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Bosch testa células de combustível em carrinhas comerciais

Bosch testa células de combustível em carrinhas comerciais
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Hidrogénio também para veículos comerciais ligeiros
  • Dois veículos de demonstração estão a fornecer dados abrangentes para o desenvolvimento deste sistema de acionamento alternativo.
  • A Bosch está a usar os seus próprios componentes de célula de combustível para os testes.
  • As descobertas iniciais sobre o alcance e os tempos de reabastecimento são impressionantes.
  • Qualquer pessoa pode experimentar os veículos de teste na IAA Transportation em Hanover.
As carrinhas levam as mercadorias ao seu destino rapidamente, de preferência usando um motor de força com zero emissões. No entanto, quanto mais longa a viagem e mais pesado o veículo, mais o acionamento elétrico baseado em bateria atinge os seus limites. E é aí que os pontos fortes da célula de combustível entram em jogo. A Bosch equipou agora duas carrinhas com esta tecnologia e iniciou a operação de teste na estrada. “A célula de combustível permite longas distâncias e tempos de reabastecimento curtos, o que torna as viagens longas mais económicas”, afirma Dr. Markus Heyn, membro do conselho de administração da Bosch e presidente da divisão de negócio de Soluções de Mobilidade. “Com as duas carrinhas de célula de combustível, estamos a expandir a nossa compreensão do sistema e a mostrar que a célula de combustível também pode ser uma solução de acionamento adequada para veículos comerciais ligeiros.” O parceiro no projeto é a ABT eLine GmbH, que projetou e converteu os veículos em conjunto com a Bosch Engineering GmbH. Na IAA Transportation em Hanover, a Bosch oferece aos visitantes interessados a oportunidade de experimentar os veículos de teste e a tecnologia de célula de combustível da Bosch em pista.

Grande parte dos componentes da Bosch em uso

Os desenvolvedores foram capazes de usar componentes da Bosch em quase todo o sistema de célula de combustível. É utilizado um kit de célula de combustível, que compreende a pilha, o módulo de alimentação de ânodo incluindo injetor de gás hidrogénio e ventilador de recirculação, a unidade de controlo eletrónico, o compressor de ar elétrico e componentes para o sistema de armazenamento de hidrogénio e ainda um grande número de sensores. A base técnica para ambos os veículos são carrinhas disponíveis comercialmente que funcionam apenas com energia elétrica. As baterias, incluindo os periféricos, foram substituídas pela célula de combustível, cinco depósitos de armazenamento para um total de mais de 10 quilos de hidrogénio e uma bateria menor de íons de lítio. “Acomodar os componentes da célula de combustível no espaço de instalação disponível foi um grande desafio”, explica Dr. Uwe Gackstatter, presidente da divisão Bosch Powertrain Solutions. O parceiro ABT eLine adaptou o sistema de refrigeração, o sistema de controlo do veículo e o sistema elétrico. A Bosch projetou o sistema de célula de combustível, integrou-o no veículo junto com o sistema de armazenamento de hidrogénio e desenvolveu o sistema de controlo associado. Após os testes técnicos exigidos, os veículos foram homologados para uso rodoviário.

O projeto já traz insights importantes: mesmo carregados, os veículos podem percorrer até 540 quilómetros e são reabastecidos totalmente em seis minutos. A célula de combustível pode, portanto, ser um bom complemento para o acionamento elétrico a bateria no futuro para operadores de frota cujas carrinhas percorram distâncias particularmente longas durante o dia e retornam à instalação de manutenção e armazenamento à noite.

Célula de combustível e hidrogénio prontos para o próximo passo

Os primeiros componentes Bosch para células de combustível já estão em produção. Mas o trabalho está longe de terminar. “Precisamos do máximo de dados possível de operações reais de condução para desenvolver ainda mais o sistema”, explica Gackstatter. Graças à conectividade na cloud, os dois veículos de teste entregam agora os dados em tempo real aos computadores dos desenvolvedores, complementando os valores medidos nos bancos de teste. Com esse conhecimento, a Bosch pode disponibilizar aos clientes componentes que foram testados ainda mais cedo, bem como suporte abrangente no design do sistema.

No entanto, ainda são necessários mais passos para que a tecnologia de combustível faça um grande avanço. “A indústria e a política devem trabalhar em conjunto para remover os obstáculos às tecnologias de hidrogénio”, alerta Gackstatter. Por exemplo, o desenvolvimento de uma infraestrutura de depósitos e a produção de hidrogénio verde em maiores quantidades continuam a ser tarefas que só podem ser resolvidas em conjunto.

BOSCH PRESS CONFERENCE: Segunda-feira, 19 de setembro de 2022, das 11h10 às 11h30 CEST: com Dr. Markus Heyn, membro do conselho de administração da Bosch e presidente do setor de negócios de Soluções de Mobilidade, no stand B22 da Bosch no hall 20 e via transmissão ao vivo no Bosch Media Service.

Painéis com especialistas da Bosch na Conferência IAA:
  • Terça-feira, 20 de setembro, 14:15 – 15:15 CEST no Industry Forum: Apresentação: “Como gerir os desafios operacionais das frotas de veículos elétricos multimarcas” por Michael Köhler, vice-presidente senior da unidade de negócios de baterias da Robert Bosch GmbH
  • Terça-feira, 20 de setembro, 17:30 – 17:45 CEST no Palco Principal: Palestra: “Soluções de motor de força para transporte futuro” por Jürgen Häusser, vice-presidente de gestão de produtos de veículos comerciais e off-road da Robert Bosch GmbH
  • Quarta-feira, 21 de setembro, das 17:00 às 19:00 CEST no stand da Cummins (hall 20, stand A12): “Diálogo aberto sobre o motor a hidrogénio” com Dr. Andreas Kufferath, Engineering System Diesel Powertrain na Robert Bosch GmbH
  • Quinta-feira, 22 de setembro, 11:30 – 12:00 CEST no Palco Principal: Apresentação: “Digitalização global em logística” por Mariella Minutolo, vice-presidente executiva Progressive Mobility Players da Robert Bosch GmbH
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