ecológicos

A Acer lançou a linha Vero começando com o computador portátil Aspire Vero, o seu primeiro computador portátil “verde” com 30% de plástico pós-consumo reciclado (PCR) no chassis e 50% de plástico PCR nas tampas do teclado para reduzir a poluição resultante da produção de plástico virgem e resíduos. O dispositivo foi também concebido para simplificar o processo de reparações ou atualizações para prolongar a sua vida útil, sem comprometer o desempenho e a qualidade.

Hoje, a Acer apresentou uma nova entrada ao portfólio Vero - o Acer Chromebook Vero 514 - que inclui agora portáteis, monitores, projetores, desktops, acessórios e muito mais, impulsionando a adoção de materiais reciclados nesta categoria de produtos.

A embalagem da Aspire Vero também foi reimaginada do zero, de acordo com um sistema de design que cobre múltiplas linhas de produtos, tamanhos de dispositivos e componentes de embalagem. Premiada pelos Red Dot Brands & Communication Design pelo seu design de embalagem, a caixa exterior é constituída por pasta de papel 80-85% reciclada, e o acondicionamento de plástico é reduzido através da utilização de mangas de papel para proteção do adaptador. Além disso, a bolsa do portátil e a folha entre o teclado é feita com 100% de PET (polietileno tereftalato) reciclado. A restante embalagem é 100% reciclável, e a sua divisória interior é mesmo reutilizável: com apenas alguns passos extra, os utilizadores podem transformá-la num suporte ajustável para portátil.

Conseguir um equilíbrio entre sustentabilidade, utilização de materiais reciclados e durabilidade do produto tem sido sempre um desafio. A Acer tem trabalhado diligentemente com os seus designers e parceiros, incluindo Golden Arrow, Shin Shin, Sun Young, Quanta e Wistron, para encontrar formas inovadoras de implementar materiais mais ecológicos sem sacrificar a durabilidade e robustez. À medida que a Acer se aproxima do seu objetivo de incorporar até 30% de conteúdo plástico PCR nos seus produtos principais até 2025, a empresa continua a procurar materiais novos e mais ecológicos para o futuro desenvolvimento de produtos.

Soluções de Cidade Inteligente Contribuem para Poupar Recursos

Alinhada com a sua missão de desenvolver designs de produtos mais ecológicos, a Acer tem trabalhado em soluções de cidade inteligente que reduzem o desperdício de recursos e criam estilos de vida mais eficientes e sustentáveis. Em várias cidades, a Acer implementou uma solução inteligente de estacionamento à beira da estrada e de carregamento EV, que ajudam os condutores a encontrar espaços para reduzir eficazmente o tempo de inatividade na estrada e o consumo de energia, reduzindo assim o tráfego e diminuindo as suas emissões de carbono. A Acer também desenvolveu soluções inteligentes para conservar água, monitorizar a qualidade do ar, e melhorar as condições gerais do nosso ambiente.

Objetivo: Usar Energia 100% Renovável até 2035

O Grupo Acer aderiu à iniciativa RE100 em 2021 e comprometeu-se a usar energia 100% renovável até 2035. Para além do lançamento da plataforma “Earthion” e da adoção do sistema de divulgação global do CDP, as operações da Acer começaram a utilizar a energia verde já em 2011, com alguns locais a instalarem mesmo painéis solares para gerar a sua própria energia. Desde o final de 2020 que os escritórios da Acer em mais de 30 países em todo o mundo utilizam energia 100% renovável. Por sua parte, 45% da energia utilizada pelo Grupo Acer é renovável.

A Acer acredita que a sustentabilidade é um esforço global que necessitará da contribuição de todas e todos para fazer uma verdadeira diferença. A Acer não só pretende proporcionar aos consumidores a oportunidade de escolher produtos que sejam mais amigos do ambiente, mas também quer empoderar as empresas a juntarem-se à sua jornada de transição para uma economia circular e de baixo carbono.

No Acer Green Day, a Acer também deu início ao seu “Desafio dos 21 Dias” como parte da sua missão Earthion de encorajar os seus funcionários a adotar ações verdes diariamente e torná-las um hábito. Esse desafio estendeu-se agora aos funcionários dos parceiros e fornecedores da Acer, bem como aos consumidores. Os consumidores podem participar através do Instagram em #Acer21DayChallenge, que segue vários heróis influenciadores que contam as suas histórias sobre redução/reciclagem e atividades que integram ações amigas do ambiente nos seus estilos de vida. 

Para mais informações sobre o Acer Green Day, por favor visite https://www.acer.com/earthion/pt-pt/.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments:

Also Read

Como integrar práticas de Sustentabilidade no Desenvolvimento de Software? Rumos responde no próximo webinar Tech in Progress

Como integrar práticas de Sustentabilidade no Desenvolvimento de Software? Rumos responde no próximo webinar Tech in Pro